O CURSO

Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico em suas causas e efeitos e incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho são os objetivos do curso de Tecnologia em Gestão de TI.

O profissional formado estará apto gerenciar os sistemas implantados nas organizações, projetar e definir parâmetros de utilização de sistemas, gerenciar os recursos humanos envolvidos, implantar e documentar processos e rotinas, controlar os níveis de uso de sistemas operacionais, banco de dados e redes.


COORDENAÇÃO



Prof. MSc. Wellington da Rocha Gouveia

O coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão em Gestão da Tecnologia da Informação é o Prof. Msc. Wellington da Rocha Gouveia, graduado em Sistemas de Informação (2003) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); mestre em Engenharia Elétrica (2010) pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e doutorando em Biotecnologia pela Unesp.

O coordenador tem experiência como professor universitário em cursos de graduação (UNICEP – Centro Universitário Central Paulista; UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, ASSER Porto Ferreira/SP; UNIP – Universidade Paulista; FAFEM/Mococa/SP.

Contato: (16) 3362-2111 / Ramal 2177
Email: rochaw@yahoo.com


DADOS DO CURSO



Dados Legais

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação foi autorizado pela Resolução CONSEPE 007, de 21 de junho de 2013, com base na autonomia universitária prevista no Artigo 28 do Decreto 5.773, de 09/05/2006.

Duração: 2 anos
Numero de Vagas: 60 (noturno)


Dados Gerais

O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados, projeta sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa.


OBJETIVOS DO CURSO



Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação são:

  • Proporcionar aprendizagem e atualização para a formação de um profissional que seja conhecedor das áreas básicas e atuais da Informática, bem como da Administração;

  • Proporcionar aos participantes condições para desenvolver e adaptar os sistemas de computação existentes por meio do uso do conhecimento de redes de computadores, bancos de dados, sistemas operacionais e linguagens de programação;

  • Desenvolver habilidades e competências inerentes à gestão da tecnologia da informação, considerando as premissas: visão organizacional, conhecimento de novas tecnologias e capacidade de gestão.

  • Proporcionar aos participantes uma visão gerencial e estratégica associada à utilização da tecnologia da informação na gestão estratégica de negócios;

  • Incentivar nos participantes a busca por novos conhecimentos na área de tecnologia e o aprendizado individual.

  • Desenvolver nos participantes condições para conhecer basicamente os princípios da Gestão da Tecnologia.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES



Tendo em vista o perfil pretendido, a formação do gestor em Tecnologia da Informação deve abranger uma consistente base teórica, articulada à investigação de práticas de TI com ênfase em conhecimentos específicos. Nesse sentido, buscar-se-á como habilidades e competências a serem formadas:

  • Aplicar conhecimentos de forma inovadora, acompanhando a evolução da área de Tecnologia da Informação, contribuindo para a busca de soluções em diferentes setores nas organizações.

  • Acompanhar o processo de informatização da Empresa de acordo com as ferramentas de controle da qualidade, produtividade, efetividade, segurança, prazos e custos de projetos que envolvem tecnologia da informação.

  • Analisar e planejar a definição do uso de ferramentas de tecnologia da informação: hardware, software, gestão de dados e informações, para que seja possível a elaboração de plano de aquisição, implantação e implementação de sistemas de informação.

  • Auxiliar na tomada de decisões em ambientes coorporativos caracterizados pelo uso da tecnologia de informação, proporcionando vantagens competitivas para a organização.

  • Analisar as tecnologias, aos processos, aos recursos humanos em Tecnologia da Informação e as estratégias que impactam os negócios da organização.

  • Interagir com os diversos setores da organização, a fim de conceber, desenvolver, gerenciar e aprimorar sistemas de informação.

  • Utilizar, adequada e eficazmente, as tecnologias de informação na solução de problemas relativos a domínios de aplicação específicos.



PERFIL DO EGRESSO



O profissional formado pelo curso de Gestão da Tecnologia da Informação atua como gestor da infra-estrutura lógica e física e dos serviços relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Atua nos mais diversos segmentos sendo o responsável pelo uso inteligente dos recursos de utilizando metodologias e boas práticas de mercado. Também atua com pesquisa, avaliação, especificação e planejamento de vendas de produtos e serviços de TIC.


INFRAESTRUTURA DO CURSO



O curso conta com a seguinte infraestrutura:

  • Salas de aula expositiva

  • Laboratórios de informática

  • Laboratórios das áreas profissionalizantes e específicos



CONTEÚDOS CURRICULARES



Os conteúdos curriculares do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação foram elaborados com vistas a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia e o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Assim, a organização curricular compreende as competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.

Em relação à flexibilidade e à interdisciplinaridade do curso agregadas a atualização com o mundo do trabalho e articulação da teoria com a prática, destacam-se as disciplinas Programa Multidisciplinar Integrador I, II, III e IV. Nessas disciplinas são tratados temas interdisciplinares ligados à Gestão da Tecnologia da Informação, bem como, a elaboração de projetos teóricos e práticos nas áreas específica do curso. Os gráficos abaixo representam a estrutura curricular do curso:



2018 - Unicep São Carlos - Rua Miguel Petroni, 5111 - CEP: 13563-470 - Fone: (16) 3362-2111 | Whatsapp Vestibular: (16) 99608-3111