O CURSO

O curso de Biologia UNICEP permite a aquisição de profundo conhecimento dos seres vivos ressaltando-se desde estudos submoleculares até o estabelecimento das inter-relações destes seres com o meio ambiente, abordando aspectos relevantes e atuais na área da Biologia.

O curso possui maior ênfase na área de Meio Ambiente e Biodiversidade, uma das principais áreas de atuação do biólogo, destacando-se as áreas de Botânica e Zoologia. Aborda também aspectos das áreas da Saúde e Biotecnologia e Produção em menores proporções.

O curso é ofertado a um valor acessível, atende não somente a alunos de São Carlos, mas da região, estando à disposição várias opções de financiamento do curso.

O Projeto Pedagógico do curso está estruturado com base na Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas e contempla o perfil dos formandos, suas competências e habilidades, a estrutura do curso e os conteúdos curriculares (básicos, específicos, estágios e atividades complementares).


DADOS DO CURSO



Dados Legais

Renovação do Reconhecimento: Portaria DIREG/MEC 286 de 21/12/2012 publicada no D.O.U. de 27/12/2012
Duração mínima: 08 semestres (04 anos)
Número de Vagas: 60 noturno
Notas ENADE: 4,0 / IGC: 4,0 / CPC: 4,0

Premiações do curso:
Selo do Guia do Estudante: Três Estrelas
Classificação Ranking Universitário Folha (RUF – 2013) - Curso de Ciências Biológicas – UNICEP é o 4º melhor curso entre os 77 cursos de Biologia particulares do Estado de São Paulo.


Dados Gerais

Objetivos do curso:

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas visa formar biólogos, com uma visão integrada, ampla, crítica, ética e moderna dos conhecimentos biológicos, com embasamento científico teórico e prático adequados para atuação nas questões inerentes a profissão e a demanda do mercado global. Biólogos que atuem em equipes multidisciplinares, no ensino superior, na pesquisa ou como profissional autônomo em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento de tecnologias para uma melhor qualidade de vida e entendimento dos processos vitais.


COORDENAÇÃO



O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas é coordenado pela Bióloga, Profa. Dra. Lucia Helena de Aguiar Vieira.

Formação acadêmica:

- Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar - 1992).
- Mestre em Ecologia e Recursos Naturais - Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - 1997.
- Doutora em Ciências - Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – 2002.


Experiência Profissional:

- Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNICEP desde 2006.
- Professora junto ao Centro Universitário Central Paulista – UNICEP desde 2002. Atua na docência junto aos cursos da área da Saúde (Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física e Ciências Biológicas), sendo responsável pelas disciplinas: Citologia, Histologia e Embriologia, Fisiologia Humana e Biologia Celular.
- Responsável pelos Laboratórios de Microscopia da UNICEP.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES



Segundo as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Ciências Biológicas definidas pela Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno durante o curso são:


a) Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;

b) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;

c) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;

d) Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;

e) Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;

f) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;

g) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

h) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;

i) Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;

j) Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;

k) Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;

l) Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo;

m) Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;

n) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.


PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS



Em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, o Bacharel em Ciências Biológicas formado pela UNICEP deverá apresentar ao final do curso o seguinte perfil:


a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;

b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;

c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;

d) comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;

e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;

f) apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;

g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.


ESTRUTURA CURRICULAR



A estrutura Curricular do Curso de Ciências Biológicas constitui-se de disciplinas abrangentes e de conteúdos atualizados, que abordam os conteúdos básicos e específicos na área de Ciências Biológicas fundamentadas nas diretrizes curriculares, visando o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.


Grade Vigente do Curso Diurno;

Grade Vigente do Curso Noturno.


INFRAESTRUTURA DO CURSO



As atividades do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas são desenvolvidas no Campus II – UNICEP – São Carlos/SP, Brasil.
A infraestrutura oferecida para um curso é de fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades do aluno.
A fim de concretizar as práticas pedagógicas do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, a Instituição procura oferecer uma estrutura física adequada, constituída por salas de aula amplas, bem ventiladas, iluminadas, com disponibilidade de recursos audiovisuais (data show, retroprojetor e outros).

Para o desenvolvimento das atividades práticas, contamos com:


  • 02 Laboratórios de Microscopia amplos e bem equipados;

  • 01 Laboratório de Ecologia e Botânica equipado com lupas e microscópios;

  • 01 Laboratório de Anatomia e Zoologia com coleções de animais fixados e taxidermizados;

  • 01 Laboratório de Microbiologia;

  • 01 Laboratório de Biotecnologia e Genética;

  • 01 Laboratório de Química;

  • 01 Laboratório Multidisciplinar;

  • 09 Laboratórios de Informática, com equipamentos modernos e softwares disponíveis, conforme necessidade dos diversos cursos.

  • 01 Biblioteca ampla com espaço físico adequado e disponibiliza de forma rápida e organizada as informações de interesse e aprimoramento profissional, educacional e pessoal. A forma de acesso e de utilização do acervo é on-line, disponibilizado 24 horas para consulta através de conexão à internet.


O curso destaca-se também por ter a disposição uma ampla área de Preservação Permanente (APP) situada nos fundos do campus UNICEP, que tem sido utilizada como laboratório natural e objeto de estudo e desenvolvimento de iniciação científica e Trabalhos de Conclusão de Curso.

A Instituição oferece também uma infraestrutura de apoio aos alunos, tais como estacionamento, cantinas, Xerox, Clínicas de Psicologia, Nutrição e Fisioterapia, Farmácia Escola, entre outras. Contamos com parcerias com instituições, institutos de pesquisa, universidades e empresas, onde os alunos realizam seus estágios curriculares ou extracurriculares. Muitos ex-alunos estão desenvolvendo seus mestrados e doutorados onde iniciaram seus estágios.

O curso é composto por 90% de professores doutores nas diversas áreas da Biologia, que proporcionam uma formação crítica, ética e atualizada, privilegiando-se as atividades práticas desde o início do curso. As aulas são problematizadas, estimulando o raciocínio e interdisciplinaridade, familiarizando os alunos com os equipamentos objetos de estudo do biólogo e diversos organismos vivos. Os relatórios auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades técnico-científicas e o trabalho em equipe.


CONTEÚDO CURRICULAR



O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UNICEP tem seus conteúdos curriculares fundamentados na Resolução CNE/CES nº 007 de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Está estruturado de forma a contemplar:


I - Conteúdos básicos, que englobam conhecimentos biológicos e das áreas das ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador:

BIOLOGIA CELULAR, MOLECULAR E EVOLUÇÃO: Visão ampla da organização e interações biológicas, construída a partir do estudo da estrutura molecular e celular, função e mecanismos fisiológicos da regulação em modelos eucariontes, procariontes e de partículas virais, fundamentados pela informação bioquímica, biofísica, genética e imunológica. Compreensão dos mecanismos de transmissão da informação genética, em nível molecular, celular e evolutivo.

DIVERSIDADE BIOLÓGICA: Conhecimento da classificação, filogenia, organização, biogeografia, etologia, fisiologia e estratégias adaptativas morfo-funcionais dos seres vivos.

ECOLOGIA: Relações entre os seres vivos e destes com o ambiente ao longo do tempo geológico. Conhecimento da dinâmica das populações, comunidades e ecossistemas, da conservação e manejo da fauna e flora e da relação saúde, educação e ambiente.

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: Conhecimentos matemáticos, físicos, químicos, estatísticos, geológicos e outros fundamentais para o entendimento dos processos e padrões biológicos.

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIAIS: Reflexão e discussão dos aspectos éticos e legais relacionados ao exercício profissional. Conhecimentos básicos de: História, Filosofia e Metodologia da Ciência, Sociologia e Antropologia, para dar suporte à sua atuação profissional na sociedade, com a consciência de seu papel na formação de cidadãos.


II - Conteúdos específicos:

Possibilitam orientações diferenciadas, nas várias sub-áreas das Ciências Biológicas, tendo como maior ênfase o estudo do meio ambiente e da biodiversidade.


III – Estágios e atividades complementares

O estágio curricular é atividade obrigatória e supervisionada a partir do 6º período do curso, contabilizando horas e créditos. O Estágio deverá ser desenvolvido em uma das áreas da Biologia pretendida pelo aluno e será concluído através da apresentação pelo aluno de uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente ao estágio, ao final do último período do curso. As atividades complementares são estimuladas como estratégias didáticas para garantir a interação teoria-prática, tais como: monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos e seminários, iniciação à docência, cursos e atividades de extensão, estágios extracurriculares. Tais atividades constituem créditos para efeito de integralização curricular.

VISITAS TÉCNICAS



As visitas técnicas são programadas no âmbito de cada disciplina ou são atividades que envolvem a participação de todos os alunos do curso. Estão de acordo com o programa pedagógico e procuram apresentar ao aluno situações onde se exige a formação profissional em áreas específicas das Ciências Biológicas. São locais habitualmente visitados nessas oportunidades: exposições, feiras, ecossistemas diversos, como cerrado, áreas de preservação permanente, nascentes, mananciais, aterro sanitário, etc.


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