O curso de Arquitetura e Urbanismo está estruturado em quatro sequências de disciplinas: Teoria e História; Projeto; Construção e Tecnologia; Linguagem e Representação. As disciplinas de cada sequência são as seguintes:
Teoria e História: Arquitetura, Linguagem e Teoria; Arquitetura e Sociedade; Estética e História da Arte; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo I; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo II; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo III; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo IV; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo V; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo VI; Patrimônio Histórico e Técnicas Retrospectivas; Planejamento Urbano e Regional; Planejamento Habitacional.
Projeto: Introdução ao Projeto Arquitetônico; Projeto Arquitetônico I; Projeto Arquitetônico II; Projeto Arquitetônico III; Projeto Arquitetônico IV; Projeto Arquitetônico e Urbanístico I; Projeto Arquitetônico e Urbanístico II; Projeto Arquitetônico e Urbanístico III; Projeto Arquitetônico e Urbanístico IV; Projeto Arquitetônico e Urbanístico V; Arquitetura e Paisagem; Cidade e Paisagem; Configurações do Espaço e do Objeto.
Construção e Tecnologia: Sistemas Estruturais I; Sistemas Estruturais II; Sistemas Estruturais III; Materiais Construtivos; Instalações Prediais I; Instalações Prediais II; Conforto Ambiental I; Conforto Ambiental II; Laboratório de Conforto Ambiental I; Laboratório de Conforto Ambiental II; Tecnologia das Construções I; Tecnologia das Construções II; Tecnologia das Construções III; Tecnologia das Construções IV: Canteiro de Obras; Laboratório de tecnologia das construções I; Laboratório de tecnologia das construções II.
Linguagem e Representação: Desenho Livre; Desenho Arquitetônico; Matéria e Memória; Matéria e Estrutura; Desenho Automatizado I; Desenho Automatizado II; Grafias Automatizadas I; Grafias Automatizadas II.
A matriz curricular contempla também as disciplinas: Viagem Didática, no 4º período do Curso, Pré-Trabalho de Graduação Interdisciplinar no 8º período, e Trabalho de Graduação Interdisciplinar I e II, no 9º e 10º períodos, respectivamente.
O curso foi concebido de maneira que ocorra a interdisciplinaridade de maneira gradual. O primeiro ano do curso é composto por disciplinas introdutórias, de nivelamento e de fundamentação, onde o nível de interdisciplinaridade é pequeno. O segundo ano contém disciplinas da seqüência de Construção e Tecnologia cujos conteúdos já são exigidos nas disciplinas de Projeto Arquitetônico e alguns dos produtos são comuns entre as disciplinas. No terceiro ano, o aluno é estimulado a usar as questões de Construção e Tecnologia, que serão exigidas nos produtos da seqüência de Projeto. Neste momento, ele já deve ter domínio sobre um amplo conjunto de questões da Linguagem e Representação. No quarto ano, dentro do conceito de complexidade crescente, o aluno se depara com a intervenção na escala da cidade. Neste momento, ele já deve ter domínio sobre um amplo conjunto de questões da Construção e Tecnologia, da Teoria e História. O Trabalho de Graduação Interdisciplinar no quinto ano consiste na efetivação da interdisciplinaridade dentro do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Ressalta-se que a seqüência de Linguagem e Representação é inteiramente integrada com a seqüência de Projeto. No início do curso o aluno é estimulado a elaborar idéias através de croquis, momento fundamental do aprendizado nesta área. Ao longo do curso, é exigido do aluno que a representação dos projetos seja realizada de acordo com o conteúdo das disciplinas de Linguagem e Representação, inclusive no momento da entrada do desenho automatizado. As disciplinas de Teoria e História, formadoras de um repertório crítico sobre a produção arquitetônica, sobre a cidade e seu planejamento, permeiam toda a produção de projetos ao longo do curso. O aluno deve apresentar as questões teóricas e históricas que envolvem seus produtos do primeiro ao quinto ano.
Grade Vigente do Curso;