Engenharia Agronômica

O CURSO

O engenheiro agrônomo é aquele que estuda, compreende e acompanha os processos produtivos, a partir da semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção. Essa formação o habilita a atuar nas diversas áreas da produção agrícola (pequenas e grandes plantações, produção familiar e não-familiar) e em várias outras atividades, como irrigação, topografia, beneficiamento e armazenamento de grãos, defesa sanitária vegetal, no processamento de produtos agrícolas, alimentos, nutrição animal, melhoramento genético e biotecnologia, e nas vertentes demandadas pelo espaço urbano.


Dados Legais

O Curso Bacharelado em Engenharia Agronômica foi autorizado pela Resolução CONSEPE 005, de 21 de junho de 2013, com base na autonomia universitária prevista no Artigo 28 do Decreto 5.773, de 09/05/2006.

Duração: 4,5 anos Diurno e 5 anos Noturno
Numero de Vagas: 60 (Diurno e Noturno)


Dados Gerais

Legislações referentes ao curso DCNs – Pareceres e Resoluções

Parecer CNE/CES nº 306, de 7 de outubro de 2004

Resolução CNE/CES nº 1, de 2 de fevereiro de 2006


Legislações que regula a profissão que o curso habilita a exercer

Lei Nº 5194 (24/12/1966)
Lei Nº 6619 (16/12/1978)
Lei Nº 8195 (26/06/1991)

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

O Curso de Engenharia Agronômica da UNICEP é voltado para formar profissionais com formação multidisciplinar e capacidade técnico-científica e responsabilidade social, aptos a promover, orientar e administrar a utilização e a otimização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção. O curso também visa formar profissionais capazes de gerar e difundir conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas à concepção e manejo de agroecossistemas sustentáveis e cadeias produtivas, e de orientar a comunidade onde atua, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a melhoria da sociedade.


Objetivos Específicos

  • Formar cidadãos-profissionais com visão holística da realidade, com compreensão ampla dos problemas, relacionando-os as suas dimensões técnicas, políticas, econômicas, sociais, ambientais, culturais e éticas;
  • Formar profissionais com capacidade de avaliar o agroecossistema identificando os diversos aspectos que o compõe, como por exemplo aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, técnicos, políticos e éticos;
  • Formar cidadãos-profissionais com competências críticas e criativas no desenvolvimento e uso da ciência e da tecnologia no campo de conhecimento da Agronomia, envolvendo toda a cadeia de produção, comercialização de insumos e alimentos e garantindo o equilíbrio do ecossistema.
  • Formar cidadãos-profissionais com formação em cidadania e consciência social, ambiental e crítico-valorativa das atividades pertinentes ao seu campo profissional, capaz de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade onde atua.

 

COORDENAÇÃO

O curso de Engenharia Agronômica conta em sua coordenação com os trabalhos da Professora Dra Cristiana de Gaspari Pezzopane. A coordenadora possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical (2003), pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), doutorado em Fitotecnia (2008) pela Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (ESALQ/USP) e pós doutorado (2016) pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A produção científica da coordenadora consta em seu Currículo Lattes

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

De acordo com as DCNs dos Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia, as disciplinas que constituem os núcleos essenciais obrigatórios são divididas em (i) Núcleo de Conteúdos Básicos, composto dos campos de saber que forneçam o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado; (ii) Núcleo de Conteúdos Profissionais Essenciais, composto por campos de saber destinados à caracterização de identidade do profissional; e (iii) Núcleo de Conteúdos Profissionais Específicos, visando a contribuir para o aperfeiçoamento da habilitação profissional do formando.

De acordo com o artigo 7º das DCNs, é citado que os campos do Núcleo de Conteúdos Básicos são compostos das disciplinas das áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, Estatística, Informática e Expressão Gráfica.

Ainda de acordo com o artigo 7º das DCNs, o Núcleo de Conteúdos Profissionais Essenciais é composto pelas seguintes grandes áreas: Agrometeorologia e Climatologia; Avaliação e Perícia; Biotecnologia, Fisiologia Vegetal e Animal; Cartografia, Geoprocessamento e Georreferenciamento; Comunicação, Ética, Legislação, Extensão e Sociologia Rural; Construções Rurais; Paisagismo, Floricultura, Parques e Jardins; Economia, Administração Agroindustrial, Política e Desenvolvimento Rural; Energia, Máquinas, Mecanização Agrícola; Solos, Manejo e Conservação do Solo e da Água; Genética e Melhoramento; Manejo e Produção Florestal, Zootecnia e Fitotecnia; Gestão empresarial, Marketing e Agronegócio; Hidráulica, Hidrologia, Manejo de Bacias Hidrográficas, Sistemas de Irrigação e Drenagem; Manejo e Gestão Ambiental; Microbiologia e Fitossanidade; Sistemas Agroindustriais; Técnicas e Análises Experimentais; Controle de Qualidade e Pós-Colheita de Produtos Agropecuários; Seminário e Estágio Supervisionado.


Grade Vigente do Curso Diurno;

Grade Vigente do Curso Noturno.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do Curso de Engenharia Agronômica da UNICEP segue as Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação do Curso de Engenharia Agronômica ou Agronomia no que diz respeito às tendências atuais que vêm apontando para cursos com estruturas flexíveis, que permitam ao egresso diversas opções de áreas de conhecimento e de atuação e articulação permanente no campo profissional. Uma base filosófica com enfoque de competência, abordagem pedagógica centrada no aluno, com ênfase e síntese na transdisciplinaridade, preocupação com a valorização do ser humano e preservação do meio ambiente, integração social e política do profissional, possibilidade de articulação direta com a pós-graduação e forte vínculo entre teoria e prática – são imprescindíveis à formação do graduando. De acordo com essa proposta, o curso adota uma estrutura curricular pautada em três elementos fundamentais: 1) conjunto de experiências de aprendizado que vai além das atividades convencionais de sala de aula, considerando ainda as atividades complementares, com o intuito de ampliar os horizontes de sua formação que proporcione um avanço sociocultural mais abrangente; 2) o conceito de processo participativo em que o aprendizado se consolida mediante um desempenho ativo do aluno no seu próprio conhecimento e experiência, com orientação e participação do professor; 3) o conceito de programa de estudos coerentemente integrado que se fundamenta na necessidade de facilitar a compreensão totalizante do conhecimento.


Outras informações relevantes

O curso de Engenharia Agronômica possui parceria com a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que proporciona aos alunos, estágios nas diversas áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo.

 

INFRAESTRUTURA DO CURSO

As atividades do Curso de Engenharia Agronômica são desenvolvidas no Campus do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP, localizado na Rua Miguel Petroni, 5111 e instalado numa área total de 104.000 m2.

a) Salas de aula

As salas de aula são compatíveis com o número de alunos por turma e possuem dimensões em função das vagas autorizadas para o curso. São equipadas com ventiladores industriais fixos, lousas amplas quadriculadas, telas de retroprojeção retráteis fixas e carteiras estofadas para assegurar excelentes condições de conforto. Para o desenvolvimento das atividades acadêmicas as salas contam ainda com equipamentos de apoio, que são disponibilizados para utilização de todos os segmentos universitários, mediante agendamento prévio.

As salas dispõem de boas condições de acesso para portadores de necessidades especiais traduzidas pela existência de rampas com inclinações adequadas para movimentação interna, além de elevadores para cadeirantes.

Aspectos relacionados à limpeza, conservação, aparência e estética são merecedores de intervenção constante, de forma a assegurar a toda comunidade acadêmica as melhores condições de conforto físico e ambiental para o adequado desempenho de todas as atividades. A segurança patrimonial e física da comunidade é terceirizada para a empresa especializada. As instalações físicas contam ainda com equipamentos de segurança necessários a prevenção e combate a incêndio, devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros local.


b) Acesso dos alunos a equipamentos de informática

Os estudantes dispõem de amplo acesso aos equipamentos de informática instalados nos Laboratórios de Informática da instituição. Esses Laboratórios servem de suporte a diversas disciplinas que fazem parte da grade curricular e também dão suporte aos vários cursos da Instituição.

A manutenção é realizada nas seguintes condições: Manutenção preventiva; Manutenção corretiva. A manutenção preventiva é realizada periodicamente. Os equipamentos passam por uma limpeza e são submetidos a testes superficiais. A manutenção corretiva é realizada quando o equipamento apresenta um defeito, sendo substituído o componente ou placas defeituosas.

Essa manutenção preventiva é realizada pelos técnicos locais. Já a manutenção corretiva é realizada, num primeiro momento, pela estrutura mantida no campus. Essa estrutura é uma oficina de manutenção provida de peças, equipamentos e placas de reposição, além de contar com técnicos em eletrônica. A oficina é equipada com os equipamentos necessários para a detecção e resolução dos problemas. A atualização tecnológica dos laboratórios é constante, diante das rápidas mudanças tecnológicas que a informática vem sofrendo. E meta da Instituição estar oferecendo o melhor corpo docente e técnico aos alunos, assim, é primordial que os laboratórios estejam sempre equipados com máquinas mais modernas para que elas possam executar com eficiência os softwares exigidos pelo mercado de trabalho aos alunos do curso.

Atualmente a instituição conta com 8 laboratórios de informática no campus que funcionam diariamente das 7:10h as 22:30h. Todos os computadores tem acesso á Internet.


c) Bibliografia básica

As Bibliotecas da UNICEP possuem um espaço físico adequado com uma boa iluminação, com extintor de incêndio, rampa de acesso para usuários portadores de necessidades especiais e sinalização bem distribuída e de fácil entendimento para que os alunos possam compreender e ter agilidade ao acesso na busca desejada. Conta com: recepção, balcão de atendimento com terminais de empréstimo e devolução do material bibliográfico e uma equipe qualificada para esclarecer dúvidas e efetuar os serviços. Possui terminais de consulta, estando todo o catálogo do acervo informatizado por meio de base de dados e também via internet, podendo ser consultado por título, autor, assunto e até mesmo através de palavras-chave. A biblioteca possui ainda um espaço reservado para multimídia com terminais de acesso à internet e sob orientação de monitores que auxiliam na pesquisa, colocando também a disposição dos alunos uma videoteca. Todo material da biblioteca é processado e catalogado através das normas do AACR2 e classificado pela tabela SCDD (Sistema de Classificação Decimal Dewey), onde são etiquetados, inseridos na base e colocados na estante de acordo com a área de conhecimento. O usuário tem livre acesso às estantes, franqueada a toda comunidade de São Carlos e região, sendo permitida a consulta de qualquer material do acervo nas salas de leitura e estudos. O empréstimo domiciliar é facultado mediante prévia solicitação. Nas dependências da Instituição o usuário tem acesso ao serviço de cópia de documentos.

O acervo da bibliografia básica conta com no mínimo três títulos por unidade curricular e está disponível na proporção média de um exemplar para cada dez alunos matriculados na disciplina que faz uso do título.

A biblioteca oferece o serviço COMUT (Comutação Bibliográfica) por meio do site: www.ibict.br, acessando-se o CCN (Catálogo Coletivo Nacional) para busca da pesquisa desejada.

Para intercâmbio entre bibliotecas, bases de dados na área da saúde, estando disponível o site: www.bireme.br, que permite ao usuário consultar a base de dados Medline, Lilacs e Scielo podendo solicitar o pedido na integra.

Além dessas bases o usuário tem acesso livre a consulta de outras bases tais como: www.saudepublica.bvs.br. Sistema Unibibli / USP/UNESP/UNICAMP através do site www.unicamp.br/bc.

No portal da Capes: www.periodicos.capes.gov.br o usuário pode consultar algumas bases gratuitamente.

A Biblioteca divulga ainda sites de pesquisa, em português e em inglês, com intuito de ajudar o usuário em suas pesquisas. Divulga ainda endereços de bibliotecas na internet, tais como: www.usp.br/sibi, www.unicamp.br/bc, www.bireme.br, www.lcweb.loc.gov/, www.bn.br, www.ufscar.br e, também, endereços de artigos científicos.

Além dessas bases o usuário tem acesso livre a consulta de outras bases tais como: Sistema Unibibli / USP/UNESP/UNICAMP através do site: www.unicamp.br/bc. No portal da Capes: www.periodicos.capes.gov.br o usuário pode consultar algumas bases gratuitamente.


d) Bibliografia complementar

O acervo atende perfeitamente às indicações bibliográficas complementares (5 bibliografias) referidas nos programas das disciplinas.

A biblioteca disponibiliza também, para empréstimo, uma série de revistas: "Apontamentos Multidisciplinares", elaboradas por professores da instituição, destinada a disciplinas que são ofertadas para diferentes cursos de graduação, Citam-se: Apontamentos de Fundamentos da Matemática, Estruturas Algébricas, Teoria dos Números, Probabilidade e Estatística.


e) Periódicos especializados

O acervo de livros possui títulos clássicos e contemporâneos atendendo as indicações da comunidade acadêmica e as necessidades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão e particularmente aos programas básicos das disciplinas e unidades curriculares do curso.


f) Laboratórios didáticos especializados

Para atender ao Curso de Engenharia Agronômica a instituição disponibiliza os seguintes laboratórios gerais, descritos a seguir:

Laboratórios de informática - estão localizados no Bloco A5 do Campus II. A estrutura de servidores está configurada com dois computadores como servidores dos seguintes serviços: Servidor de arquivos, FTP, Internet, Firewall e Wireless. Todos os servidores estão equipados com Sistema Operacional Linux. Esses laboratórios visam atender as práticas de disciplinas como Linguagem de Programação I, Desenho Técnico, Geoprocessamento e Georeferenciamento, Delineamento e Análise de Experimentos. As disciplinas de Trabalho de Graduação também podem utilizar tais laboratórios.

Laboratório de Física Experimental: Eletricidade e Mecânica e Ótica - para as aulas práticas das disciplinas básicas de Física constante da grade curricular.

Laboratório Multidisciplinar - para as atividades práticas relacionadas aos conteúdos trabalhados na disciplina de Química Geral, Química Analítica e outras.

Laboratórios Específicos - Os estudantes do Curso de Engenharia Agronômica dispõem de amplo acesso aos equipamentos instalados nos diversos Laboratórios da UNICEP. Esses Laboratórios servem de suporte a diversas disciplinas que fazem parte da grade curricular e também dá suporte aos vários cursos da Instituição e ao desenvolvimento de testes, simulações da pesquisa ou iniciação científica.

Portanto, são disponibilizados aos alunos os seguintes laboratórios:

  • Laboratórios de Microscopia I e II que atendem as disciplinas de citologia, Genética, Sistemática Vegetal, Fertilidade do solo e Nutrição de Plantas.
  • Laboratório de Biotecnologia e Genética que atende as disciplinas de Bioquímica, Genética, Melhoramento Genético Vegetal.
  • Laboratório de Microbiologia e Imunologia que atende as disciplinas de Microbiologia e Fitopatologia.
  • Laboratório de Biotério que atende as disciplinas de zoologia, fisiologia animal, Entomologia e Pragas das Plantas Cultivadas.
  • Estufa ou Casa de Vegetação, para as disciplinas de Sistemática Vegetal, Ecologia Geral, Fisiologia Vegetal e Agricultura Geral.
  • Laboratório de Ecologia e Botânica, para as disciplinas de Sistemática Vegetal, Ecologia Geral, Fisiologia Vegetal e Biologia e Manejo de Plantas Infestantes.
  • Laboratório de Anatomia II, Zoologia, Geologia e Paleontologia, atende as disciplinas de Zoologia; Gênese, Propriedade e Classificação do solo; Estágios e Iniciação Científica.
  • Laboratório de Técnica Dietética/Tecnologia de Alimentos/Gastronomia, atende a disciplina de Sistemas de Produção e Tecnologia de Alimentos.
  • Laboratório de Processos de Tratamento de Águas Residuárias, atende as disciplinas de Conservação do Solo e da Água e Ecologia Geral.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução N. 1 de 2 de fevereiro de 2006) o Engenheiro Agrônomo terá habilidade e credenciamento para promover realizações de interesse social e humano, tais como:

  • Planejar, projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente, projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
  • Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
  • Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário, interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
  • Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
  • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
  • Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, análise experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
  • Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações emergentes.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O compromisso da UNICEP com a sociedade é formar um profissional com formação permeada pela ética, associada a uma sólida formação técnica, indispensável ao exercício da Agronomia. Profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia comprometidos com a construção de uma sociedade justa, equilibrada e auto-sustentável. Para garantir esse perfil, o futuro Engenheiro Agrônomo terá formação multidisciplinar, baseada em aulas teóricas e práticas que atendem às atuais exigências curriculares.

O Engenheiro Agrônomo formado pelo curso deverá ter suas atividades norteadas pelos princípios de respeito à fauna e à flora; na conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, no uso racional e sustentável do ambiente; no emprego do raciocínio reflexivo, crítico e criativo e no atendimento das expectativas técnicas, humanas e sociais.

Para que todas estas qualidades do egresso sejam adquiridas ao longo do curso, a UNCEP conta com uma sólida formação teórica e prática para os seus alunos, dessa forma, os formandos terão o seguinte perfil:

  • Detentor de sólida formação científica e tecnológica, integrada à prática social e profissional comprometida com o processo de desenvolvimento sustentável.
  • Sólidas formações básicas, científicas e tecnológicas, que permitam desenvolver e absorver tecnologias.
  • Capacidade de se adaptar a várias funções na sua área de atuação profissional e ter consciência de que a sua formação profissional requer atualização continuada.
  • Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
  • Capacidade de tomar decisões técnicas e administrativas em empresas, cooperativas, associações e em outras formas de organização econômica e social.
  • Capacitado para, criticamente, assimilar e empregar como referências novas tecnologias e conceitos científicos, promovendo intervenções e inovações nos setores do agronegócio, da pecuária e da agroindústria.
  • Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente.
  • Espírito empreendedor, senso ético e capacidade de trabalhar em equipe.
  • Capacidade de valorizar e respeitar o meio ambiente.
  • Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.
  • Sensível em relação aos problemas agrários e agrícolas, tendo em vista a qualidade de vida das comunidades rurais.

 

O SÍMBOLO DA AGRONOMIA

O símbolo da agronomia é composto por seis “A”. Estes “A” representam as Associações de Engenheiros-Agrônomos dos Estados filiados à FAEAB, mostrando no seu conjunto a união das mesmas nas soluções dos problemas das Associações, dos Agrônomos, da Agronomia, da Agricultura, da Agropecuária e da Agroindústria.

Fonte : FEAB


 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Engenharia Agronômica, “as atividades complementares” são componentes curriculares que possibilitam por avaliação, o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente acadêmico (DCNs, 2006, p.4). De acordo com esse documento, essas atividades podem ser: projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências e até disciplinas oferecidas por outras instituições de ensino.

Essas atividades complementares podem ser realizadas em qualquer período do curso, pois um dos seus objetivos é também permitir a interação dos estudantes com as diversas áreas de atribuição dos profissionais da área durante a maior parte de sua graduação. O regulamento das atividades complementares está descrito no link abaixo:


Regulamento das Atividades Complementares

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A formação profissional do aluno deverá ainda ser obrigatoriamente complementada através da sua participação em um Estágio Curricular, cuja orientação e supervisão estarão a cargo de um docente do próprio curso, que deverá ser especialmente designado para tanto por uma decisão conjunta do seu Departamento acadêmico e da Coordenação do Curso de Engenharia Agronômica da UNICEP. É de fundamental importância que o estudante participe de pelo menos um estágio, que lhe permita vivenciar situações com as quais, muitas vezes, ele somente tomou ou tomará contato a partir da narração de experiências de terceiros. A experiência tem mostrado que o aluno só irá assimilar satisfatoriamente determinados conteúdos e tomar determinadas iniciativas quando estiver vivenciando situações em que consiga controlar e junto às quais possa intervir efetivamente. A carga horária do Estágio Curricular deverá ser de 165 horas, correspondente a 198 horas-aula. A sua realização poderá ser feita em instituições de ensino, pesquisa e extensão ou em empresas, públicas e privadas.


O roteiro, as normas e demais instruções para a realização do estágio supervisionado estão nos links abaixo:

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE

 

Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria