CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


Brinquedoteca: Teoria e Prática (Montagem, Organização e Funcionamento)



Objetivos

Promover aos educadores reflexões sobre a importância do brincar no desenvolvimento humano, envolvendo-os e sensibilizando-os quanto ao seu papel de facilitadores na interação entre a criança e o seu objeto de conhecimento. Propiciar-lhes o resgate de jogos e brincadeiras de sua infância favorecendo sua atuação como agente transmissor de cultura. Levar ao conhecimento dos educadores o que é uma Brinquedoteca, como funciona e qual sua função enquanto espaço alternativo de educação.


Justificativa

Reflexões sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil. O que é brinquedoteca, para que serve e como funciona. A brinquedoteca como espaço alternativo de educação.


Público Alvo

Brinquedistas, professores, auxiliares, psicólogos, coordenadores e diretores de ensino infantil e fundamental, e profissionais da área de Saúde.


Conteúdo Programático

1. A importância do brincar para a construção das estruturas de pensamento e para o desenvolvimento da criança.

2. História da Brinquedoteca, objetivos e tipologias (institucionais, escolares, hospitalares, etc.).

3. Os tipos de jogos: de regras, de construção, simbólicos e tradicionais.

4. Estrutura, organização e montagem de Brinquedotecas.



Professor Responsável

Profª. ADRIANA MARIA CORDER MOLINARI: Graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atuou na Educação Básica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Possui experiência em gestão da educação, tendo ocupado cargos de secretária municipal de educação, diretora educacional e coordenadora pedagógica na Educação Básica. É docente no ensino superior na área de Educação e Psicologia da Educação e em cursos de especialização em Psicopedagogia e Neuropedagogia, com ênfase em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação, abordando os seguintes temas: psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, psicologia da educação, psicologia da educação matemática, metodologia da pesquisa em educação, práticas de ensino, jogos de regras e jogos cooperativos.

Realiza ainda, outras atividades na área de formação de professores por meio de cursos, palestras, oficinas e assessorias. Atualmente exerce a função de Orientadora Pedagógica na Fundação Municipal para a Educação Comunitária (FUMEC/EJA) em Campinas e é pesquisadora colaboradora voluntária no Laboratório de Psicologia Genética-FE/UNICAMP.



Datas das Aulas

Aos Sábados das 8h às 17h

Março: 11, 18 e 25
Abril: 01



Vagas e Matrículas

São oferecidas 30 vagas e as matrículas estarão abertas até o dia 25/02/2017, ou até o preenchimento das vagas disponibilizadas.


Investimento

Alunos UNICEP – R$ 150,00
Ex-Alunos – R$ 165,00
Convênios – R$ 180,00
Público Externo – R$ 195,00

Os valores podem ser parcelados em até 02 (duas) vezes com cheques pré-datados ou no cartão de crédito



Informações Gerais

Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão

Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário – São Carlos – SP – CEP: 13563-470
Telefax: (16) 3362-2111
Telefone direto: (16) 3362-2109
e-mail: posgraduacao@unicep.com.br



« VOLTAR