Engenharia Elétrica

O CURSO

Ato de Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº286, de 21/12/2012 , publicada no D.O.U, em 27/12/2012.

Duração
Noturno - mínimo 10 semestres (05 anos) emáximo 20 semestres (10 anos)

Diurno - mínimo 09 semestres (04 anos e seis meses) e máximo ( 9 anos )
Número de vagas: 120 vagas anuais – 60 vagas no diurno e 60 no noturno


Engenharia Elétrica é uma das áreas das ciências exatas e tecnológicas que se dedica a estudar, desenvolver e implementar aplicações de eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo. Esta área é constituída de subáreas, tais como: engenharia eletrônica e engenharia elétrica, com ênfases em Automação e Controle Industrial, Geração Transmissão e Distribuição de Energia, Alta Tensão, Máquinas Elétricas, Computadores, Sistemas de Comunicação e Dispositivos em Microeletrônica.

Seu programa curricular está proposto para formar estudantes com competências para cursar pós-graduação, trabalhar em empresas governamentais de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, empresas de alta tecnologia e indústrias em geral do setor privado.

Por essa razão, este curso possui um núcleo muito forte, "hard core", em disciplinas básicas de física, matemática e informática que estabelecem fundamentos sólidos aos estudantes que terão, ao se formar, condições para o entendimento das descobertas e inovações que ocorrem nas fronteiras do conhecimento.

 

OBJETIVOS

O curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo geral a formação de profissionais com uma sólida formação básica e amplo espectro de atuação, com atenção constante sobre o “estado da arte” nas diversas áreas da Engenharia Elétrica.

O Curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Central Paulista foi proposto com o objetivo de atender a uma demanda crescente por profissionais especializados a fim de suprir as necessidades específicas das indústrias e empresas da cidade de São Carlos e região.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O curso de Engenharia Elétrica compreende conteúdos e atividades que constituem base consistente para a formação de um profissional capaz de atender ao perfil descrito acima.

Assim sendo, tem como objetivo desenvolver, nos seus alunos, as seguintes habilidades e competências:

  • Dominar conhecimentos em Matemática, Física e Computação, para aplicá-los na solução de problemas em engenharia.
  • Avaliar a viabilidade econômica, bem como o impacto social e ambiental de projetos na área de engenharia.
  • Competência para identificar, modelar e resolver problemas em engenharia, em especial, dentro de sua área específica de atuação.
  • Visão global dos processos com capacidade de projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
  • Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão.
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
  • Capacidade de atuar em equipes multidisciplinares, com espírito de cooperação, cordialidade e liderança.
  • Preservar, difundir e desenvolver valores éticos ao futuro engenheiro.

 

PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS

O perfil do formando em Engenharia Elétrica Industrial compreende um conjunto diversificado de competências e habilidades que o tornam um profissional capaz de identificar e resolver problemas na área de engenharia com uma visão ética e humanística.

O Engenheiro Eletricista formado pela UNICEP terá uma sólida formação nas áreas básicas de Cálculo e Física, além de uma abrangente formação profissional na área de engenharia elétrica, com conhecimentos em eletricidade, eletrônica analógica, circuitos digitais e controle. Dentro da área específica de informática e controle industrial, o formando terá um profundo conhecimento sobre tecnologias de informática e, em especial, da sua aplicação na área industrial. Ainda dentro da especificidade do curso, o egresso terá uma formação sólida sobre a aplicação da teoria de controle em aplicações industriais, dominando diversas tecnologias nas áreas de instrumentação e de redes industriais.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O planejamento do Currículo Pleno para o curso de Engenharia Elétrica, do Centro Universitário Central Paulista foi elaborado de forma a atender ao objetivo de capacitar o profissional definido segundo o Perfil, bem como atender às Diretrizes Curriculares para os cursos de engenharia.

Esse currículo contempla conteúdos voltados para os diferentes campos de atuação profissional de forma a promover o desenvolvimento de conhecimentos e garantir ao futuro Engenheiro as competências anteriormente propostas.

Nos quatro primeiros períodos da estrutura curricular do curso, são ministradas disciplinas de formação básica, tais como Matemática, Cálculo, Física, Química, Português, etc. Este núcleo constitui o Ciclo Básico de Engenharia. Após este período, o estudante terá contato com as disciplinas profissionalizantes e específicas da área.

Cabe salientar que, na grade de 2011, os alunos do Curso devem desenvolver Atividades Complementares, que compreendem todas as atividades realizadas com ou sem a supervisão direta de um docente do UNICEP realizadas dentro ou fora da instituição e que não estão atreladas a uma disciplina específica. Neste contexto, o Estágio Supervisionado é considerado uma disciplina do curso e os estágios Extra-curriculares são considerados Atividades Complementares. No curso de Engenharia Elétrica, as Atividades Complementares, totalizam aproximadamente 3% da carga horária total do curso.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

O núcleo de conteúdos básicos, cerca de aproximadamente 35% da carga horária mínima, versará sobre os tópicos que seguem:

- ÁLGEBRA LINEAR I, e II; ALGORITMOS; CÁLCULO I,II e III ;- DESENHO TÉCNICO; ECONOMIA; FÍSICA I, II, III; FENÔMENOS DE TRANSPORTE; FÍSICA EXPERIMENTAL - ELETRICIDADE; MECÂNICA E ÓTICA; FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO; FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA; HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO; LÍNGUA PORTUGUESA; LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I,II; MÉTODOS NUMÉRICOS; QUÍMICA GERAL; SOCIEDADE,TECNOLOGIA E MEIO-AMBIENTE; VETORES E GEOMETRIA ANALÍTICA; PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA; MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO.


O núcleo de conteúdos profissionalizantes, cerca de aproximadamente 31% de carga horária mínima, versará sobre um subconjunto coerente dos tópicos abaixo discriminados:

MECÂNICA DOS SÓLIDOS; MATEMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA; CIRCUITOS DIGITAIS I,II; CIRCUITOS ELÉTRICOS I,II; MATERIAIS E DISPOSITIVOS ELÉTRICOS; SOFTWARES DE APOIO A PROJETO; PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA; SISTEMAS LINEARES I,II; ELETRÔNICA; LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA; ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES; ELETROMAGNETISMO; MICROCONTROLADORES I,II; INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA; ELETROMAGNETISMO APLICADO; INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I ENGENHARIA ECONÔMICA.


O núcleo de conteúdos específicos se constitui em extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo de conteúdos profissionalizantes, bem como de outros conteúdos destinados a caracterizar modalidades. Esses conteúdos, consubstanciando o restante da carga horária total, são:

ELETRÔNICA INDUSTRIAL; EMPREENDEDORISMO; ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS; GESTÃO DE INVESTIMENTOS; INSTALAÇÕES ELÉTRICAS II; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS; MÁQUINAS ELÉTRICAS; MICROCONTROLADORES II; OPTATIVA; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; PROJETO DE GRADUAÇÃO I, II; REDES INDUSTRIAIS; ROBÓTICA; SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE CONTROLE


Grade Vigente do Curso Diurno;

Grade Vigente do Curso Noturno.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

O curso de Engenharia Elétrica habilita profissionalmente para as seguintes atuações:

  • projetar, implementar e instalar dispositivos e sistemas eletroeletrônicos digitais e analógicos.
  • aplicar recursos computacionais na solução de problemas na área de Engenharia Elétrica, em especial, na área de controle industrial.
  • trabalhar na conservação e manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos.
  • continuar sua formação acadêmica, participando de cursos de atualização, especialização e pós-graduação em Engenharia Elétrica, ou em áreas afins.
  • lecionar disciplinas na área de Engenharia em instituições de ensino superior.

 

INFRAESTRUTURA DO CURSO

O curso conta com a seguinte infraestrutura:

  • Laboratórios de informática: A UNICEP possui diversos laboratórios de uso comum a vários cursos da instituição. Dentre eles, destacamos os nove laboratórios de informática, localizados no Bloco A5 do Campus II, com livre acesso no período das 08hs às 22hs30 durante a semana e no sábado, das 08hs às 18hs.
  • Laboratórios básicos Física: Mecânica e Ótica, Eletricidade e Magnetismo.
  • Laboratórios de química Geral: Servem às disciplinas do ciclo básico.
  • Laboratórios modernos das áreas profissionalizantes e específicos: Eletrônica, Automação e controle, Sistemas digitais, Instalações e Medidas Elétricas, Conversão de Energia, Micro-controladores, Circuitos Elétricos e Instrumentação Eletrônica

 

COORDENAÇÃO

O curso de Engenharia Elétrica é atualmente coordenado pelo Prof. José Alberto Rodrigues Jordão, que tem a seguinte formação:

Acadêmica:

  • Graduação: Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro 1966.
  • Mestrado: Em Física, pelo Instituto de Física e Química - USP São Carlos 1977.
  • Doutorado: Em Física, pelo Instituto de Física e Química - USP São Carlos 1982
  • Pós Doutorado em Metalurgia Física Junto ao Departamento de Engenharia de materiais da UFSCAR (1995 a 2000).

 

Funções acadêmicas exercidas:

  • Chefe do Departamento de Física: Da Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR (1977 a 1979).
  • Vice Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFSCAR de (1986 a 1990).
  • Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFSCAR de (1990 a 1994).
  • Diretor Executivo da Fundação de Apoio para a Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (FAI) da UFSCAR de (1992 a 1996).
  • Membro do conselho universitário da UFSCAR de (1986 a 1994).
  • Membro do conselho de Curadores da UFSCAR de (1994 a 2006).
  • Coordenador do Ciclo Básico das Engenharias da UNICEP de (2000 a 2011)

 

EVENTOS

Workshop

Anualmente, na última semana de novembro, O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA realiza seu Workshop. Neste evento, os alunos do último ano apresentam, em forma de "posters", seus trabalhos de conclusão de curso.

Este evento é público e é visitado por empresários e pessoas interessadas em tecnologia e inovação. Diversos alunos, autores destes trabalhos, já foram convidados a participar de incubadoras de empresas no ParqTec e CEDIN, e também a trabalhar em empresas que empregam mão de obra altamente qualificada.

Diversos trabalhos, como, por exemplo: Freios eletromagnéticos, Automação e controle de pH e concentração de nutrientes para cultura hidropônica, homogeneização de fornos domésticos e industriais, entre outros, foram patenteados e implementados em indústrias da região.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Diretrizes Gerais

O Estágio Curricular é uma etapa integrante de cursos de graduação em Engenharia, instituída pelas Diretrizes Curriculares de Engenharia, via resolução CNE/CES 11 de 11 de março de 2002.

A carga horária exigida para o cumprimento do Estágio Curricular dos Cursos de Engenharia do UNICEP é de no mínimo cento e sessenta e cinco horas (165 h).

Para a realização do Estágio Curricular Obrigatório, o aluno deverá estar cursando, no mínimo, o 7º período do Curso de Engenharia de Computação.

Para tanto carecerá respeitar as normas constantes no Regulamento Geral do Estágio Curricular Obrigatório dos Cursos de Engenharia (ANEXO I). Assim é importante, antes de iniciar o estágio ler cuidadosamente esse documento. Para isto, clicar no ANEXO abaixo.

 

Antes de iniciar o estágio, o aluno deve ler cuidadosamente este documento. Para isto, clique no nome do documento acima. Procedimento

Para realizar o Estágio Curricular Obrigatório, o aluno deve se enquadrar em um dos casos abaixo.


Para saber como proceder, clique no caso em que você se enquadra, acima.

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE

 

Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria