Gestão de TI

O CURSO

Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico em suas causas e efeitos e incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho são os objetivos do curso de Tecnologia em Gestão de TI.

O profissional formado estará apto gerenciar os sistemas implantados nas organizações, projetar e definir parâmetros de utilização de sistemas, gerenciar os recursos humanos envolvidos, implantar e documentar processos e rotinas, controlar os níveis de uso de sistemas operacionais, banco de dados e redes

 

COORDENAÇÃO

Prof. MSc. Wellington da Rocha Gouveia

O coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão em Gestão da Tecnologia da Informação é o Prof. Msc. Wellington da Rocha Gouveia, graduado em Sistemas de Informação (2003) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); mestre em Engenharia Elétrica (2010) pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e doutorando em Biotecnologia pela Unesp.

O coordenador tem experiência como professor universitário em cursos de graduação (UNICEP – Centro Universitário Central Paulista; UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, ASSER Porto Ferreira/SP; UNIP – Universidade Paulista; FAFEM/Mococa/SP.

Contato: (16) 3362-2111 / Ramal 2177

Email: rochaw@yahoo.com

 

PROJETO PEDAGÓGICO

 

DADOS DO CURSO

Dados Legais

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação foi autorizado pela Resolução CONSEPE 007, de 21 de junho de 2013, com base na autonomia universitária prevista no Artigo 28 do Decreto 5.773, de 09/05/2006.

Duração: 2 anos

Numero de Vagas: 60 (noturno)

Dados Gerais

O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados, projeta sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação são:

  • Proporcionar aprendizagem e atualização para a formação de um profissional que seja conhecedor das áreas básicas e atuais da Informática, bem como da Administração;
  • Proporcionar aos participantes condições para desenvolver e adaptar os sistemas de computação existentes por meio do uso do conhecimento de redes de computadores, bancos de dados, sistemas operacionais e linguagens de programação;
  • Desenvolver habilidades e competências inerentes à gestão da tecnologia da informação, considerando as premissas: visão organizacional, conhecimento de novas tecnologias e capacidade de gestão;
  • Proporcionar aos participantes uma visão gerencial e estratégica associada à utilização da tecnologia da informação na gestão estratégica de negócios;
  • Incentivar nos participantes a busca por novos conhecimentos na área de tecnologia e o aprendizado individual.
  • Desenvolver nos participantes condições para conhecer basicamente os princípios da Gestão da Tecnologia.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Tendo em vista o perfil pretendido, a formação do gestor em Tecnologia da Informação deve abranger uma consistente base teórica, articulada à investigação de práticas de TI com ênfase em conhecimentos específicos. Nesse sentido, buscar-se-á como habilidades e competências a serem formadas:

  • Aplicar conhecimentos de forma inovadora, acompanhando a evolução da área de Tecnologia da Informação, contribuindo para a busca de soluções em diferentes setores nas organizações.
  • Acompanhar o processo de informatização da Empresa de acordo com as ferramentas de controle da qualidade, produtividade, efetividade, segurança, prazos e custos de projetos que envolvem tecnologia da informação.
  • Analisar e planejar a definição do uso de ferramentas de tecnologia da informação: hardware, software, gestão de dados e informações, para que seja possível a elaboração de plano de aquisição, implantação e implementação de sistemas de informação.
  • Auxiliar na tomada de decisões em ambientes coorporativos caracterizados pelo uso da tecnologia de informação, proporcionando vantagens competitivas para a organização.
  • Analisar as tecnologias, aos processos, aos recursos humanos em Tecnologia da Informação e as estratégias que impactam os negócios da organização.
  • Interagir com os diversos setores da organização, a fim de conceber, desenvolver, gerenciar e aprimorar sistemas de informação.
  • Utilizar, adequada e eficazmente, as tecnologias de informação na solução de problemas relativos a domínios de aplicação específicos.

 

PERFIL DO EGRESSO

O profissional formado pelo curso de Gestão da Tecnologia da Informação atua como gestor da infra-estrutura lógica e física e dos serviços relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Atua nos mais diversos segmentos sendo o responsável pelo uso inteligente dos recursos de utilizando metodologias e boas práticas de mercado. Também atua com pesquisa, avaliação, especificação e planejamento de vendas de produtos e serviços de TIC.

 

INFRAESTRUTURA DO CURSO

O curso conta com a seguinte infraestrutura:

  • Salas de aula expositiva
  • Laboratórios de informática
  • Laboratórios das áreas profissionalizantes e específicos

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação foram elaborados com vistas a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia e o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Assim, a organização curricular compreende as competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.

Em relação à flexibilidade e à interdisciplinaridade do curso agregadas a atualização com o mundo do trabalho e articulação da teoria com a prática, destacam-se as disciplinas Programa Multidisciplinar Integrador I, II, III e IV. Nessas disciplinas são tratados temas interdisciplinares ligados à Gestão da Tecnologia da Informação, bem como, a elaboração de projetos teóricos e práticos nas áreas específica do curso. Os gráficos abaixo representam a estrutura curricular do curso:

 

Gráfico Gestão TI

EM BREVE

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE

Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria