Gestão de RH

O CURSO

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNICEP atende a Resolução CNE/CP 3 de 18/12/2002 que define a educação profissional de nível tecnológico sendo designada como curso superior de tecnologia. Além dessa Resolução atende, em conjunto, o Parecer CNE/CES 436/2001 com orientações sobre os Cursos Superiores de Tecnologia - Formação de Tecnólogo; e Parecer CNE/CP 29/2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.

A evolução das organizações e as constantes mudanças no mundo corporativo, tendo o conhecimento e as competências como novos paradigmas, vêm exigindo uma mudança de postura nos estilos pessoais e gerenciais. As novas tecnologias, bem como as novas formas de organização do trabalho, têm tornado obsoletos os métodos tradicionais de gestão das empresas. Essa realidade tem sido amplificada por inovações tecnológicas, surgimento de novos modelos de gestão e mudanças significativas no perfil dos clientes e nas suas relações com as empresas fornecedoras de produtos e serviços.

Esse novo cenário exige, cada vez mais, a atuação de profissionais competentes, e uma das áreas a desenvolver mais conhecimentos teóricos e práticos é a Gestão de Recursos Humanos. Dessa forma, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem a finalidade de habilitar seus egressos para atuarem em diferentes organizações, e está fundamentado em uma visão estratégica para enfrentar os novos desafios que a realidade impõe.

A UNICEP, consciente da demanda de profissionais que a região apresenta, concebeu o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, partindo da premissa básica de que o mercado necessita de profissionais competentes, preparados para o desempenho de atividades criativas, que tragam boas alternativas de desenvolvimento para a cidade e região, com a finalidade de acompanhar a concorrência mundial advinda da globalização.

O profissional de Gestão em Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de RH como Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, Benefícios, Gestão de Carreiras e Sistemas de Informação de Recursos Humanos. É também um facilitador na disseminação da cultura interna das organizações, propiciando o envolvimento, a integração e a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

O grande diferencial competitivo das organizações no século XXI está em atrair e manter talentos. Dessa forma, o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos deverá ter conhecimentos, habilidades e atitudes orientadas para resultados no campo de gestão de pessoas e ser capaz de atuar em processos de recursos humanos e comportamento organizacional, visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional

 

DADOS DO CURSO

a) Tipo: Tecnólogo

b) Modalidade: Presencial

c) Local da Oferta: Centro Universitário Central Paulista – UNICEP - Unidade II

d) Carga Horária do Curso em horas de 60 minutos: 1613horas.

e) Turno de Funcionamento: Noite: 19h00 às 22h30, de segunda a sexta-feira

f) Número de vagas oferecidas: 80 vagas por ano

g) Duração: 2 anos

 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos foi autorizado pela Resolução CONSEPE 009-A/2013, de 17 de dezembro de 2013, com base na autonomia universitária prevista no Artigo 28 do Decreto 5.773, de 09/05/2006.

Reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 248, de 30/06/2016, publicada no D.O.U. nº 125, Seção 1, página 37, em 01/07/2016

 

COORDENAÇÃO

A Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos é a Profa. Dra. Ana Rita Gallo, graduada em Ciências Sociais (1995) pela UFSCar e Administração pela UNICEP (2008); mestre em Engenharia de Produção (1999) pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e doutora em Engenharia de Produção (2003) pela UFSCar.

A coordenadora Profa. Dra. Ana Rita Gallo tem experiência como professora universitária em cursos de graduação (UNICEP; ASSER Rio Claro/SP; ASSER Porto Ferreira/SP; UNIARA; FAFIBE E FATEB) E pós-graduação “lato sensu” (UNICEP).

Contato: (16) 3362-2111 / Ramal 2145 Email: anaritagallo@gmail.com.br

 

CORPO DOCENTE

NOME TITULAÇÃO
Ana Rita Gallo Doutora
Carlos Eduardo G. Petroni Mestre
Claudia Heloisa Casarin Ribeiro Mestre
Danielle Christiane Viveiros Mestre
Eliane Ap. Campanha Araujo Doutora
Elisangela Maria Machado Pratta Doutora
Fransérgio Follis Doutor
Josmar Brandão Doutor
Marco Antonio Pratta Doutor
Marco Antonio da Fonseca Simões Especialista
Maikon Vidotti Mestre
Maria Elisabeth S. de Assis Mestre
Sergio Perussi Filho Doutor
Symara Helena Penow Campos Mestre

 

 

OBJETIVOS DO CURSO

Tendo em vista a “Resolução CNE/CP 03, de 18 de dezembro de 2002”, que institui as “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia”, o curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem por objetivo geral formar um profissional que atue no planejamento e gerenciamento da grande área de Recursos Humanos e dos seus subsistemas (recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e monitoração do quadro de funcionários). Assim, o futuro profissional poderá promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupos (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologia), aglutinando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional, análise organizacional, avaliação interna de desempenho, cultura e clima do ambiente de trabalho, coordenação de equipes de trabalho.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos busca também formar um profissional de nível superior capacitado a desenvolver funções e atividades que compreendam a Gestão de Recursos Humanos, tais como:

  • Recrutamento e Seleção: propor critérios, técnicas e elaborar instrumentos para recrutamento, seleção e integração dos profissionais na organização;
  • Contratação de pessoal: desenvolver todo o apoio técnico administrativo, necessário à operacionalização desta função;
  • Treinamento e desenvolvimento: elaborar, implementar, acompanhar e avaliar resultados de projetos de treinamento e desenvolvimento humano;
  • Avaliação de desempenho: definir padrões e construir instrumentos, implementar a aplicação para a avaliação do desempenho humano;
  • Análise de cargos e remuneração: descrever os cargos, identificar os requisitos que devem possuir seus ocupantes e avaliar os cargos com o objetivo de definir os níveis de remuneração;
  • Liderança: conduzir equipes, coordenar projetos e liderar reuniões de trabalho;
  • Negociação: negociar diretamente e assessorar nas negociações com os profissionais da organização, clientes e organizações sindicais;
  • Motivação: utilizar estratégias adequadas para aumentar o nível de interesse, de satisfação e de realização das pessoas, criando motivos de estímulo;
  • Comunicação: comunicar-se de maneira eficaz com a administração superior, com as gerências intermediárias, com todos os profissionais que compõem a organização, com os fornecedores, clientes, líderes sindicais, etc;

 

Outros objetivos específicos bastante relevantes à atuação profissional são:

  • capacitar gestores de recursos humanos que tenham habilidade de comunicação inter e intrapessoal; preparar profissionais competentes e cidadãos conscientes que possam gerir organizações humanas, garantindo seu permanente sucesso dentro de padrões éticos e profissionais;
  • oferecer ao estudante, o conhecimento e as técnicas gerenciais modernas, capacitando-o a alavancar o desenvolvimento dos recursos humanos nas organizações;
  • estimular o futuro tecnólogo a produzir uma cultura do planejamento de recursos humanos, em função dos objetivos específicos da organização em que atua.

 

Dessa forma, os objetivos do curso são formar profissionais competentes e éticos, atualizados e inovadores para atuarem em processos de recursos humanos e comportamento organizacional, visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional. Enfim, formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes orientadas para resultados no campo de gestão de pessoas.

 

MERCADO DE TRABALHO

Na oferta dos conteúdos curriculares, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Pessoas contempla as diversas possibilidades de atuação do profissional. Dessa forma, os conteúdos curriculares foram definidos visando habilitar o tecnólogo em Gestão de RH para atuar em contextos de gestão de pessoas em pequenas, médias ou grandes empresas privadas de serviços, indústria ou comércio, em qualquer segmento de negócios, em especial, na área de recursos humanos, bem como na administração pública ou em ONGs.

O Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos pode assumir diferentes funções no mercado de trabalho, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), tais como: Assistente, Auxiliar, Analista, Coordenador, Gerente de Recursos Humanos, entre outras.

O profissional também pode atuar em diversos subsistemas de gestão de pessoas, que envolvem: a administração de benefícios, cargos e salários; políticas de motivação; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento organizacional; avaliação de desempenho e clima organizacional; administração de conflitos; planejamento estratégico; implementação de programas de qualidade de vida no trabalho; gestão de carreiras, entre outros.

Nesses contextos, há a necessidade de um especialista que busque mudanças, levando as instituições a novos processos, estratégias e objetivos, trabalhando com as pessoas em uma visão interdisciplinar das áreas da organização, destacando o potencial humano delas. Esse profissional pode contribuir, ainda, para a análise de indicadores de RH (ex.: absenteísmo, rotatividade e outros controles funcionais), satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional, atuando na gestão de qualquer área da empresa que envolva pessoas ou na gestão de RH em seu próprio empreendimento.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

A coordenação, avaliando as estruturas curriculares junto ao Núcleo Docente Estruturante e o Conselho de Curso, percebeu a necessidade de uma matriz mais prática e mais direcionada em relação às exigências do mercado e do corpo discente, criando um curso cuja organização curricular, metodologias e atividades práticas conduzam à formação de um profissional competente e generalista, versátil e empreendedor, desenvolvendo, ainda, a comunicabilidade, o dinamismo, a criatividade, a liderança, a ética e a responsabilidade.

O curso desenvolve, no discente, capacidades para que o egresso esteja preparado para as exigências do mercado e atento aos problemas sociais, ecológicos, políticos e econômicos, que acompanham o desenvolvimento das organizações no Brasil e no mundo globalizado.

O Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos está dividido em quatro módulos sequenciais com carga horária de 1613 horas. A disposição e ordenamento dos conteúdos curriculares foram pensados e planejados para articular teoria e prática, além de contemplar - nos 2º, 3º e 4º semestres - uma disciplina que integra os conteúdos das demais disciplinas cursadas no mesmo semestre, denominada Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM).

A cada semestre cursado, o discente que obtiver aproveitamento de todas as disciplinas tem o direito a um certificado intermediário (módulo cursado) e, ao final dos quatro semestres, os discentes obtêm o diploma de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

A divisão dos módulos e respectivos certificados, ao final de cada período letivo cursado, ficará disposta da seguinte forma:

  1. Primeiro Período – Módulo I – Formação Básica em Gestão de Recursos Humanos – Certificado de Auxiliar em Recursos Humanos;
  2. Segundo Período – Módulo II – Relações de Trabalho – Certificado de Assistente de Recursos Humanos;
  3. Terceiro Período – Módulo III – Desenvolvimento de Pessoas – Certificado de Analista de Recursos Humanos; e
  4. Quarto Período – Módulo IV – Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Certificado de Gestor de Recursos Humanos.

 

É importante ressaltar que, ao oferecer certificados intermediários aos alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos, a UNICEP cria um diferencial no sentido de valorizar o currículo do aluno que não possui disciplinas pendentes (DP). Esse aluno, em um processo de seleção, pode ter mais conteúdo que outras pessoas que não o possuem, criando uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

 

MATRIZ CURRICULAR

Modulo I – Formação Básica em Gestão de Recursos Humanos - Carga Horária 440

Língua Portuguesa 88

Psicologia das Organizações 88

Gestão Empresarial 88

Fundamentos de Matemática 88

Gestão de Recursos Humanos 44

Direito das Relações Empresariais 44

 

Modulo II – Relações de Trabalho - Carga Horária 440

Administração de Pessoal 44

Relações Étnico Racial e História da Cultura e Afro Brasileira e Africana 44

Sociologia Organizacional 44

Gestão de Contabilidade e Finanças 88

Direito aplicado à Gestão de Pessoas 88

Segurança no Trabalho e Saúde Ocupacional 44

Ética e Relações Humanas nas Organizações 44

Projeto Integrado Multidisciplinar I 44 88

 

Modulo III – Desenvolvimento de Pessoas - Carga Horária 440

Recrutamento e Seleção de Pessoas 88

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 88

Gestão de Desempenho e Competências 88

Gestão Cargos, Salários e Benefícios. 44

Comunicação Organizacional 44

Dinâmica de Grupos 44

Projeto Integrado Multidisciplinar II 44 88

 

Modulo IV – Gestão Estratégica em RH - Carga Horária 396

Gestão Estratégica em Recursos Humanos 88

Planejamento e Tomada de Decisão 44

Responsabilidade Social e Meio Ambiente 44

Optativa 44

Gestão de Carreira e Desenvolvimento Profissional 44

Gestão do Clima Organizacional 44

Projeto Integrado Multidisciplinar III 88 44

 

Total de horas (50 minutos) 1936

Total de horas (60 minutos) 1613

 

* Relação de disciplinas optativas

As disciplinas relacionadas abaixo compõem o conjunto de disciplinas optativas do Curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. O Conselho de Curso pode alterar o rol de disciplinas optativas, de acordo com as demandas e necessidades do Curso. Além dessas disciplinas, os alunos podem optar por outras disciplinas oferecidas na Instituição de Ensino Superior em outros cursos de graduação no semestre.

Técnicas de Consultoria Empresarial 44

Linguagem Brasileira dos Sinais (LIBRAS) 44

Empreendedorismo 44

Negociação e Gerenciamento de Conflitos 44

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

As competências e habilidades do CST em Gestão de RH são:

  • analisar o campo de atuação do Gestor de Recursos Humanos e seus desafios contemporâneos;
  • atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  • conhecer a legislação e saber trabalhar com a diversidade de gênero, etnia e portadores de deficiências;
  • conhecer a legislação vigente para processos de admissão e demissão de pessoal;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar procedimentos de recrutamento e seleção de colaboradores;
  • compreender descrição e análise de cargos e salários;
  • identificar e analisar necessidades de treinamento;
  • planejar e implantar projetos de treinamento e de desenvolvimento de pessoal;
  • definir parâmetros de avaliação de desempenho;
  • identificar formas de utilização dos dados de avaliação de desempenho para planejamento e implantação de ações corretivas visando o desenvolvimento das potencialidades dos profissionais;
  • propor mudanças visando a maior competitividade da organização por meio da melhoria continua da mão de obra;
  • relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais, requeridos na sua atuação profissional;
  • saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
  • atuar pautado em princípios éticos e social e ambientalmente responsáveis.

 

Essas competências, básicas, apóiam-se no desenvolvimento das habilidades de:

  • pesquisar fontes de informações técnicas e acadêmicas formais da área;
  • liderar de forma crítica e criativa;
  • ter iniciativa para interferir na realidade transformando-a, caso seja necessário;
  • empreender, analisando de forma crítica as organizações;
  • coordenar pessoas (trabalhar em equipe);
  • utilizar recursos e dados concretos/reais para a análise e apresentação de informações e para a preparação das atividades profissionais.

 

Nesse sentido, o Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNICEP está preparado para capacitar o aluno para o pleno exercício de suas atividades profissionais, estando apto a:

  • comunicar-se de maneira eficaz com todos os profissionais que compõem ou não a organização;
  • organizar rotinas de trabalho;
  • descrever, analisar, avaliar e elaborar estrutura de cargos e salários, atendendo aos objetivos organizacionais em consonância com o mercado de trabalho;
  • operacionalizar atividades como admissão de pessoal, folha de pagamento e demissão, respeitando a legislação vigente;
  • auxiliar na escolha de candidatos para a empresa;
  • atuar na definição de políticas de recompensas conforme as estratégias de negócios adotadas pela organização;
  • identificar a necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa;
  • realizar o manejo do quadro de funcionários;
  • levantar as necessidades de treinamento da instituição;
  • elaborar e gerir planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal;
  • elaborar e gerenciar planos de carreira nas empresas;
  • organizar programas e instrumentos de avaliação de clima institucional;
  • manejar conflitos no âmbito organizacional;
  • elaborar estratégias para melhorar a segurança no trabalho, bem como a saúde ocupacional e a qualidade de vida no trabalho;
  • desenvolver ações destinadas a otimizar relações e condições de trabalho, visando a maior produtividade e realização pessoal de indivíduos e grupos, ergonomia e assessoramento para formulação e implementação da política de recursos humanos;
  • trabalhar em equipe, norteado por princípios éticos e social e ambientalmente responsáveis.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O grande diferencial competitivo das organizações no século XXI está em atrair e manter talentos. Dessa forma, o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos detém conhecimentos, habilidades e atitudes orientadas para resultados no campo de gestão de pessoas e capacidade de atuar em processos de recursos humanos, citados anteriormente, e comportamento organizacional, visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional.

O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pode atuar em pequenas, médias ou grandes empresas de serviços, indústria ou comércio, em qualquer segmento de negócios, bem como poderá trabalhar na gestão de qualquer área da empresa que envolva pessoas ou, ainda, na gestão de RH em seu próprio empreendimento.

No âmbito das empresas, este profissional pode trabalhar em inúmeros cargos como consultor de recrutamento e seleção; assistente de departamento pessoal; supervisor de cargos, salários e benefícios; gestor de conflitos; analista de treinamento; analista de recursos humanos; desenvolvimento e comportamento organizacional; e gerente de recursos humanos. Portanto, o egresso deste curso deverá apresentar, ao final do processo, uma sólida formação técnica e profissional, além de demonstrar uma visão ética e humanística referente às demandas sociais, culturais, ambientais entre outras.

Considerando o perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho, bem como a matriz curricular do curso, de acordo com a Resolução CNE/CP nº 03/2002 e com o disposto no Catálogo dos Cursos Superiores de Tecnologia (2010).

 

ESTRUTURA CURRICULAR

A Estrutura Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos foi elaborada pela Coordenação de Curso e Núcleo Docente Estruturante com vistas a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia (Resolução Nº. 3, de 18 de dezembro de 2002); bem como ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Assim, a organização curricular compreende as competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia. O Currículo é desenvolvido com um total geral de 1.613 horas, com duração mínima de 04 (quatro) semestres.

O Curso desenvolve-se com aulas teóricas e práticas, conforme as especificidades programáticas de suas disciplinas. Nas aulas teóricas, o aluno recebe e desenvolve conhecimentos básicos ou avançados, previstos nos conteúdos curriculares. Estas atividades são desenvolvidas individualmente ou em grupo, em salas de aula ou outros espaços compatíveis. Preveem a utilização de lousas, projetores multimídia e outros materiais didáticos. As aulaspráticas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos englobam a observação e a prática assistida. Nessas atividades, alunos recebem e desenvolvem conhecimentos que envolvem a experimentação com elementos organizacionais ou que os representem. Estas atividades são desenvolvidas individualmente ou em grupo e acontecem por meio de estudos de casos, jogos, dinâmicas de grupo, visitas a campo, palestras, eventos entre outros.

A UNICEP e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de RHbuscam atender as exigências legais ao propor uma abordagem interdisciplinar e de caráter permanente aos seguintes temas: Questões Étnico-Raciais, Educação Ambiental e Direitos Humanos. Esses temas devem transcender o ambiente acadêmico-profissional de formação do estudante, uma vez que são importantes para a realidade contemporânea. Para isso, tais temáticas devem ser vistas na perspectiva plural, crítica e integradora, com vistas à formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Com essas preocupações, na esfera acadêmica, são conduzidos programas de avaliação permanente de atividades de ensino, bem como melhorias contínuas na infraestrutura necessária para o bom andamento do curso, buscando atender uma proposta de educação inclusiva. Ressalta-se, ainda, que, com o propósito de atender as exigências legais e conjunturais vigentes, a matriz curricular apresenta em seu bojo a disciplina optativa de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (Decreto 56/2005) e as disciplinas obrigatórias de Responsabilidade Social e Meio Ambiente (Decreto 4.281/2002; Resolução CNE/CP 02/2012); Relações Étnico-Raciais e História da Cultura Afro-brasileira e Africana (Resolução CNE/CP 01/2004) e Direitos Humanos, cujo conteúdo está contemplado na Disciplina Direito aplicado à Gestão de Pessoas (segundo semestre do curso).

Há também a preocupação em oferecer um serviço de orientação aos alunos com necessidades educativas especiais, sejam elas cognitivas, motoras, visuais ou auditivas. Trata-se de uma resposta da Instituição para atender não somente às metas institucionais, mas principalmente para suprir algumas necessidades básicas de uma parcela do corpo discente com dificuldades diagnosticadas no cotidiano acadêmico. Como exemplo disso, temos uso das Leis 10.048/2000 e 10.098/2000, e do Decreto n. 5.626/2005, aplicados ao Campus Universitário. Especificamente, o Curso de Gestão em RH possui um aluno surdo (2014/2015) que conta com o suporte de um profissional Intérprete de Libras, contratado para acompanhá-lo durante as aulas e eventos promovidos pala UNICEP.

O quadro docente do curso de RH recebe informações e orientações sobre as necessidades especiais dos alunos no sentido de adequar suas aulas, atividades, exercícios etc., para incluir tais alunos aos seus procedimentos de ensino. Essas orientações são transmitidas por profissionais especializados contratados pela UNICEP. Há também uma infraestrutura preparada para pessoas deficientes de mobilidade, pois em todo o campus existem rampas, rebaixadores de calçada, sinalizadores no chão para cegos (podotátil), elevadores para a locomoção adequada das pessoas com deficiências.

No que tange aos quesitos de flexibilidade, interdisciplinaridade, atualização com o mundo do trabalho e articulação da teoria com a prática, destacam-se as disciplinas ProjetoIntegrado Multidisciplinar I, II e III.Nessas disciplinas, são tratados temas interdisciplinares ligados à Gestão de Recursos Humanos, bem como a elaboração de projetos teórico-práticos na área, podendo ser considerados projetos de pesquisa voltados ao mercado de trabalho dos discentes.

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) constitui componente curricular integrante da matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e tem por objetivo estimular a prática de estudos independentes, a autonomia intelectual e a eliminação da dicotomia entre estudos teóricos e práticos, bem como despertar o interesse do aluno para o estudo de questões contemporâneas fundamentais para sua formação integral.

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) utiliza uma metodologia que prevê a orientação e o acompanhamento das atividades pelo professor e, ao mesmo tempo, possibilita que outra parte do trabalho seja desenvolvida pelo aluno, individualmente, em certos momentos, e de forma coletiva, em outros, utilizando diferentes ambientes de aprendizagem como biblioteca, laboratórios e em outras situações externas à sala de aula.Para tanto, sua carga horária está dividida assim: parte em sala de aula e parte fora da sala de aula, sendo que, no módulo I, a aula dura 44 horas; e as outras 88 horas são destinadas para as atividades em grupo para pesquisar o tema de estudo escolhido. No módulo II, a aula dura 44 horas, sendo que as outras 88 horas são destinadas ao processo de diagnóstico organizacional na área de Recursos Humanos, dentro de uma organização escolhida pelos alunos. Finalizando, no módulo III, a aula dura 88 horas, cuja meta é fechar o diagnóstico e buscar soluções para os problemas levantados e/ou aproveitar oportunidades percebidas pelos alunos. Às 44 horas restantes são usadas para reuniões de grupo no fechamento da pesquisa. Visualmente, na matriz curricular do curso de Gestão em Recursos Humanos, tem-se um total de 176 horas em sala de aula e 220 horas de trabalho fora da sala.

 

PROJETO PEDAGÓGICO

Clique aqui e veja o Projeto Pedagógico do Curso

EM BREVE

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE

Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria