Comunicação Social - Pub. Propaganda

O CURSO

O Curso de Publicidade e Propaganda da UNICEP é muito dinâmico, acompanhando a atividade publicitária, compassada com a evolução tecnológica e comprometida com a ética. O corpo docente é composto por profissionais com ampla experiência acadêmica e de mercado comprometidos com a formação de cada aluno.

 

DADOS GERAIS

Último CPC (2009): 4
IGC da Instituição: 4
Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado
Curso: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ENADE: 4
CPC: 4
CC: -

Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 265 de 03/04/2017, Publicado no D.O.U, nº 65, página 45 Seção I em 04/04/2017.

Duração do curso: 7 semestres

Número de vagas: 60 vagas no período diurno, 60 vagas no período noturno

 

COORDENAÇÃO

Juliana Santicioli, publicitária formada pela PUC Campinas, especialista em Marketing pela Fundace/FEA – USP Ribeirão Preto, Mestre em CTS pela UFSCar e Consultora Empresarial para as áreas de Marketing e Comunicação.

Profissional premiada com mais de 17 anos de experiência, atua há 8 anos como professora no curso de Publicidade e Propaganda da UNICEP e coordena o mesmo curso desde de 2012.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3591552864124364
Contato apenas por e-mail: j.santicioli@gmail.com

 

OBJETIVOS DO CURSO

Formar publicitários éticos, com capacidade crítica para exercer suas funções não apenas no seu mercado de trabalho, mas na sociedade como um todo, respeitando e promovendo o exercício da cidadania.

Assim, o curso busca contribuir para o desenvolvimento local e regional, incentivando a reflexão e a discussão sobre a função da comunicação na sociedade e seus diversos segmentos.

 

PROFISSÃO E MERCADO DE TRABALHO

A profissão:

A atividade do profissional de Publicidade e Propaganda abrange o planejamento, criação, produção, difusão, avaliação e gestão da comunicação publicitária em forma de campanhas, ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínios, design, identidade corporativa e outras ações direcionadas a resultados assertivos em estratégias adequadas para clientes de diferentes portes e setores.


Mercado de trabalho:

Muitas possibilidades se abrem ao publicitário que pode trabalhar entre outras possibilidades, em Agências de Publicidade, Veículos de Comunicação, Produtoras de áudio e vídeo e Empresas dos mais diversos setores e tamanhos em áreas como Atendimento, Planejamento, Criação (Redação e Arte), Produção Gráfica, Eventos e Mídia.

 

INFRAESTRUTURA DO CURSO

O curso dispõe de 4 laboratórios à disposição dos alunos para atividades extras e para serem usados durantes as aulas sempre com supervisão dos professores, monitores ou estagiários. São eles:

  • Agência Escola: Agência que como o nome diz, destinada a prática dos conceitos apreendidos ao longo dos semestres letivos. É composta semestralmente por 5 alunos que passam por processe seletivo.
  • Laboratório de Rádio e TV: Destinado às aulas e produções em áudio e vídeo demandadas pelo curso.
  • Laboratório de Fotografia: Destinado às aulas e produções fotográficas demandadas pelo curso.
  • Laboratório de Informática: Destinado às aulas de produção gráfica e para a execução de trabalhos pelos alunos.


Todos os laboratórios através de sua estrutura, corpo docente e coordenação atendem, além da demanda do curso, também demandas da IES no atendimento a outros cursos, cobertura de eventos, elaboração de materiais diversos como também demandas externas,especialmente as de ordem social.

 

MATRIZ CURRICULAR

O curso é alicerçado pelos seguintes conteúdos e práticas, com base na Resolução CNE/CES nº 16, de 13 de março de 2002 que estabelece as Diretrizes Curriculares para a área de Comunicação Social e suas habilitações.

I - Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação;

II - Conteúdos de Formação Profissional: relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da comunicação, atendimento, planejamento, pesquisa aplicada, mercadologia, promoção e merchandising, estratégias digitais, mídia, redação publicitária, marketing e outros.

III - Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

IV – Atividades práticas orientadas: Projeto Experimental (TCC do curso) 100% prático, palestras, concursos internos, eventos, exposições, visitas técnicas e estágios.


Grade Vigente do Curso Diurno;

Grade Vigente do Curso Noturno.

 

ESPAÇO DO ALUNO

1. Manual do aluno

No manual do aluno você encontra várias informações sobre a UNICEP e o seu Curso. Para saber mais clique aqui


2. Atividades Complementares

As Atividades Complementares (AC) são atividades extracurriculares realizadas pelos alunos, cujo objetivo é desenvolver habilidades e competências que complementam o conteúdo oferecido pelas disciplinas curriculares e reforçam a missão do curso de desenvolver profissionais com excelente formação e cultura geral, capazes de lidar com a complexidade da sociedade e das organizações. Para mais informações, contate a coordenação de curso.


3. Projeto Experimental

O Projeto Experimental tem por objetivo primeiro possibilitar ao aluno vivenciar a prática profissional, aprimorando a capacidade de análise, planejamento, produção e, também, avaliar a capacidade do aluno para atuar em situações semelhantes às existentes no mercado publicitário, sendo requisito obrigatório para obtenção do título de bacharel em Comunicação Social e o equivalente ao Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC.

Ele é composto por 6 fases que acontecem ao longo dos dois últimos semestres letivos do curso e se dá pelo desenvolvimento, orçamento e delimitação de táticas para a execução de um Plano de Comunicação completo para uma empresa real que será denominada “cliente”. Tal empresa será escolhida pelo grupo composto por alunas e alunos devidamente matriculadas e que formarão Agências Experimentais.

 

FESTIVAL DE VÍDEOS PP

 

VISITAS TÉCNICAS

A Coordenação assim como a Direção da Unicep semestralmente buscam conciliar às atividades centradas no campus, visitas técnicas. No úlitmo ano tivemos grupos que foram acompanhar a gravação do Programa do Jô nos estúdios da TV Globo em São Paulo e outro grupo que visitou a Agência DM9, também em São Paulo. Tais visitas são esforços conjuntos entre alunos, coordenação e direção e variam conforme oportunidades e disponibilidade semestre a semestre.

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE

 

Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria