CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


Introdução à Retórica Clássica



Objetivos

Conhecer os fundamentos da retórica clássica em sua base originária greco-romana. Compreender a estrutura e o funcionamento da retórica como arte discursiva. Capacitar à construção e compreensão dos discursos empregados na contemporaneidade em seus mais variados contextos. Estabelecer críticas e problemas de ordem teórico-prático ao exercício retórico, propondo esquemas analíticos resolutivos à aplicação do discurso.


Justificativa

Embora popularmente conhecida como a arte da persuasão, a retórica se revelou ao longo dos séculos como sendo a arte fundamental para a comunicação humana, resultando em êxitos ou fracassos comunicativos conforme a sua aplicação. Em nossos dias, bem sabemos que êxitos e fracassos nos mais variados contextos são definidos pela comunicação. A capacidade de se expressar bem em público exige determinados conhecimentos específicos, pois a mensagem no século XXI tem em seu propósito ser clara, direta e profundamente impactante, sem com isso prolongar-se em demasia, porém, buscando sempre fugir das superficialidades. Para esta finalidade, o discurso empregado deve possuir certas características e técnicas que não apenas encaminhem a mensagem, mas sim que possibilitem “conduzir a alma humana”, tal como definiu Platão. Com o propósito de encaminhar homens à “verdade”, gregos e romanos desenvolveram verdadeiras ferramentas discursivas que possibilitam uma compreensão profunda da linguagem humana, ferramentas estas que se revelam fundamentais em nossa contemporaneidade. O “falar” na retórica clássica é mais do que um mero anúncio de preceitos, mas sim um envolvente convencimento que se estabelece em uma relação orgânica entre linguagem e realidade; relação, aliás, que todo profissional que atue com práticas discursivas precisa dominar minimamente.


Público Alvo

Alunos e ex-alunos de graduação em Direito interessados em compreender e aprofundar os conhecimentos de retórica para o exercício de suas atividades. Alunos e ex-alunos de graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda que possuem na linguagem o centro de sua atuação profissional. Alunos e ex-alunos de graduação em Administração, Pedagogia e Psicologia que utilizem a linguagem em seu aspecto retórico como exigência profissional. Professores do Ensino Básico e graduados em ciências humanas, ou em outras áreas que tenham interesse em conhecer os fundamentos e o funcionamento da retórica clássica por interesses intelectuais ou com objetivos de melhorar sua manifestação oral.


Conteúdo Programático

  • Natureza e função da linguagem humana.
  • Fundamentos da retórica clássica: Diálogos platônicos; retórica aristotélica e ciceroniana; linguagem e realidade na patrística e escolástica.
  • Estrutura e funcionamento da retórica clássica.
  • Aplicação da arte: oficinas e exercícios de retórica.


Professor Responsável

Carlos Henrique da Silva
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com ênfase em História, Filosofia e Sociologia da Educação atuando principalmente nos temas: Educação Clássica e História da Educação. Licenciado em História pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Tutor Virtual pela UAB - UFSCar no curso de Pedagogia. Foi professor de Administração e Gestão Estratégica do Centro de Educação e Formação ao Adolescente (CEFA), assim como do Instituto de Educação e Tecnologia de São Carlos (IETECH).



Datas das Aulas

11 de novembro de 2017 – 8h00-12h30
18 de novembro de 2017 – 8h00-12h30
25 de novembro de 2017 – 8h00-12h30
2 de dezembro de 2017 – 8h00-12h30



Vagas e Matrículas

São oferecidas 40 vagas e as matrículas estarão abertas até o dia 01/11/2017, ou até o preenchimento das vagas disponibilizadas.


Investimento

a ser definido.


Informações Gerais

Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão

Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário – São Carlos – SP – CEP: 13563-470
Telefax: (16) 3362-2111
Telefone direto: (16) 3362-2109
e-mail: posgraduacao@unicep.com.br



« VOLTAR