O CURSO

Dados Legais

O Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) foi credenciado por meio da Portaria 2.148 publicada no D.O.U. de outubro de 2001. Em 2002, foi implantado o Curso de Nutrição, conforme Resolução CONSEPE/UNICEP no 005, de 18 de outubro de 2001.


Dados da Autorização

O curso de Nutrição teve a Renovação do Reconhecimento pela PORTARIA nº 1, de 06/01/2012, publicado no DOU. nº 6, em 09/01/12, – Seção 1 – Págs. 19 e 20)


Matriz Curricular

A matriz curricular do Curso de Nutrição segue as diretrizes curriculares do curso, baseada na Resolução CNE/CES nº 5, de 7 de novembro de 2001 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.


Duração

Mínimo 08 semestres (4 anos); máximo 16 semestres (8 anos)
Número de Vagas: 60 vagas por ano
Conceito Preliminar do Curso (CPC): 4 (nota de 1 a 5)
IGC : 4




COORDENAÇÃO



Coordenação:

Profa. Msc. Valéria Cristina Schneider
vschneider@unicep.com.br


Adjunta:

Profª Dra. Cíntia Alessandra Matiucci Pereira
cmatiucci@unicep.com.br


OBJETIVOS DO CURSO



O nutricionista dedica-se à orientação alimentar personalizada e a outras formas de intervenção nutricional, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida. Seu campo de trabalho se estende a hospitais, restaurantes industriais, escolas, hotéis, consultórios dietéticos, ambulatórios, centros de saúde, creches, indústrias de alimentos, instituições de pesquisa, universidades e, também a trabalhos em marketing e nutrição de atletas.

O curso de Nutrição do UNICEP, em acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares, tem como objetivos:

  • Formar um profissional capaz de atuar, pautado em princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

  • Oferecer condições para atuação do nutricionista no planejamento, organização, gerenciamento e avaliação de Unidades de Alimentação e Nutrição.

  • Desenvolver adequada formação profissional do futuro nutricionista deixando-o apto a planejar, prescrever, elaborar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.

  • Formar um profissional apto a atuar em comunidades agindo em políticas e em programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES



  • Atuar articulando os conhecimentos biológicos, políticos, econômicos e sociais em todas as áreas em que a alimentação e a nutrição são fundamentais para preservar, promover e recuperar a saúde de indivíduos e grupos populacionais;

  • Desenvolver atividades técnico-científicas específicas no campo da nutrição e alimentação humana, com percepção crítica da realidade social, econômica, cultural e política, em nível individual e coletivo;

  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;

  • Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional do indivíduo e de grupos populacionais;

  • Exercer a prática da nutrição clínica, em caráter preventivo e terapêutico;

  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em suas áreas de atuação;

  • Atuar em políticas e em programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;

  • Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;

  • Avaliar e diagnosticar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;

  • Planejar, organizar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;

  • Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;

  • Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades nas áreas de alimentação e nutrição;

  • Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação;

  • Atuação em marketing em alimentação e nutrição;

  • Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;

  • Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana;

  • Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição;

  • Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais;

  • Direcionar a prática profissional do interesse social, à cidadania e à ética.



ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO



O processo de elaboração do currículo do curso de graduação em Nutrição do UNICEP procurou considerar diversos fatores, especialmente aqueles definidos pela legislação pertinente.

A estrutura curricular contempla conteúdos referentes aos diferentes campos de atuação profissional, de forma a promover o desenvolvimento dos conhecimentos e garantir as competências e habilidades necessárias à atuação no mercado de trabalho.





INFRAESTRUTURA DO CURSO



As atividades do Curso de Nutrição são desenvolvidas no Campus II do UNICEP, contando com uma Clínica de Nutrição, onde os alunos realizam estágio curricular obrigatório supervisionado pelos professores do curso e desenvolvem atividades de extensão aprendendo na prática a fazer avaliação, orientação e educação nutricional com indivíduos e coletividades. A Clínica atende a população geral e do UNICEP.

Também faz parte da estrutura do curso, um Laboratório de Técnica Dietética onde além das aulas práticas do curso, também é usado para cursos e treinamentos envolvendo a população, professores e alunos.

O curso conta com laboratórios didáticos de química, microbiologia, anatomia humana, biologia e bromatologia.

Além disso, o curso e dispõe de salas de aulas convencionais, instalações específicas para os docentes, para os coordenadores e diretores, Secretaria Acadêmica de Graduação e Pós-Graduação, demais órgãos de apoio, e um Centro de Informática. As condições de acesso para portadores de necessidades especiais visam à eliminação de barreiras pedagógicas, arquitetônicas ao propiciar comunicações bastante satisfatórias.


PERFIL PROFISSIONAL



Ao longo de seus mais de 10 anos de existência, o Curso de Graduação em Nutrição do UNICEP formou muitos profissionais que têm trilhado carreiras de sucesso. Muitos já completaram ou estão completando Cursos de Mestrado e Doutorado nas melhores universidades do Brasil, como USP, UNESP, UNICAMP e UFSCar, alguns deles desenvolvendo parte das atividades em universidades e laboratórios governamentais americanos; formou ainda muitos profissionais que têm atuado junto a empresas de porte na área de Alimentação Coletiva no Estado de São Paulo e fora dele, além de muitos aprovados em concursos públicos e outros atuando como empreendedores que montaram seus próprios negócios na área de alimentação. O sucesso dos formados é medida fiel da qualidade do curso de Nutrição do UNICEP.


CLÍNICA DE NUTRIÇÃO



A Clínica de Nutrição está localizada no Campus II do UNICEP. Na clínica os alunos realizam estágio curricular obrigatório supervisionado pelos professores do curso e desenvolvem atividades de extensão aprendendo na prática a fazer avaliação, orientação e educação nutricional com indivíduos e coletividades. A Clínica atende gratuitamente a população geral e do UNICEP.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC



O projeto pedagógico do curso de Nutrição prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como exigência para a graduação como Bacharel em Nutrição (atendendo às Diretrizes Curriculares do MEC e CFN).





2018 - Unicep São Carlos - Rua Miguel Petroni, 5111 - CEP: 13563-470 - Fone: (16) 3362-2111 | Whatsapp Vestibular: (16) 99608-3111