INSTALAÇÕES


Instalações Físicas

As atividades dos cursos de Graduação e Tecnológicos, Centro Universitário Central Paulista – UNICEP, são desenvolvidas no Campus localizado na Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário. O campus encontra-se instalado em uma área total de 128.893,33 m2, sendo sua área construída de 20.032,46 m2. Assim, temos uma Área livre de 108.860.87 m2 com estacionamento e circulação interna, destacamos que todas as estruturas apresentam condições de acessibilidade. A área construída é composta por 08 (oito) blocos de dois pavimentos, denotados por blocos B e 10 (dez) blocos de um pavimento denotados por blocos A e C. Nestas áreas, estão instalados toda a infraestrutura do UNICEP. Assim distribuídas em linhas gerais: Administração, Secretaria, Financeiro, Biblioteca, Salas de Aulas, Laboratórios Gerais e Específicos, Clínicas, Espaços de Convivência, Banheiros e duas Cantinas.

Localizado em regiões estratégicas, a instituição também possui as seguintes instalações: Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, em parceria com o Centro Jurídico de Conflitos e Cidadania – CEJUSC está localizado na Rua Bento Carlos, nº 872 – Centro; Hospital Veterinário Universitário – HVU está localizado na Av. Marginal, s/nº, Bairro Can Can e Sítio Universitário Experimental está localizado na Estrada Municipal Leôncio Zambel, com acesso pela Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215).


Instalações Gerais

A seguir faremos uma descrição de cada espaço e suas destinações para as atividades gerais dos cursos.


Salas de Aulas

O Campus conta com 115 salas de aulas para atender as aulas teóricas dos diferentes cursos de graduação e de tecnologia ofertados pela instituição, além de todas as demais atividades de pós-graduação e extensão. Todas possuem ventilação, iluminação e acústica apropriada e nas edificações com dois pavimentos, possuem elevadores para o acesso ao segundo pavimento.

Há salas de aula de aula com área de diferentes tamanhos. Semestralmente é feito uma distribuição das salas de aula para as turmas em função do seu número de estudantes. Algumas salas possuem estruturas diferenciadas para atender a necessidade de cada curso, como exemplo a utilização de pranchetas para atenderem os cursos que necessitam destes equipamentos específicos.

Nas salas de aula são realizadas manutenções preventivas e corretivas (caso haja necessidade), com o objetivo de preservar e manter o ambiente em totais condições de conforto e usabilidade.

Todas as salas são equipadas com iluminação fluorescente econômica, ventiladores e lousas de giz, que estão sendo substituídas gradualmente por lousas conhecidas por “quadro branco” com utilização de canetas específicas. Os blocos que abrigam as salas de aula são dotados de rampas e elevadores para atender aos requisitos de acessibilidade, bem como de dispositivos de prevenção e combate a incêndio. Existe uma grande quantidade de salas que já possuem instalados projetores multimídia.


Acesso aos Equipamentos dos Laboratórios de Informática por Docentes e Discentes.

a) Discentes

Atualmente a instituição disponibiliza, aos discentes, para as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e no desenvolvimento de trabalhos de todas as disciplinas dos cursos, os computadores instalados nos 09 laboratórios de informática no campus que funcionam diariamente das 07h10 às 22h30. Todos os computadores tem acesso à Internet, sendo 07 laboratórios com sistema operacional Windows com os principais softwares da Microsoft (Word, Excel e Powerpoint) e correlatos às necessidades dos cursos ofertados. Também é disponibilizado 01 laboratório com sistema operacional Linux e 01 laboratório com ambos os sistemas. A instituição também disponibiliza equipamentos computacionais em Laboratórios específicos para os cursos de acordo com as necessidades identificadas nas disciplinas.


b) Docentes

Atualmente a instituição disponibiliza, aos docentes, para as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e demais atividades que necessitam uma sala, anexa à sala dos docentes, com 10 mesas, cadeiras e computadores com acesso à Internet e com sistema operacional Windows com os principais softwares da Microsoft (Word, Excel e Powerpoint).


c) Pessoal técnico de apoio

Os Laboratórios de Informática estão sob a responsabilidade de técnicos com formação específica, sendo o mesmo responsável pelo gerenciamento, serviços de instalação de sistemas operacionais, softwares e manutenção.


d) Plano de manutenção

A manutenção é realizada de forma preventiva e corretiva. Isto inclui um plano de atualização de software e hardware, para manter os componentes atualizados e que acompanhem as necessidades dos usuários.


Biblioteca

a) Espaço Físico

A Biblioteca possui um espaço físico de 920 m2 de área construída, sendo 382 m2 destinados para compor o acervo. A área coletiva dispõe de dezessete mesas, com quatro cadeiras cada uma. Para estudos individuais, há doze cabines e, para estudos em grupo, duas salas. A Biblioteca é toda informatizada e possui três terminais para preparos técnicos, uma sala para a Bibliotecária-chefe dotada de um terminal (servidor) e demais equipamentos operacionais, um balcão de atendimento com quatro terminais para empréstimo e devolução, três terminais de consulta ao acervo, uma sala de Multimídia com seis terminais com acesso à internet e impressora. O local possui um espaço físico adequado, com uma boa iluminação, total acessibilidade, instalações de prevenção e combate a incêndio e sinalização bem distribuída e de fácil entendimento, para que os usuários do local possam compreender e ter agilidade na utilização do espaço.

O acervo total de livros da Biblioteca é composto por 27.718 títulos e 61.033 exemplares, contando com um acervo atualizado.

A Biblioteca conta com: recepção, balcão de atendimento com terminais de empréstimo e devolução do material bibliográfico e uma equipe qualificada para esclarecer dúvidas e efetuar os serviços. Possui terminais de consulta, estando todo o catálogo do acervo informatizado por meio de base de dados e também via internet, podendo ser consultado por título, autor, assunto e palavras-chave. Oferece o serviço de Comutação Bibliográfica, permitindo o serviço de consulta à base de dados em forma impressa e também o serviço de empréstimo entre bibliotecas.

Existe na Biblioteca um treinamento de orientação sobre sua utilização (como ficar credenciado como usuário, como buscar o livro na base de dados e nas estantes correspondentes, como utilizar periódicos, como realizar buscas na internet, prazo de empréstimo de livros, reserva, etc.). Esta atividade é disponibilizada para todos os estudantes do primeiro ano de cada curso, num horário previamente agendado com a bibliotecária para as devidas explicações, onde esta atividade faz parte do programa de recepção dos calouros.

A instituição disponibiliza um mecanismo de busca online de seu acervo, através de sua página institucional (http://www.unicep.edu.br/biblioteca/busca.asp), bem como há a disponibilização aos estudantes, de livros e periódicos digitais através do portal capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/).

O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira das 7:00h às 22:00h e aos sábados, da 8:00h as 17:00h e conta com equipe treinada para atendimento aos usuários.


b) Bibliografia básica

A Bibliografia básica dos cursos é formada por títulos que foram adquiridos especificamente para os cursos ofertados pela instituição. Trata-se de livros recentes e com conteúdos atualizados, de acordo com as normas e legislações mais recentes de cada curso. Todos as componentes curriculares (disciplinas) possuem 03 bibliografias básicas com, em média, 12 exemplares de cada título.


c) Bibliografia complementar

Todas as componentes curriculares (disciplinas) possuem indicação de, no mínimo, 05 bibliografias complementares. A instituição procura manter no acervo, no mínimo, dois exemplares de cada título indicado.


d) Periódicos especializados

Na Biblioteca do UNICEP encontram-se disponíveis periódicos específicos para cada curso, com base nas solicitações das coordenações, bem como material interdisciplinar.


e) Pessoal Técnico Administrativo e Bolsista


A biblioteca possui o seguinte pessoal Técnico - Administrativos e Bolsistas:

01 Bibliotecária Chefe;
01 Bibliotecária Auxiliar;
02 Auxiliares Administrativos;
05 Estagiárias bolsistas.


Bibliotecária

Valéria Regina Lopes Kulaif – Bibliotecária Chefe


Instalações Administrativas

Para atender à comunidade acadêmica, a unidade conta com um Corpo de Colaboradores Técnico Administrativo altamente capacitado. Existem espaços físicos destinados para as atividades: Secretaria Acadêmica, Setor Financeiro, Portaria com equipe terceirizada de segurança; bloco de dois pavimentos utilizado como almoxarifado, depósito da manutenção e sala da segurança; amplo estacionamento; áreas de convivências. No bloco A2 estão instalados a Secretaria das Coordenações, salas de Docentes, sala de reuniões, Coordenações, Direções, Pós-graduação, Setor de Apoio Acadêmico; Estúdios de Fotografia, Rádio e TV; entre outros. No bloco B8 há a Secretaria de Pós-Graduação.


Instalações Específicas

Para atender à comunidade acadêmica, além das instalações gerais são disponibilizados instalações específicas para cada uma dos cursos de graduação e dos cursos de tecnologia. Faremos uma breve descrição e os detalhes podem serem observados em cada um dos cursos instalados no campus.


As Clínicas e os Laboratórios Específicos estão instalados em espaço nos blocos:

No bloco A1 estão instalados:

• Clínica de Fisioterapia - bloco A1. Recepção e salas amplamente equipadas, que são utilizadas pelos estagiários, acompanhados dos docentes do curso no atendimento à comunidade e também em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentre os espaços há Academia de Reabilitação; Recursos Terapêuticos I e II; Neuro Funcional; Cardiorrespiratória e Neuro Pediatra.


No bloco A2 estão instalados:

• Secretaria das Coordenações;
• Salas de Docentes;
• Coordenações,
• Direção;
• Pós-graduação;
• Coordenação de Cursos Técnicos;
• Setor de Apoio Acadêmico.


No Bloco A3 estão instalados os laboratórios gerais e específicos:

• Laboratório de Técnica Dietética;
• Laboratório Multidisciplinar;
• Laboratório de Microscopia I;
• Laboratório de Odontologia;
• Laboratório de Imaginologia;
• Laboratório de Biotecnologia e Genética;
• Laboratório de Microbiologia e Imunologia.


No Bloco A4 está localizado o Núcleo Integrado de Saúde:

• Clínica de Nutrição;
• Clínica de Psicologia;
Todos com recepção e salas amplamente equipadas, que são utilizadas pelos estagiários, acompanhados dos docentes do curso no atendimento à comunidade e também em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
• LABINTE (Laboratório do curso de Educação Física);
• Laboratório de Enfermagem.


No Bloco A5 estão localizados os laboratórios de informática.

No Bloco A6 estão instalados os Laboratórios de Exatas, Brinquedoteca, Projetos, Imagens e Multimídia; sendo:

• Laboratório de Microcontroladores e Sistemas Digitais;
• Laboratório de Controle e Conversão de Energia;
• Laboratório de Eletrônica;
• Laboratório de Instalações e Medidas Elétricas;
• Laboratório de Engenharia – Mecânica e Ótica;
• Laboratório Básico de Engenharia – Eletricidade.


No Bloco C2 estão instalados os Laboratórios de Arquitetura e Urbanismo:

• Laboratório de Maquetes;
• Laboratório de Conforto Ambiental;
• Laboratório de Tecnologia das Construções e Materiais/ LABTEC.


No Bloco C4 encontram-se os Laboratórios de Engenharias, sendo:

• Oficina de Manutenção de Aeronaves;
• Laboratório de Instrumentação;
• Laboratório de Motores e;
• Laboratório de Estruturas e Materiais Construtivos, Solos, Topografia, Hidráulica e Saneamento e Instalações Prediais.


No Bloco C6 está instalado o Laboratório de Anatomia Veterinária e no Bloco C8 encontra-se uma Quadra Poliesportiva.

Complexo Multidisciplinar de Saúde – CMS, composto por:

• Laboratórios de Anatomia (com 3 salas);
• Laboratório de Microscopia II;
• Laboratório de Psicologia Experimental;
• Biotério;
• Laboratório Multidisciplinar III;
• Laboratório Didático de Análises Clínicas;
• Laboratório de Parasitologia;
• Laboratório de Análises e Fertilidade de Solos – Estação Meteorológica;
• Sala de Materiais e Coleções de Zoologia, Geologia e Paleontologia;
• Farmácia Escola.


Condições de Acessibilidade para as Pessoas com Deficiência

O Campus possui total acessibilidade para as pessoas com deficiência, traduzidas pela existência de rampas com inclinações adequadas para movimentação interna, instalações sanitárias apropriadas, elevadores nas edificações de dois pavimentos e vagas de estacionamento (PCD) especialmente reservadas.