Pedagogia - EAD

DADOS DO CURSO
 

Dados Legais

O Curso foi autorizado a iniciar suas atividades pela PORTARIA SERES Nº 729, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014, publicada em Diário Oficial em 28 de novembro de 2014, com um total de 450 vagas (totais anuais). O Curso tem, no mínimo, a duração 4 anos para conclusão e, no máximo, de 8 anos.


Dados Gerais

O curso foi estruturado tendo como base a Resolução CNE/CP n° 1, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.

As Diretrizes aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. (Artigo 2º da RESOLUÇÃO CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006).

A formação habilita para atuar no ensino, na organização de sistemas, unidades, projetos educacionais e na pesquisa, produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base indispensável de sua formação e identidade profissional. A dedicação e o estudo constante fazem parte da vida de sua formação profissional, tão requisitado no mundo contemporâneo, que pode decidir por trabalhar em empresas particulares das mais diversas áreas ou, ainda, entrar para as carreiras públicas, mediante concurso.


Estrutura Curricular

Grade Vigente do Curso

 

COORDENAÇÃO

O curso de Licenciatura em Pedagogia é atualmente coordenado pela professora Maria Cristina Braga Tagliavini Licenciada em Pedagogia, pela UFSCar, Bacharel em Direito, pela FADISC, Mestrado em Educação pela UFSCar e Doutoranda em Educação pela UNICAMP.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

A formação do Pedagogo não se restringe às necessidades imediatas do mercado de trabalho, embora não possa desconsiderá-las. A preocupação básica inclui e supera a qualificação técnica, e afirma como núcleo central a apropriação/construção de um referencial teórico-prático vigoroso, cientificamente consistente, que possibilite ao futuro profissional atuar com competência na docência e na gestão do trabalho educacional.

O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

  • Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • Gestão educacional, numa perspectiva democrática, que compreenda a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias da Educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Pesquisa, através da produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

 

COMPETÊNCIAS

  • lidar com modelos de gestão inovadores;
  • comportar-se de modo flexível, com vistas a resolver problemas e desafios pedagógicos;
  • atuar com base no ordenamento de atividades e programas, com vistas a selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;
  • articular a atividade educacional nas diferentes formas de gestão, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;
  • elaborar projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e gestão, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
  • identificar mudanças contextuais e antecipar-se às mesmas, através da proposição e implementação de projetos;
  • descrever processos de construção do conhecimento no indivíduo, inserido em seu contexto social e cultural.
  • estabelecer relações de parceria e colaboração com a comunidade externa à escola e, de modo especial, com os pais dos alunos, a fim de promover sua participação na comunidade escolar e uma comunicação fluente entre eles e a escola;
  • articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • identificar processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em ambiente escolar e não escolar, e de suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuação sobre ele;
  • atuar como gestor em parceria com os demais membros da equipe pedagógica que compõem a instituição (escolar ou não-escolar) nas situações de ensino e de aprendizagem;
  • promover ações educativas em instituições de ensino público ou privado, organizações não governamentais e/ou empresas;
  • lidar adequadamente com os novos recursos tecnológicos à disposição da educação atualmente: recursos de informática, softwares, tecnologia audiovisual presencial e para ensino a distância;
  • valorizar o diálogo, a participação e o espírito de mudança comportamental contínuas;
  • criar condições para que os educandos possam conquistar autonomia, desenvolver a inteligência, a afetividade, o julgamento moral e a responsabilidade social e, desta maneira, poderem se integrar efetivamente à comunidade;
  • superar a ação autoritária na educação, valorizando a afetividade;
  • expressar-se adequadamente através da linguagem escrita formal;
  • comunicar-se verbalmente de forma clara e objetiva;
  • compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e sua função na produção do conhecimento;
  • compreender e interpretar de modo integrado, sistêmico e estratégico o fenômeno e as práticas educativas no âmbito sócio-político-econômico-cultural no qual os mesmos encontram-se inseridos;
  • raciocinar de maneira lógica, crítica e analítica;
  • estabelecer relações formais e causais entre fenômenos;
  • interagir de modo criativo e original face aos diferentes contextos educacionais e sociais, visando superar a exclusão;
  • conhecer o contexto histórico-institucional no qual e para o qual atua;
  • assumir uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
  • utilizar os conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa.

 

MERCADO DE TRABALHO

  • O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:
  • Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • Gestão educacional, numa perspectiva democrática, que compreenda a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias da Educação e de projetos e experiências educativas não-escolares; análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
  • O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Central Paulista, com o trabalho de um corpo docente competente e ético, com um currículo estruturado e atualizado, vem formando, há mais de duas décadas, profissionais, que hoje se destacam no mercado de trabalho da cidade e da região, quer como professores, pesquisadores, gestores, supervisores etc.

 

PERFIL PROFISSIONAL

O processo de formação do profissional do curso de Licenciatura em Pedagogia deverá se circunscrever em torno da problemática pedagógica e do conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa. A formação do licenciado em Pedagogia fundamenta-se no trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não-escolares, que têm a docência como base.

O perfil pretendido refere-se a um profissional que se caracterize por:

  • Atuar na docência na Educação Infantil;
  • Atuar na docência das séries iniciais do Ensino Fundamental;
  • Planejar ações educativas;
  • Implementar projetos sócio-educativos;
  • Integrar equipes multidisciplinares, visando o desenvolvimento de ações educacionais;
  • Analisar e planejar projetos que atinjam crianças, jovens ou adultos;
  • Promover avaliações individuais e institucionais;
  • Atuar como educador em espaços escolares e não-escolares;
  • Intervir em contextos diversificados promovendo ações educativas não-formais e informais;
  • Atuar com indivíduos de diferentes faixas etárias e características sócio-econômico-culturais e de desenvolvimento;
  • Identificar pressupostos político-filosóficos em projetos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e não-escolares.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio supervisionado, conforme regulamento próprio, (anexo I) será realizado nas salas de Educação Infantil (terceiro período letivo), nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (quarto período letivo) e em atividades que envolvam a gestão educacional (quinto período).

No estágio curricular, o aluno deverá exercitar a habilidade de relacionar teoria e prática; observar e compreender a realidade da sala de aula e da organização escolar e/ou outros contextos educacionais no seu todo, desenvolvendo assim sua capacidade investigativa; definir questões/problemas relevantes que serão objeto específico, enquanto foco do estágio a ser realizado; elaborar proposta de ação exeqüível frente à realidade vivenciada no estágio com vistas à sua atuação profissional.

Assim, o estágio será desenvolvido a partir das seguintes atividades:

  • Definição do campo de estágio;
  • Observação e análise do contexto mais amplo da instituição ou contexto do estágio;
  • Escolha de uma questão específica e análise mediante observação, obtenção de informações necessárias para a compreensão da questão/problema;
  • Elaboração de propostas de ação;
  • Implementação e avaliação das propostas;
  • Regência de aulas.


Todo o processo de estágio será desenvolvido em articulação com os profissionais das diferentes instituições/contextos onde este deverá ocorrer. O estágio deverá atender às necessidades de formação do Pedagogo, bem como às necessidades dessas instituições/contextos.

Nesse sentido, levar-se-á em conta tanto a dimensão técnica quanto ética que envolve esta relação.

Você também pode!

Possibilita que o aluno financie seu curso SEM JUROS! Pagando metade do valor das mensalidades enquanto estuda, e a outra metade depois que se formar.

Programa do MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em instituições particulares cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. *Exceto Curso de Odontologia.

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. *Exceto Curso de Odontologia.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral a alunos matriculados nas IES em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana. *Exceto Curso de Odontologia.

O programa visa a apoiar os alunos que apresentam carência sócio-econômica e disponibilidade para prestar serviços em diversos setores da instituição. O aluno recebe uma bolsa estudo/estágio na UNICEP, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. *Exceto Curso de Odontologia.

Desconto concedido a alunos com um ou mais irmãos ou parentes de 1º Grau ou cônjuges, matriculados na Instituição, desde que o pagamento da mensalidade seja efetuado até a data do vencimento. *Exceto Curso de Odontologia.

Seleção por meio de prova elaborada por professor da área. O aluno com o melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina, cumprindo uma carga horária de 10 horas semanais. (Exigência: o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP mantém convênio com várias empresas e órgãos públicos da região com intuito de beneficiar os colaboradores e funcionários de tais instituições concedendo descontos nas mensalidades. Consulte-nos para saber se a empresa ou órgão público em que trabalha possui convênio conosco e aproveite esta oportunidade. *Exceto Curso de Odontologia.

TRANSFERÊNCIA: Você que está estudando em outra instituição de ensino superior e está em dia com suas mensalidades, tem a possibilidade de transferir seu curso para UNICEP pagando o mesmo valor que está pagando na outra IES ou obter desconto de até 30% nas mensalidades. (sujeito à análise de vagas, documentação acadêmica e comprovação do valor da mensalidade). *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para egressos de outras instituições de ensino superior privadas, que desejarem cursar sua 2ª graduação conosco. (Válidos para ingressantes em 2017). *Exceto Curso de Odontologia.

Será concedido automaticamente desconto nas mensalidades até o final do curso para os alunos que se matricularem em cursos superiores relacionados pela UNICEP no início de cada ano, de acordo com demandas específicas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco e obtenha a relação dos cursos e descontos previstos. *Exceto Curso de Odontologia.

A UNICEP concede desconto de até 40% para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente (Federados - mediante comprovação). *Exceto Curso de Odontologia.

 

SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE


Esgotadas todas as possibilidades citadas acima, o SETOR DE RELACIONAMENTO DISCENTE, após receber as solicitações de desconto, considerando a carência econômica e o desempenho acadêmico do aluno realiza uma análise e apresenta parecer para a Mantenedora, que poderá conceder descontos no valor da mensalidade de até 30%. Semestralmente a UNICEP fixará edital com a quantidade de bolsas parciais a serem concedidas, de acordo com os cursos e turmas em andamento, bem como cronograma estabelecido para o processo de concessão.
Para renovação do benefício o aluno não poderá ter qualquer dependência acadêmica.

OBS.: Os benefícios não são cumulativos. Preponderará o maior desconto.

Para maiores informações:

Setor de Relacionamento Discente
Telefone: (16) 3362-2111 ramal 2118
Secretaria