Educação Física

O CURSO

Em função da crescente demanda por um profissional capacitado para o desenvolvimento da melhoria da Qualidade de Vida e Saúde das pessoas de modo geral por meio do exercício físico, foi criado em 2008 o Curso de Bacharelado em Educação Física.

O curso de Educação Física visa formar profissionais que possam elaborar e conduzir programas de atividades físicas, participar de equipe multiprofissional, seja no âmbito da performance ou na promoção da saúde e melhoria de qualidade de vida.

O bacharel em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas individuais ou em grupos para pessoas com ou sem deficiência. Pode trabalhar em clubes, centros esportivos e de recreação, academias, órgãos governamentais nas áreas de Educação Física e dos Desportos, associações de classes, comunidades de bairros, centros de idosos e de pessoas com necessidades especiais, hotéis, pousadas, navios de lazer, clínicas, hospitais, empresas, ambientes naturais e de aventura.

 

Dados Legais

Ato de Renovação: Portaria 06/01/2012. Parecer Nº 257/2011.

Duração: (8 semestres (diurno) / 8 semestres (noturno))

Numero de Vagas: (60 vagas (Diurno) / 60 vagas (Noturno))

CPC: 3 IGC:

 

OBJETIVOS DO CURSO

Preparar o futuro profissional de Educação Física por meio de uma formação crítica e consciente que permita ao mesmo aplicar seus conhecimentos de forma segura no seu ambiente de trabalho, qualificando-o a atender as atuais demandas de mercado, em suas diferentes áreas de atuação (treinamento, prescrição de atividade física, desenvolvimento de pesquisas, projetos e práticas) contemplando as dimensões didático-pedagógicas, científicas e técnico-instrumentais da área do movimento humano, em diferentes locais (academias, instituições esportivas, recreativas ou relacionadas ao esporte, saúde e lazer), possibilitando ainda, sua participação na elaboração e execução de projetos de natureza interdisciplinar.

 

COORDENAÇÃO

Professor MSc. Germano Mongeli Peneireiro.

 

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2002; Especialista em Fisiologia do Exercício – Departamento de Fisiologia – UFSCar, 2003; Mestre em Educação Física - Programa de Pós Graduação em Biomecânica - Universidade de São Paulo (USP), 2006.

O Coordenador possui 13 anos de experiência em Ensino Superior. Atua como professor do Curso de Educação Física da UNICEP desde fevereiro de 2010 e na coordenação do curso desde agosto de 2013. Além disso, possui experiência nas atividades administrativas de Coordenação de Curso de Pós-Graduação desde 2008 quando coordenou o curso de Especialização em Educação Física da UNICASTELO (Descalvado) até o mês de dezembro de 2011.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O Educador Físico nos dias atuais precisa estar apto a atuar em todos os campos da área do movimento humano, sendo sua orientação fundamental na promoção de uma melhor qualidade de vida e saúde das pessoas. Nessa perspectiva o profissional deve desenvolver competências e habilidades que o qualifiquem na orientação, prescrição, desenvolvimento e avaliação de diferentes formas de atividade física e exercícios.

 

PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS

Habilitação e qualificação profissional sólida em sua área de atuação, com ênfase nas áreas do Treinamento Esportivo, na Orientação de Atividades Físicas, na Avaliação Física, na Gestão Esportiva, na Preparação Física e Recreação e Lazer, contemplando as dimensões científicas e técnico-instrumentais da área do movimento humano, garantindo uma vivência crítica da realidade do mercado de trabalho, tendo como pilares o desenvolvimento do “conhecimento” enquanto processo contínuo e da postura investigativa em busca de novos conhecimentos para sua área de atuação.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Natureza: Formação ampliada - Relação Ser Humano – Sociedade: Introdução à Educação Física; Filosofia, Sociologia e Antropologia; Língua Portuguesa; Psicologia do Esporte; Relações Étnico-raciais História Cultura Afro-brasileira e Indígena; Direitos Humanos Meio Ambiente; Responsabilidade Social.

Natureza: Formação ampliada - Biologia do Corpo Humano: Anatomia; Citologia; Histologia e Embriologia; Fisiologia Humana; Bioquímica Estrutural; Bioquímica Metabólica; Nutrição Esportiva; Cinesiologia; Socorros de Urgência; Bioestatística; Biomecânica.

Natureza: Formação ampliada- Produção do Conhecimento Científico e Tecnológico: Metodologia do Trabalho Científico; Trabalho de Conclusão de Curso I; Trabalho de Conclusão de Curso II.

Natureza: Formação Específica - Dimensões Culturais do Movimento Humano: Crescimento e Desenvolvimento; Atividades Rítmicas; Aprendizagem Motora; Recreação e Lazer; Atletismo; Atividades Aquáticas; Futebol; Voleibol; Basquetebol; Handebol; Ginástica em Academia; Ginástica.

Natureza: Formação Específica - Dimensões Técnico-Instrumentais: Educação Física Adaptada; Medidas e Avaliação em Academia; Treinamento Desportivo; Fisiologia do Exercício; Optativa; Ergonomia e Ginástica Laboral; Organização de Eventos; Atividade Física na Terceira Idade; Atividade Física relacionada às Doenças Crônico-degenerativas; Traumatologia: Prevenção de Lesões Esportivas; Exercício Resistido na Saúde e no Esporte; Esportes Paralímpicos.

Natureza: Formação Específica - Dimensões Didático-Pedagógicas: Estágio Supervisionado I (Disciplina); Estágio Supervisionado II (Disciplina); Estágio Supervisionado III (Disciplina); Estágio Supervisionado IV (Disciplina).

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR

A Graduação em Bacharel em Educação Física do Unicep foi constituída com disciplinas que atendem ao objetivo proposto pelo curso e estão em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Contemplam diferentes conteúdos voltados a capacitar o futuro profissional em seus diferentes campos de trabalho, embasando-os por meio de uma sólida formação que permitirá uma atuação profissional segura e consciente do seu papel na sociedade. =

 

INFORMAÇÕES RELEVANTES

O Curso de Bacharel em Educação Física Unicep mantém convênio com diferentes instituições voltadas para o desenvolvimento esportivo, onde o aluno pode desenvolver seu estágio obrigatório e não obrigatório, colocando em prática todos os ensinamentos vivenciados durante o desenvolvimento das disciplinas.

Diferentes projetos de extensão são desenvolvidos durante o ano de maneira regular e pontual, (Corrida Unicep; Simpósio Continuado da Educação Física; Simpósio o Sol Nasceu para Todos; Projeto Escola, Esporte e Educação, Pró-Saúde) permitindo ao aluno entrar em contato direto com o público de modo geral.

Além disso, todos os alunos são incentivados a desenvolver diferentes trabalhos científicos, de forma tal que, reconheçam a importância da pesquisa como ferramenta importante para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. O UNICEP nesse sentido realiza anualmente o CIC – CONAP que possibilita a todos os alunos a oportunidade de socializar seus estudos e tomarem ciência de iniciativas científicas de outras instituições em âmbito municipal, regional e nacional.

 

INFRAESTRUTURA DO CURSO

Biblioteca; Brinquedoteca; Quadra Poliesportiva; Sala de Musculação e piscina (Academia O2); Laboratório de Microscopia, Laboratório de Anatomia; Laboratório de Informática; Labinte: Laboratório Integrado de Educação Física.

Infraestrutura

 

VISITAS TÉCNICAS E ATIVIDADES DO CURSO

Corrida Unicep;

Convênio SESC, Prefeitura, Unicep;

Feira de Profissões: evento realizado anualmente de forma multidisciplinar, com a finalidade de divulgação dos cursos de graduação ofertados pelo Centro, aos estudantes dos cursos de ensino médio da cidade e da região;

Projeto Esporte, Escola e Educação em parceria com o SESC – São Carlos e a prefeitura Municipal de São Carlos: que incentiva centenas de crianças da rede municipal de Ensino a realização de atividades esportivas com finalidade de melhoria da saúde;

Pró-saúde – eventos temáticos que consistem em avaliar e orientar a população da Cidade de São Carlos sobre aspectos relacionados a melhoria de suas condições de saúde;

Multi-esporte;

Terceira idade e saúde;

Saia da rotina.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

EVENTOS

Corrida Unicep: Evento organizado pelo Curso de Educação Física e recebe apoio dos cursos da área da Saúde: Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e também dos cursos: Turismo e Publicidade e Propaganda. Reúne corredores da região e de outras regiões do Brasil. Oportunidade de interação de trabalho entre o corpo discente e docente do curso e entre os outros cursos.

Simpósio continuado: A formação adequada dos universitários requer além do conteúdo visto em salas de aula, bem como aquele vivenciado em Projetos de Extensão e Campos de Estágio, o contato com educadores físicos e profissionais afins que desenvolvem atividades nas diferentes áreas de atuação. Além de contribuir para o enriquecimento da formação acadêmica, este contato cria condições para o amadurecimento técnico-científico do aluno.

Simpósio O Sol Nasceu Para Todos: reuni pessoas de toda região para discutir e apresentar diferentes iniciativas científicas e relatos de experiências relacionados à pessoa com deficiência, contribuindo na construção da cidadania e do reconhecimento da diversidade humana.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO - TCC

Regulamento do TCC Orientações para Alunos e Orientadores

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE

Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria