O CURSO



Dados Legais

Ato de Autorizado: Autorizado pela Resolução CONSEPE 004, de 21 de junho de 2013, com base na autonomia universitária prevista no Artigo 28 do Decreto 5.773, de 09/05/2006.
Duração: 10 semestres (Diurno – Noturno)
Numero de Vagas: 60 (Diurno – Noturno)


Dados Gerais

Legislações referentes ao curso DCNs – Pareceres e Resoluções

Parecer CNE/CES 0105, de 13 de março de 2003, homologado em 9/4/2002, e publicado no Diário Oficial da União de 11/4/2002, Seção 1, p. 14.
Resolução CNE/CES 01, de 18 de fevereiro de 2003, que institui as Diretrizes Curriculares nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária.


Legislações que regula a profissão que o curso habilita a exercer

Lei Nº 5.517, DE 23 de outubro de 1968, dispõe sobre o exercício da profissão de médico-veterinário e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.
Decreto nº 64.704 de 17/06/69 (Aprova o regulamento do exercício da profissão de Médico Veterinário).
Resolução 322 de 15/01/81 (Cria o código de Deontologia e de Ética Profissional do Médico Veterinário).


O Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Central Paulistatem como objetivo o desenvolvimento educacional regional, porém preparando profissionais para o sistema brasileiro.

A UNICEP tem foco na formação generalista, proporcionando ao seu acadêmico, condições gerais para um exercício pleno. Os objetivos do curso estão diretamente relacionados com as necessidades do país.

O Centro, como fonte de formação de cidadãos especializados em todas as áreas, de graduação e pós-graduação, estimula a inserção social por meio da formação acadêmica, profissional e pessoal de seus egressos. A visão da sociedade embasa a do indivíduo e permite que a integração de todos abra as portas ao desenvolvimento social.

Uma das formas de programar a formação acadêmica plena é a institucionalização da interdisciplinaridade e da formação continuada, sujeitas a constante avaliação, propiciando um processo de autocrítica e perspectivas de uma formação profissional aprimorada. Ao final da graduação em Medicina Veterinária, o aluno deverá ter ampla convicção da necessidade do aprendizado contínuo; apresentar formação generalista; demonstrar habilidades e atitudes consideradas essenciais para a sua integração dentro das novas exigências do mercado profissional.

O seu mecanismo de ação, sustentado em bases éticas e na responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento técnico, científico e tecnológico do Estado e do País, visa à transformação constante como um mecanismo para diminuir as desigualdades determinadas por um projeto histórico, econômico e político.

A UNICEP tem claramente estabelecida sua prioridade que se inicia na titulação de seu quadro docente, passando pelo incentivo aos acadêmicos na conquista de uma sólida formação que visando o mercado atual.

Na atualidade, o objetivo prioritário concentra-se em estimular e coordenar a prática das mudanças determinadas pelas Diretrizes Curriculares, a fim de dar continuidade ao processo de evolução educacional que o país demanda.