CENIP - CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA


PIBIC / CNPq



O PIBIC/CNPq é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. De acordo com o CNPq, os principais objetivos desse programa são:


Objetivos Gerais:

  • contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.


Objetivos Específicos

Em relação às instituições:

  • Incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica;
  • Possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação;
  • Qualificar alunos para os programas de pós-graduação.


Em relação aos orientadores:

Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.

Em relação aos bolsistas:

Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

O Programa exige a constituição de um Comitê Institucional de Iniciação Científica e um Comitê Externo. O Comitê Institucional conta atualmente com 7 membros, todos docentes da UNICEP enquanto o Comitê Externo conta com 6 membros, todos pertencentes a outras instituições (USP, UFSCar, Embrapa). Através da Portaria UNICEP nº 003/2013, de 20 de março de 2013, foi indicada como Coordenadora Institucional de Iniciação Científica a Profa. Dra. Cíntia Alessandra Matiucci Pereira.

Os principais critérios para a concessão das bolsas aos estudantes são: Preliminarmente é uma triagem dos projetos inscritos e em seguida uma análise individualizada por assessores ad hoc, levando em conta a análise do histórico escolar do aluno – os projetos dos alunos com duas ou mais reprovações em disciplinas da grade curricular estão desclassificados e média igual ou superior a 7,0.

A seguir, o Comitê Institucional se reúne para a análise dos pareceres e distribuição preliminar das bolsas. Esses projetos pré-aprovados são encaminhados aos membros do Comitê Externo que, após análise individualizada, se reúnem para a distribuição final das bolsas, valendo sempre a posição do Comitê Externo. Os alunos contemplados devem encaminhar à Coordenação Institucional, 2 relatórios de atividades, além de apresentar os trabalhos no Congresso de Iniciação Científica – CIC, promovido anualmente pela UNICEP.


Projetos de Iniciação Científica Aprovados pelos Comitês Institucional e Externo da UNICEP em Reunião Conjunta, Realizada no dia 26 de julho de 2017