O CURSO



O curso de Bacharelado em Engenharia Civil foi autorizado pela Resolução CONSEPE 001, de 30 de agosto de 2010, com base na autonomia universitária prevista no Artigo 28 do Decreto 5.773, de 09/05/2006 e cadastrado no Emec no dia 30 de janeiro de 2011.

DURAÇÃO

Diurno:
Tempo mínimo para integralização: 09 semestres
Tempo máximo para integralização: 18 semestres

Noturno:
Tempo mínimo para integralização: 10 semestres
Tempo máximo para integralização: 20 semestres

Vagas: 120 vagas anuais, divididas entre os períodos noturno e diurno.


OBJETIVOS



O curso visa formar cidadãos e profissionais qualificados, capazes de coordenar informações, interagir com pessoas, interpretar de maneira dinâmica a realidade e ainda adquirir e desenvolver valores como senso crítico e consciência de cidadania que permitam a prática de atitudes durante sua vida profissional tais como: visão ampla do compromisso com a ética profissional, desenvolvimento de responsabilidade social, política e ambiental, compreensão da necessidade da permanente busca da atualização profissional.

De maneira mais específica, o curso tem como objetivo desenvolver nos seus alunos, as seguintes competências e habilidades gerais:

  • Capacidade de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de executar obras civis, com eficiência e ao menor custo;

  • Capacidade de utilizar ferramental matemático para modelar problemas nas diferentes áreas da Engenharia Civil e auxiliar na tomada de decisões;

  • Capacidade de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas urbanos (vias, sistemas de captação de esgoto e água de chuva, sistemas de abastecimento de água), levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;

  • Capacidade de projetar, implementar e aperfeiçoar diferentes sistemas construtivos (concreto armado, pré - moldado e protendido, aço, madeira, alvenaria estrutural), levando em consideração os limites e as características de cada material;

  • Capacidade de projetar, implementar e aperfeiçoar estradas e as obras secundárias associadas a elas;

  • Capacidade de acompanhar a evolução de materiais e técnicas construtivas e usá-las a serviço das empresas e da sociedade;

  • Capacidade de compreender a inter-relação dos sistemas da Construção Civil com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;

  • Capacidade de planejar, gerenciar e supervisionar a integração dos diferentes projetos envolvidos em uma obra civil, atuando em equipes multidisciplinares;

  • Capacidade de avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia Civil;

  • Compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissionais, reconhecendo sua área de atuação e os limites de sua formação.



ESTRUTURA DO CURSO



Esta estrutura está organizada em uma matriz onde é possível visualizar todos os requisitos que o aluno deve cumprir para se graduar, totalizando as 3.648 horas, assim distribuídas:

Atividades Acadêmicas (disciplinas, 3.410 horas), Atividades Complementares (73 horas) e Estágio (165 horas).


DISCIPLINAS

Seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares, a estrutura curricular do curso de Engenharia Civil do UNICEP contempla um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizam a modalidade da Engenharia Civil. Neste núcleo específico, há conteúdos voltados para os diferentes campos de atuação profissional de forma a promover o desenvolvimento de conhecimentos e garantir ao futuro Engenheiro as competências anteriormente discriminadas. Estes conteúdos estão organizados em disciplinas que devem ser cursadas presencialmente e estão organizadas em uma grade curricular.

As 3.410 horas (4.092 horas-aula) das disciplinas estão assim dividas: Conteúdo básico (1.320 horas, 32%), Profissionalizante (572 horas, 15%), Específico (2.200 horas, 53%)

A disposição curricular das disciplinas ao longo dos períodos e a sua consequente integração foi projetada de forma a habilitar gradativamente o aluno na sua formação.

Como atividade de síntese e integração de conhecimento é previsto um Trabalho de Conclusão de Curso a ser desenvolvido no último semestre.

As disciplinas de conteúdo específico estão divididas nas seguintes áreas: Construção civil, Estruturas, Solos, Hidráulica e saneamento, Transportes e Urbanismo.

Ainda neste conjunto de disciplinas, há disciplinas que auxiliam o aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, bem como um elenco de disciplinas optativas.


Grade Vigente do Curso - Diurno;

Grade Vigente do Curso - Noturno.


PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS



Os egressos do curso de Engenharia Civil do UNICEP tem sólida formação técnica científica e profissional geral que o capacita a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Para tanto, o Engenheiro Civil formado pelo UNICEP tem ampla formação nas áreas básicas de Matemática, Química e Física, bem como uma abrangência nas áreas de Estruturas, Construção civil, Hidráulica e Saneamento, Transportes e Geologia.

Ao final do curso, além da sólida formação tecnológica, natural do curso de Engenharia Civil, o aluno formado pelo UNICEP terá vivenciado uma integração com o curso de Arquitetura e Urbanismo e os cursos de Engenharia que estão em andamento no UNICEP.

O curso está voltado para a formação de um cidadão dotado de atitudes críticas, capacidade de avaliação, de julgamento, iniciativa e instrumentalizado nas diferentes áreas da Engenharia Civil, de forma que adquira as atribuições necessárias para atuar no mercado da construção civil. Além disso, o egresso estará apto para complementar sua formação caso tenha interesse em atuar em mercados com outras necessidades. A complementação de formação permite a aquisição de novas atribuições pelo engenheiro formado, por meio de cursos de pós-graduação lato sensu. O curso de Engenharia Civil compreende conteúdos e atividades que constituem base consistente para a formação de um profissional capaz de atender ao perfil do profissional previsto e de assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, tais como: Gerente de Obras, Gerente de Projetos, Projetista Estrutural, Projetista de Sistemas Urbanos, Projetista de Obras Hidráulicas e de Saneamento, Engenheiro de Obras e Atividades de Pesquisa e etc.


ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO



Os conteúdos curriculares, dentro de cada conjunto de disciplinas, estão organizados da seguinte forma:

Disciplinas de Conteúdo básico (1.320 horas-aula, 32%)

Compreende disciplinas que oferecem conteúdos que servirão de base para as disciplinas específicas/profissionalizantes e, portanto, estão concentradas nos dois primeiros anos do curso. Visam proporcionar ao aluno uma formação básica científica e tecnológica, fornecendo os meios adequados para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o cenário em que está inserida sua profissão, incluindo as dimensões históricas, econômicas, políticas e sociais. Representam 32% da carga total e são disciplinas da área de Matemática, Física e Informática e incluem também disciplinas com conteúdos que versam sobre cultura, sociedade e meio ambiente e contribuem para formação mais ampla do aluno.

Disciplinas de conteúdo profissionalizantes (572 horas-aula, 15%)

As disciplinas com conteúdo de formação profissional são todas obrigatórias. Versam sobre um conjunto coerente de tópicos e visam promover a capacitação instrumental ao aluno, por meio do estabelecimento de métodos de análise e de síntese, e aprofundamento teórico-prático do ferramental que foi desenvolvido nas disciplinas de formação básica para que possa intervir no desenvolvimento da área da engenharia civil, seja na análise ou na síntese de soluções de problemas. Representam 15% da carga total e são ofertadas de conjuntamente com os outros cursos de engenharia do UNICEP.

Disciplinas de conteúdo específico (2.200 horas-aula, 53%)

Têm por finalidade extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo de conteúdos profissionalizantes, bem como de outros conteúdos destinados a caracterizar modalidades. Constituem-se em conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais que buscam o aprimoramento de técnicas necessárias para a definição das modalidades de engenharia e devem garantir o desenvolvimento das competências e habilidades estabelecidas como diretrizes.


Estruturas

Inicia com 3 disciplinas de mecânica dos sólidos. A primeira delas está no núcleo de conteúdos básicos, ofertada em conjunto com os outros cursos de engenharia do UNICEP. No terceiro ano do curso, em disciplinas específicas do curso de Engenharia Civil, completa-se o conteúdo necessário para a compreensão da estática das estruturas. As disciplinas que contemplam o projeto e dimensionamento de estruturas de concreto, aço e madeira veem na sequência e se encerram apenas no décimo período do curso.

Transportes

Visa preparar o aluno para elaborar projetos e gerenciar a construção de estradas e vias urbanas. As disciplinas versam sobre traçado das vias, dimensionamento do pavimento, planejamento do tráfego, transporte público.

Construção civil

São abordados temas de instalações das edificações, materiais construtivos, gerenciamento de obras e projetos. Estes conteúdos devem permitir ao aluno a compreensão do processo de construção de uma edificação que envolve diferentes aspectos que devem ser compatibilizados durante a elaboração dos projetos e durante a execução da obra.

Hidráulica e saneamento

Preparam o aluno para atuar na área de projeto e dimensionamento de estações de tratamento de água e esgoto, projeto e planejamento da drenagem urbana, além da compreensão dos recursos hídricos de uma região para sua gestão.

Urbanismo

Tem o objetivo de instrumentalizar o aluno para atuar no planejamento e gestão de municípios. São abordadas questões relativas à rede urbana e seu desenvolvimento, além do processo de desenvolvimento regional e a relação campo-cidade.

Solos

Há duas disciplinas que devem fornecer aos alunos os conhecimentos básicos da área de solos e fundações. As disciplinas desta sequência são: Mecânica dos solos e Fundações.


Trabalho de conclusão de curso

Há duas disciplinas que auxiliam o aluno no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. São elas: Projeto de Graduação e Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil.