CONTEÚDOS CURRICULARES



O curso se caracteriza por oito semestres no período diurno e 10 semestres no período noturno que se complementam a partir do eixo temático proposto para a formação de seus estudantes.

A estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Odontologia é projetada para ofertar disciplinas que contemplam as ciências biológicas e da saúde, ciências humanas e sociais e ciências da odontologia; busca atender os objetivos e o perfil estabelecido para o curso, por meio dos conteúdos que se interligam em eixos de formação em conformidade com as Diretrizes Curriculares do curso de Odontologia. Os componentes curriculares relacionados ao processo saúde/doença do indivíduo, da família e da comunidade, integrada à realidade epidemiológica e profissional conduzem ao desenvolvimento de potencialidades profissionais que expressam condições para a efetiva conclusão do curso e subsequente colação de grau, desde que comprovada a indispensável integralização curricular no tempo útil fixado para o curso e permite visualizar linearmente as ações e os projetos interdisciplinares.

A estrutura curricular apresentada na matriz vigente define a carga horária das disciplinas e projetou as intenções das Diretrizes Curriculares Nacionais. Sua estrutura permite visualizar linearidade ente as ações e os projetos interdisciplinares. Está composta por 4.144 horas, sendo 3.227 horas de componentes teóricos e práticos de disciplinas gerais e específicas, 825 horas de Estágio Supervisionado e 92 horas de Atividades Complementares. O perfil de formação do curso de Bacharelado em Odontologia da UNICEP e seus componentes estruturais podem ser observados no gráfico 1. A organização dos componentes curriculares na sua estrutura permite visualizar de forma linear sua complexidade, pois as ações e os projetos interdisciplinares, realizados semestralmente abrangem a compreensão global de seus conteúdos, facilitando o pensamento e agir tecnológico em soluções rápidas e inovações para o mercado. Dessa forma, o curso se caracteriza por (8) oito semestres no turno diurno e (10) dez semestres no turno noturno que se complementam a partir do eixo temático proposto para a formação de seus estudantes.