CENIP - CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA


GRUPOS DE ESTUDOS



Considerações iniciais

Analisando-se a evolução do processo de produção intelectual, capaz de gerar novos conhecimentos, verifica-se que as bases iniciais estruturam-se a partir da aquisição de conhecimentos. Essa aquisição de conhecimentos pode acontecer através do processo ensino-aprendizagem, desenvolvido de maneira formal pelos estabelecimentos de ensino, ou mesmo de modo informal, através do trabalho desenvolvido pelo autodidata, como também pode ser proveniente da interação social ou se desenvolver através dos meios de comunicação. Uma estratégia consagrada, para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento intelectual, é o trabalho grupal. No grupo, a troca de informações e idéias geram discussões e interações variadas, decorrendo, daí, uma somatória de vivências altamente benéficas a todos os integrantes. A experiência tem demonstrado que a participação dos indivíduos em grupos de estudo, ocorrendo de forma organizada, orientada e com objetivos pré-definidos, torna-se muito produtiva. Além de facilitar a aquisição de conhecimentos, o processo interativo, decorrente da atuação grupal, proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de reflexão, do poder criativo e da facilidade de argumentação. Como um dos objetivos do Centro Integrado de Pesquisa é formar pesquisadores, queremos que os potenciais individuais, para produção intelectual, possam evoluir estimulados a partir das interações em grupos de estudo.


Objetivos

O Projeto de Grupos de Estudo tem por objetivos:

  • motivar os interessados a estudar ou pesquisar algum assunto, num sistema livre, porém orientado, de produção intelectual.
  • proporcionar aos integrantes, por meio do processo de interação grupal, condições para aquisição de conhecimentos, realização de comparações, análises, sínteses e reflexões, desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento criativo, capazes de gerar novas posturas e idéias, as quais poderão evoluir e culminar com a produção de novos conhecimentos.



Destinação

Poderão ser inscritos, no projeto, grupos compostos por professores, alunos e funcionários do UNICEP, bem como grupos mistos. Serão aceitos, também, grupos da comunidade externa ao UNICEP.


Forma de participação

A participação nos grupos de estudo, do Centro Integrado de Pesquisa, ocorre da seguinte forma:

  • Composição do grupo, escolha do tema e estratégia de estudo: Os grupos são formados espontaneamente, por afinidades pessoais ou temáticas. Os integrantes dos grupos têm liberdade de escolher o tema, os dias e horários adequados, a maior ou menor dedicação de tempo, a estratégia de estudo e a discussão que mais convier ao grupo.
  • Acompanhamento e orientação: Deverá ser preenchido um formulário de acompanhamento de Grupo de Estudo pelo professor orientador e encaminhado para o Centro Integrado de Pesquisa.
  • Vantagens para o aluno do UNICEP: Aprimoramento pessoal.
  • Custo para o integrante de grupo de estudo: A participação no projeto é totalmente gratuita.
  • Deveres dos integrantes: As exigências do Centro Integrado de Pesquisa, feitas aos integrantes dos grupos de estudo, são: dedicação, conforme número de horas estipulado no projeto, ao estudo grupal; elaboração de relatórios correspondentes ao estudado e cumprimento das normas estabelecidas, pelo Centro Integrado de Pesquisa, para os grupos de estudo.
  • Número de integrantes por grupo: Os grupos de estudo poderão ser compostos por, no mínimo dois e no máximo seis integrantes, conforme a complexidade do tema.
  • Normas de funcionamento: O funcionamento dos grupos de estudo será regido por normas estabelecidas e editadas pela Diretoria do Centro Integrado de Pesquisa.
  • Inscrições: As inscrições de grupos de estudo poderão ser efetuadas no Centro Integrado de Pesquisa, a qualquer tempo./li>


NOTA: Todos os alunos participantes do Programa de Iniciação Científica do UNICEP estarão, obrigatoriamente, integrados aos grupos de estudo inscritos no Centro Integrado de Pesquisa.