O CURSO

O enfermeiro é hoje um dos principais protagonistas do sistema de saúde, pois cabe a ele assistir os pacientes, monitorar o progresso e os resultados desejados, desenvolver o plano de cuidados interdisciplinares e aprimorar a qualidade e a segurança, bem como educar pacientes e outros membros da equipe multidisciplinar de assistência. Essas responsabilidades não se restringem aos casos agudos, mas também abrangem a atenção primária, a longa permanência, a assistência domiciliar e os cuidados paliativos.

O mercado de trabalho está em crescimento surgindo novas possibilidades de atuação.envolvendo também o ensino, a pesquisa, a participação na formulação das políticas de saúde e na gestão de sistemas de saúde.


DADOS GERAIS



Dados Gerais

Duração:
Noturno – mínimo de 08 semestres (04 anos) e máximo de 16 semestres (08 anos)
Diurno – mínimo de 08 semestres (04 anos) e máximo de 16 semestres (08 anos)
Carga horária total: 4884 horas
Número de vagas:
60 vagas anuais – 60 vagas no noturno
60 vagas anuais – 60 vagas diurno


Dados Legais

O Curso de Enfermagem do UNICEP atende às Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem, definidas pelas Resoluções:

  • Resolução CNE/CES Nº. 3, de 7 de novembro de 2001, fundamentado no Parecer CNE/CES Nº. 1.133, de 7 de agosto de 2001;
  • Resolução Nº. 2, de 18 de junho de 2007, na Lei Nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008 e adequado ao Parecer CNE/CES Nº. 213/2008;
  • Resolução CNE/ CES Nº. 4, de 6 de abril de 2009.
  • Ato de Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 204, de 19 de janeiro de 2011, publicada no D.O.U em 21/01/2011 - pág. 40


Legislações que regulam a profissão:

  • Lei Nº. 2.604 de 17 de setembro de 1955: Regulamentação do exercício profissional;
  • Lei Nº. 5.905/73: Criação dos Conselhos de classe;
  • Lei Nº. 7.498/ 86: Regulamentação do exercício profissional e outras providências;
  • Lei Nº. 8080/90: Lei Orgânica da Saúde/ SUS;
  • Lei Nº. 5.905/73: Criação dos Conselhos de classe;
  • Decreto Nº. 48.2002 de 1960: Institui a Semana da Enfermagem;
  • Decreto Nº. 2.956 de 1938: Criação do Dia do Enfermeiro.



INFRAESTRUTURA



O curso conta com a seguinte infraestrutura:

  • Laboratório de Informática: O UNICEP possui diversos laboratórios de uso comum a vários cursos da instituição. Dentre eles, destacamos os nove laboratórios de informática, localizados no Bloco A5 do Campus II, com livre acesso no período das 08hs às 22hs30 durante a semana e no sábado, das 08hs às 18hs.
  • Laboratório de Enfermagem: Servem à todas as disciplinas do curso. Conta com bonecos simuladores, materiais e equipamentos atuais a fim de contribuir com as atividades práticas de assistência a saúde.



COORDENAÇÃO



Professora Ms Tania Maria Marcondes, asumiu o cargo de coordenadora em janeiro de 2010 até a presente data. É graduada em bacharel e licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos/SP (1989), especializações nas áreas de Saúde do Trabalhador (1991), Saúde Pública (1993), Enfermagem Obstétrica (2003) e Mestrado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEEs) pela Universidade Federal de São Carlos (1998).

A produção científica do Coordenador consta em seu Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/6697013966807127

A coordenação do curso de enfermagem participa do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, órgão colegiado central da UNICEP, cuja composição e atribuições estão definidas no Estatuto Geral da UNICEP. Compete ao CONSEPE supervisão, em nível superior das atividades de ensino, de pesquisa e extensão (como: criar, expandir, modificar, extinguir cursos; calendário acadêmico, planos de carreira docente; normas sobre contratação e dispensa de professores, etc); elaborar o Regimento Interno da Instituição; deliberar, naquilo que lhe compete, sobre as alterações deste Estatuto e do Regimento Geral; constituir comissões; aprovar, encaminhando para apreciação do Conselho Universitário, a concessão de dignidades acadêmicas e prêmios; exercer o poder disciplinar, no âmbito de suas funções. Especificamente no curso de enfermagem a coordenadora é responsável pela elaboração, revisão e atualização periodicamente do projeto pedagógico do curso (PPC) mantendo a sintonia com a proposta pedagógica institucional e com as Diretrizes Curriculares Nacional, alem disso comprometida ativamente do Programa de Extensão Universitária do UNICEP com a organização dos alunos da graduação e toda comunidade acadêmica como professores, funcionários e administração superior nas diversas atividades desenvolvidas ao longo do curso.

Desempenha atividades profissionais, nas seguintes áreas: Enfermagem em Saúde Coletiva/epidemiologia, Enfermagem na Saúde do Trabalhador, Higiene e Segurança do Trabalho e Enfermagem na Saúde da Mulher com ênfase na obstetrícia .

A coordenação conta com experiências na assistência, gestão e na academia. Atuando desde 1990 na Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos/SP em diferentes setores: Unidade básica de saúde, unidade de saúde da família, vigilância epidemiológica e Serviço de atenção Domiciliar (SAD/Melhor em Casa) e Auditoria. Na docência desde 1993 nos cursos de auxiliares e técnicos de enfermagem e Graduação em enfermagem na UFScar, na Universidade Paulista – UNIP (campus Araraquara) de 2005 a 2012 e Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) de 2006 até o momento, ministrando disciplinas das áreas de formação. Desde 2008 colaboradora, como docente, para os cursos de Pós Graduação do UNICEP, são eles: Programa de pós graduação em Saúde da Família - multiprofissional; Enfermagem na Saúde do Trabalhador – multiprofissional, Enfermagem do Trabalho e Engenharia e Segurança do Trabalho


CONTEÚDO CURRICULAR



De acordo com o Art. 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais, os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Enfermagem devem estar relacionados com todo o processo saúde - doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem.


OBJETIVOS DO CURSO



O curso de enfermagem do Centro Universitário Central Paulista tem como objetivo o desenvolvimento educacional com foco na formação generalista, proporcionando ao seu acadêmico, condições gerais para um exercício pleno da profissão. Os objetivos do curso estão diretamente relacionados com as necessidades do país.

O curso de enfermagem do UNICEP conta com a rede básica de saúde de São Carlos/ SC, com hospitais gerais e específicos dentro e fora do município, instituições de longa permanência (para idoso), escolas, creches, entre outros, como disponibilidade para estágios para os alunos de graduação. Possui parcerias em projetos de extensão e/ou pesquisa com os enfermeiros dos campos onde estagia.

Na elaboração da programação e no processo de supervisão do aluno, em estágio curricular supervisionado, pelo professor, é assegurada efetiva participação dos enfermeiros do serviço de saúde onde se desenvolve o referido estágio.

O enfermeiro é um profissional indispensável e tem autonomia para realizar vários serviços, prestando atenção integral à saúde de pessoas, famílias e comunidades.

O mercado de trabalho

Em 1986 foi realizada a 8ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu como subsídio para a elaboração do artigo 196 da Constituição Federal - "Da Saúde". A partir da promulgação da Constituição, em 1988, a saúde ganhou rumos diferentes com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS foi criado a partir das manifestações de um conjunto de necessidades sociais de saúde, as quais imprimem um caráter ético-moral que a defende como direito de todo cidadão. Enquanto conquista das lutas participativas e democráticas, o SUS se desenvolveu com base nos princípios de acesso, universalidade, equidade e integralidade, e com base nas diretrizes organizativas de descentralização, regionalização, hierarquização e participação da comunidade.
É neste contexto de conquistas e desafios que o enfermeiro vem delineando cada vez mais e melhorando o seu campo de atuação profissional e desenvolvendo o seu projeto político-legal, coerente com os princípios e diretrizes do SUS.

De acordo com Backes DS et al.(2012), sendo uma profissão fundamental no sistema de saúde, a enfermagem se destaca e diferencia pelo desenvolvimento de práticas interativas e integradoras de cuidado, às quais vêm adquirindo uma repercussão cada vez maior, tanto na educação e promoção da saúde, quanto no fomento de políticas voltadas para o bem-estar social das famílias e comunidades. Nessa direção, a enfermagem se configura, crescentemente, como a profissão do futuro, pela possibilidade de compreender o indivíduo não como um ser doente, mas como um ser singular e complexo, capaz de continuamente auto-organizar-se e projetar-se como autor do processo saúde-doença.

A enfermagem está em crescimento e a cada dia surgem novas possibilidades de vagas, em decorrência do amplo espaço de atuação. As áreas podem ser na assistência, gestão e no ensino/pesquisa. Na assistência, ela pode ser hospitalar ou no âmbito da saúde coletiva prestando e gerenciando o cuidado a pessoa, família e comunidade, bem como ao serviço de saúde. Na área do ensino, a enfermagem exerce a docência na graduação e na pós-graduação e atua na pesquisa. A seguir alguns exemplos de áreas de atuação da enfermagem:

Assistencial

- Atenção básica: na atenção básica, a enfermagem participa ativamente dos processos (gestão e/ou execução das praticas assistências, educativas e às relacionados à promoção da saúde e prevenção das doenças. A melhoria das condições de saúde da mulher depende do êxito das ações de saúde desenvolvidas nas unidades básicas por uma equipe multiprofissional no qual é exigido do enfermeiro estar preparado para atuar de forma qualificada desenvolvendo e adquirindo novas competências. O trabalho do enfermeiro é estratégico e indispensável, sendo assegurada sua inserção nas equipes e nos territórios por meio dos marcos programáticos e legais do SUS. Alguns espaços de atuação são: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF); Vigilância Sanitária e Epidemiológica; Serviços de Medicina e Enfermagem do Trabalho em Indústrias e Empresas; escolas e creches e outros.


  • Atenção especializada: Serviços de Atenção Domiciliar (Home Care); Unidades de Pronto Atendimento, Pronto Socorro e Atendimento Pré-Hospitalar; Saúde Mental; Clínicas Oncológicas; Clínicas Geriátricas e outros.

  • Reabilitação – a enfermagem atua em hospitais públicos, particulares e filantrópicos (Clínica Médica, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Material/ Esterilização, Unidade de Transplantes, Unidade de Queimados, Unidade de Terapia Intensiva adulto e neonatal);


Gestão

Gestão pública e particular - em decorrência de sua formação, que engloba conhecimentos da área assistencial e gerencial, tendo como centralidade o cuidado, o enfermeiro tem potencial para assumir postura diferenciada na gestão e condições de tomar posições decisórias e de proposição de políticas de saúde.

Ensino/pesquisas

A construção, desenvolvimento e consolidação da enfermagem como profissão com saberes próprios e campo de conhecimento têm constituído um grande desafio, a produção científica e tecnológica que lhe concerne tem buscado caracterizá-la e legitimá-la no cenário social pela sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos que a ela recorrem. A pesquisa em enfermagem é um instrumento de crescimento, avanço e valorização da profissão na sociedade.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES



O enfermeiro tem muitas áreas de atuação, prestando cuidados dos mais simples aos mais complexos, utilizando-se de seu raciocínio investigativo e científico para resolver os problemas do cidadão, de sua família e comunidade, de forma integral, contribuindo para a qualidade de vida da população.

A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • Atenção à saúde;

  • Tomada de decisões;

  • Comunicação;

  • Liderança;

  • Administração e gerenciamento;

  • Educação permanente.



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