O CURSO

Dados Legais

Ato de Autorizado: Autorizado pela Resolução CONSEPE 004, de 21 de junho de 2013, com base na autonomia universitária prevista no Artigo 28 do Decreto 5.773, de 09/05/2006.
Duração: 10 semestres (Diurno – Noturno)
Numero de Vagas: 60 (Diurno – Noturno)


Dados Gerais

Legislações referentes ao curso DCNs – Pareceres e Resoluções

Parecer CNE/CES 0105, de 13 de março de 2003, homologado em 9/4/2002, e publicado no Diário Oficial da União de 11/4/2002, Seção 1, p. 14.
Resolução CNE/CES 01, de 18 de fevereiro de 2003, que institui as Diretrizes Curriculares nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária.


Legislações que regula a profissão que o curso habilita a exercer

Lei Nº 5.517, DE 23 de outubro de 1968, dispõe sobre o exercício da profissão de médico-veterinário e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.
Decreto nº 64.704 de 17/06/69 (Aprova o regulamento do exercício da profissão de Médico Veterinário).
Resolução 322 de 15/01/81 (Cria o código de Deontologia e de Ética Profissional do Médico Veterinário).


OBJETIVOS DO CURSO



O Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Central Paulista tem como objetivo o desenvolvimento educacional regional, porém preparando profissionais para o sistema brasileiro.

A UNICEP tem foco na formação generalista, proporcionando ao seu acadêmico, condições gerais para um exercício pleno. Os objetivos do curso estão diretamente relacionados com as necessidades do país.

O Centro, como fonte de formação de cidadãos especializados em todas as áreas, de graduação e pós-graduação, estimula a inserção social por meio da formação acadêmica, profissional e pessoal de seus egressos. A visão da sociedade embasa a do indivíduo e permite que a integração de todos abra as portas ao desenvolvimento social.

Uma das formas de programar a formação acadêmica plena é a institucionalização da interdisciplinaridade e da formação continuada, sujeitas a constante avaliação, propiciando um processo de autocrítica e perspectivas de uma formação profissional aprimorada. Ao final da graduação em Medicina Veterinária, o aluno deverá ter ampla convicção da necessidade do aprendizado contínuo; apresentar formação generalista; demonstrar habilidades e atitudes consideradas essenciais para a sua integração dentro das novas exigências do mercado profissional.

O seu mecanismo de ação, sustentado em bases éticas e na responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento técnico, científico e tecnológico do Estado e do País, visa à transformação constante como um mecanismo para diminuir as desigualdades determinadas por um projeto histórico, econômico e político.

A UNICEP tem claramente estabelecida sua prioridade que se inicia na titulação de seu quadro docente, passando pelo incentivo aos acadêmicos na conquista de uma sólida formação que visando o mercado atual.

Na atualidade, o objetivo prioritário concentra-se em estimular e coordenar a prática das mudanças determinadas pelas Diretrizes Curriculares, a fim de dar continuidade ao processo de evolução educacional que o país demanda.





COORDENAÇÃO



Professor Dr. Fabrício Gonçalves Corrêa | email: fabscorrea@gmail.com.

O coordenador possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (1998), mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2008).

A produção científica do Coordenador consta em seu Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/8202689960962492.

O coordenador do Curso de Medicina Veterinária participa efetivamente como membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, órgão colegiado central da UNICEP, cuja composição e atribuições estão definidas no Estatuto Geral da UNICEP. Em linhas gerais, compete ao CONSEPE superintender e coordenar, em nível superior, as atividades de ensino, de pesquisa e extensão (como: criar, expandir, modificar, extinguir cursos; calendário acadêmico, planos de carreira docente; normas sobre contratação e dispensa de professores, etc); elaborar o Regimento Interno da instituição; deliberar, naquilo que lhe compete, sobre as alterações deste Estatuto e do Regimento Geral; constituir comissões; aprovar, encaminhando para apreciação do Conselho Universitário, a concessão de dignidades acadêmicas e prêmios; exercer o poder disciplinar, no âmbito de suas funções.

O coordenador atuou no EAD como Tutor Virtual da UNICEP no Curso de Tecnólogo em Radiologia da UNICEP, no período de 2012, na disciplina Ética e Legislação.

Desempenha atividades, principalmente nos seguintes temas: genética e biologia Molecular, microbiologia e imunologia, parasitologia, patologia clínica, farmacologia, clínica e cirúrgica de pequenos animais, doenças infecciosas, zoonose e saúde pública, introdução à radiologia, anatomia radiológica, medicina nuclear, ética e legislação e atua como professor do curso de graduação em Tecnólogo em Radiologia, Biomedicina, Farmácia e Biologia desde 2008 no Centro Universitário Central Paulista - UNICEP.

Em 2007 atuou como docente titular da Faculdade Atenas – Paracatu, ministrou aulas para o curso de Medicina Humana e Nutrição. Em 2011 atuou como docente titular da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT), ministrou aulas para o curso de Medicina Veterinária e em 2012, atuou como docente titular da Universidade de Marília (UNIMAR), ministrou aulas para o curso de Medicina Veterinária e foi responsável pelo laboratório clínico do Hospital Veterinário.

De 1999 à 2006 atuou como médico veterinário em clínicas particulares.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES



  • Prática da clínica médica e cirúrgica em todas as suas modalidades e esferas de atuação;

  • Assistência técnica e sanitária aos animais;

  • Planejamento e a execução da defesa sanitária animal, atividades de extensão rural, atendendo às necessidades e interesses da comunidade e preservação de meio ambiente;

  • Fiscalização e inspeção higiênica e tecnológica dos produtos de origem animal;

  • Supervisão, e fiscalização de todos os projetos de pesquisa animal;

  • Defesa da fauna, especialmente o controle da exploração das espécies animais silvestres, bem como dos seus produtos;

  • Interpretar sinais clínicos, e alterações morfo-funcionais;

  • Interpretar e realizar exames laboratoriais;

  • Elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de atuação da Medicina Veterinária.



CONTEÚDO CURRICULAR



O curso de Bacharel em Medicina Veterinária da UNICEP tem seus conteúdos curriculares fundamentados na Resolução CNE/CES 01, de 18 de fevereiro de 2003, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, estará estruturado em:

Conteúdos Básico I

Engloba os conhecimentos das ciências biológicas e da saúde, que incluem-se de uma forma integralizadora:

Bases moleculares e celulares: visão ampla dos conteúdos (teóricos e práticos) dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, biofísicos, microbiológicos, imunológicos, genética molecular e bioinformática em todo desenvolvimento do processo saúde-doença.

Ciências Humanas e Sociais: conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade contribuem para a compreensão dos determinantes sociais,culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos, legais, conteúdos envolvendo a comunicação, a informática, a economia, a gestão administrativa em nível individual e coletivo.


Conteúdos Específicos II

Ciências da Medicina Veterinária: incluem-se os conteúdos teóricos e práticos relacionados com saúde-doença, produção animal e ambiente, com ênfase nas áreas de Saúde Animal, Clínica e Cirurgia Veterinárias, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Zootecnia, Produção Animal e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Zootecnia e Produção Animal: visão ampla dos sistemas de criação, manejo, nutrição, biotécnicas da reprodução, exploração econômica e ecologicamente sustentável, incluindo agronegócios.

Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal: incluindo classificação, processamento, padronização, conservação e inspeção higiênica e sanitária dos produtos de origem animal e dos seus derivados.

Clínica Veterinária: incorporando conhecimentos de clínica, cirurgia e fisiopatologia da reprodução com ênfase nos aspectos semiológicos e laboratoriais, visando a determinação da etiopatogenia, do diagnóstico e dos tratamentos médico ou cirúrgico das enfermidades de diferentes naturezas.

Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública: conteúdos essenciais às atividades destinadas ao planejamento em saúde, a epidemiologia, controle e erradicação das enfermidades infecto-contagiosas, parasitárias e zoonoses, saneamento ambiental, produção e controle de produtos biológicos.
Figura 1 - Gráfico do perfil de formação do curso de Medicina Veterinária




Estrutura Curricular do Curso

O Curso de Medicina Veterinária é constituído de disciplinas curriculares que abrangem conteúdos atualizados e abordam todos os conteúdos básicos e específicos na área de Medicina Veterinária. As disciplinas curriculares foram fundamentadas através das diretrizes curriculares, visando o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.


INFRAESTRUTURA DO CURSO



Para atender o curso de Medicina Veterinária à instituição disponibiliza as infraestruturas de laboratórios:

  • Laboratório de Anatomia

  • Laboratório de Parasitologia

  • Laboratório de Microbiologia e Imunologia

  • Laboratório de Patologia

  • Laboratório de Bioquímica e Bromatologia

  • Laboratório de Tecnologia de Alimentos

  • Laboratório de Radiologia

  • Laboratórios de Informática

  • Hospital Veterinário Universitário

  • Sítio Universitário Experimental



PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO



De acordo com a Resolução CNE/CES 01, de 18 de fevereiro de 2003, o bacharel em Medicina Veterinária formado pela UNICEP deverá apresentar ao final do curso o seguinte perfil:

  • O profissional deverá estar inserido de forma efetiva no contexto sócio-econômico e político regional e nacional;

  • Com formação generalista, crítico, ético e humanista estará capacitado para estabelecer inter-relações entre as áreas de saúde animal e saúde humana;

  • Dentro do contexto social, deverá apresentar raciocínio lógico e preciso, objetivando encontrar soluções imediatas com criatividade e competência, e estar ciente de seu papel social, suprindo carências e necessidades da sociedade;

  • Comprometido com a produção e saúde animal, estará preparado para integrar equipes multiprofissionais, envolvendo inclusive o Sistema Único de Saúde, na vigilância sanitária e epidemiológica visando sempre a promoção da saúde;

  • Apto a atuar multi e interdisciplinarmente no mercado de empreendedorismo, seja no agronegócio, na indústria, em estabelecimentos veterinários, hospitais, clínicas e consultórios veterinários.

  • Consciente da necessidade de atuar com responsabilidade em prol do meio ambiente, conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, diagnóstico, biotecnologia e nos aspectos técnicos-científicos, para buscar a melhoria da qualidade de vida animal e humana.



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