CENIP - CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA


BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/CNPq



Projetos de Iniciação Científica Aprovados pelos Comitês Institucional e Externo da UNICEP em Reunião Conjunta, Realizada no dia 26 de julho de 2017


Edital de Processo Seletivo para Bolsas - Período 2017-2018

O Centro Integrado de Pesquisa–CENIP do Centro Universitário Central Paulista–UNICEP torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo bolsas de Iniciação Científica dentro da modalidade PIBIC/CNPq.

PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÕES: 18/04/2017 A 02/06/2017 pelo endereço eletrônico pibic@unicep.com.br.

Cronograma:

  • Lançamento do edital: 18/04/2017
  • Encaminhamento de Projetos: até 02/06/2017
  • Análise e pré-seleção pelo Comitê Interno: até 22/06/2017
  • Análise pelo Comitê Externo: até 28/07/2017
  • Divulgação dos projetos aprovados: até 31/07/2017


1. Condições para Inscrição do Aluno:

1.1 Estar regularmente matriculado em cursos de graduação da UNICEP.

1.2 Não serão aceitas incrições de alunos matriculados no 1º período e nem nos dois últimos períodos do curso.

1.3 Ter disponibilidade para realizar as atividades de pesquisa nos horários estabelecidos pelo orientador, obedecendo um mínimo de 12 horas semanais.

1.4 Ter bom desempenho acadêmico (média geral igual ou superior a 7,0) e boa frequência em geral, comprovados pelo Histórico Escolar atualizado. (Ver itens 3.4 e 3.5).

1.5 Preencher o FORMULÁRIO PIBIC e encaminhar pelo email pibic@unicep.com.br, juntamente com o Histórico Escolar, o Currículo Lattes do orientador e do aluno e Projeto de Pesquisa contendo: Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Cronograma e Referências Bibliográficas. O projeto de pesquisa deverá ter seus recursos financeiros assegurados. Se o projeto envolver pesquisa com seres humanos, deverá ser submetido previamente ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNICEP (CEP). Da mesma forma, projeto com pesquisa em animais deverá passar pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

1.6 Em caso de pedido de renovação, encaminhar também relatório final da bolsa.


2. Do Projeto.

2.1. O projeto terá vigência de 12 meses, com início em 01/08/2017.

2.2 Cada candidato selecionado estará sujeito ao cumprimento das atividades programadas no seu projeto de pesquisa, a serem controladas pelo orientador.

2.3. O projeto deve conter: Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Cronograma e Referências Bibliográficas.

2.4. O projeto de pesquisa deverá ter seus recursos financeiros assegurados.

2.5. Se o projeto envolver pesquisa com seres humanos, deverá ser submetido previamente ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNICEP (CEP). Da mesma forma, projeto com pesquisa em animais deverá passar pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).


3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq

3.1 – Finalidade

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC - é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

3.2 – Objetivos Gerais

• Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;

• Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;

• Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

3.3 – Objetivos Específicos

3.3.1 – Em relação às instituições:

• Incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica.

• Possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação.

• Qualificar alunos para os programas de pós-graduação.

3.3.2 – Em relação aos orientadores:

• Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.
3.3.3 – Em relação aos bolsistas:

• Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

3.4 – Requisitos, Compromissos e Direitos do Orientador

3.4.1 – Ser pesquisador com titulação de doutor (casos excepcionais poderão ser considerados).

3.4.2 - Ser docente da UNICEP.

3.4.3 – Docentes externos só serão aceitos na qualidade de co-orientador.

3.4.4 – No conjunto de critérios para a concessão de bolsas, deverão ser consideradas a experiência do pesquisador como orientador e na área de pesquisa do projeto.

3.4.5– Cabe ao orientador escolher e indicar, para bolsista, o aluno com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas observando princípios éticos e conflito de interesses.

3.4.6 – O orientador poderá indicar aluno que pertença a qualquer curso de graduação da ASSER/UNICEP.

3.4.7 – O orientador poderá, com justificativa, solicitar a exclusão de um bolsista, podendo indicar novo aluno para a vaga.

3.4.8 – O pesquisador deverá incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do bolsista.

3.4.9 – É vedado ao orientador repassar a outro a orientação de seu(s) bolsista(s). Em casos de impedimento eventual do orientador, a(s) bolsa(s) retorna(m) à coordenação de iniciação científica da instituição.

3.4.10 – É vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos.

3.5 – Requisitos e Compromissos do Bolsista

3.5.1 – Estar regularmente matriculado em curso de graduação da ASSER/UNICEP.

3.5.2 – Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa (FIES e ProUni são permitidos).

Nota 1: O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, desde que observados os requisitos dispostos no artigo 3º da Lei nº 11.788/2008.

Nota 2: Poderá ser concedida bolsa a aluno que esteja em estágio não-obrigatório, desde que haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder. O disposto neste subitem se aplica também ao bolsista que venha obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa

3.5.3 – Ser selecionado e indicado pelo orientador.

3.5.4 – Apresentar no Congresso de Iniciação Científica – CIC–UNICEP sua produção científica

3.5.5 – Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência à sua condição de bolsista do CNPq.

3.5.6 – Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com bolsas de outros Programas do CNPq ou bolsas de outras instituições. Bolsistas Prouni são permitidos.

3.5.7 – Devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

3.6 – Duração

Será por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações, a critério do orientador.


4. Processo de análise e julgamento

4.1 Cada proposta será julgada pelos membros do Comitê Interno e Comitê Externo.

4.2. Na primeira etapa, o Comitê Interno atribuirá uma nota resultante da média dos seguintes critérios:
- Análise do currículo Lattes do orientador quanto à produção científica e experiência em orientações de iniciação científica
- Análise do Projeto de Pesquisa quanto a mérito, relevância, qualidade e exeqüibilidade científica
- Análise do Histórico Escolar do aluno quanto ao mérito, por análise do desempenho acadêmico e perfil de reprovações

4.3. Na segunda etapa, o Comitê Externo analisará as propostas seguindo os mesmos critérios de avaliação (Currículo Lattes do orientador, Projeto de Pesquisa e Histórico Escolar do aluno) e atribuirá uma nota resultante da média.

4.4 As médias do Comitê Interno e Comitê Externo serão somadas e uma nova média calculada, nomeada de Nota Final.


5. Distribuição das bolsas

5.1. A partir da obtenção da Nota Final, as bolsas serão distribuídas proporcionalmente por grande área de conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes, e é determinado de acordo com a demanda qualificada e classificada em todas as etapas deste Edital, das respectivas grandes áreas, mediante aplicação da seguinte fórmula:
NA = DA/DT X NI
Em que: NA = Número de bolsas da grande área de conhecimento, DA = Demanda da respectiva grande área, DT = Demanda total da Instituição, NI = Número de quotas.

5.2. Inicia-se pela distribuição de uma bolsa para cada docente, obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação da grande área.

5.3. Após a contemplação de todos os docentes/proponentes classificados por grande área e, existindo disponibilidade de bolsas, estas serão distribuídas entres os docentes que submeteram mais de uma proposta ao referido Edital, respeitando a ordem de classificação.

5.4. Havendo ainda sobra de bolsas em determinada grande área, estas são repassadas para outras grandes áreas, respeitando a ordem de maior demanda.


6. Cancelamento e Substituição de Bolsistas

61 – O cancelamento e a substituição de bolsistas deverão ser enviados através de ofício e justificativa do orientador ao CENIP–UNICEP, dentro dos prazos operacionais do CNPq.

6.2 – Os bolsistas excluídos não poderão retornar ao sistema na mesma vigência.


7. Benefício

Mensalidade conforme Tabela de Valores de Bolsas no País.


8. Comitê Institucional de Iniciação Científica

Informações: pibic@unicep.com.br
Profa. Dra. Cintia Alessandra Matiucci Pereira (Coordenadora Institucional)
Profa. Dra. Kamilla Tays Marrara Marmorato
Prof. Dr. Dorival Marcos Milani
Prof. Dr. Luís Roberto Paschoal
Profa. Msc. Maria Cristina Braga Tagliavini
Profa. Dra. Elisete Márcia Corrêa