CENIP - CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA


ATIVIDADES



Projeto de desenvolvimento do Centro Integrado de Pesquisa

O projeto do Centro Integrado de Pesquisa consiste na realização de estudos, pesquisas, planejamento e implantação de pesquisa. Tem uma estrutura e metodologia, que procuram responder aos objetivos estabelecidos, de acordo com a realidade do UNICEP, como um Centro Universitário particular, dentro do contexto geográfico, social, econômico e cultural em que está inserido.

Um fator que tem facilitado o trabalho é a metodologia técnico-administrativa, de avaliação sistêmica, adotada. Assim, todos os projetos são planejados, desenvolvidos, acompanhados, avaliados e aperfeiçoados de forma sistêmica.


Projetos de formação de Cientistas

Considerações iniciais

Com base em estudos e a análise da produção de conhecimentos, pelo pesquisador , nos dias atuais, quer no Brasil, quer no exterior, desenvolvem seus trabalhos embasados em poucos estudos acadêmicos formais.

Em nosso país, este fato agrava-se devido à inexistência de uma política científica voltada à realidade nacional, seja no âmbito governamental, seja no universitário.

Na prática, os profissionais capacitados e que atuam nessa área, complementam essa deficiência do ensino formal através da experiência adquirida como autodidata acumulada no exercício de suas atividades.

Assim, a preparação desses profissionais ocorre normalmente de forma individual e desorganizada, demandando imensuráveis esforços e grande dispêndio de tempo e, portanto, é muito onerosa em todos os aspectos. Isso vem ocorrendo devido à inexistência, tanto na esfera nacional como na internacional, de uma preparação planejada, formalizada e bem estruturada, destinada a formar o pesquisador e o cientista.

Assim, a equipe vem desenvolvendo seu trabalho e buscando atingir seus objetivos, dedicando especial atenção aos itens VII e VIII da Carta de Intenções do Centro de Pesquisa:

Em complemento a estas finalidades mediatas (formar pesquisadores voltados para a realidade nacional) e imediatas (propiciar, no UNICEP, a composição de seu próprio corpo de pesquisadores), cumpre ainda destacar o conteúdo do item XVI da nossa Carta de Intenções:


As Fases do Projeto

O projeto foi elaborado para ser desenvolvido, inicialmente, em duas fases:

Projetos de iniciação científica

  • Destinação

    O Programa de Iniciação Científica do UNICEP é destinado a todos os alunos matriculados nos diversos cursos, com duração prevista de 01 (um) ano e, é realizado paralelamente ao curso de graduação.


  • O aluno é o centro das atenções

    O grande diferencial do Programa de Iniciação Científica do UNICEP, em relação a maioria dos regimes existentes no País, é o fato do aluno ser o centro das atenções. Todas as atividades e projetos são elaborados de forma a proporcionar uma formação de qualidade ao futuro pesquisador.



Eventos Científicos

Organização de eventos científicos de iniciação científica e de pesquisadores, como forma de incentivo aos alunos e ao corpo docente a apresentarem seus projetos.