GUIA DO ESTUDANTE


ORIENTAÇÃO ACADÊMICA



Secretaria acadêmica:

É o órgão responsável pelo acompanhamento e informação acadêmica ao corpo discente, encontrando-se à disposição para prestar orientação sobre a vida universitária, os cursos de graduação e os direitos e deveres dos estudantes.

Todos os documentos escolares, tais como: declarações, atestados, transferências, programas de disciplinas e outros, devem ser requeridos na Secretaria Acadêmica.


O horário de funcionamento é:

  • De segunda feira a sexta feira das 08 horas às 22 horas

  • E aos sábados das 08 horas as 12 horas.


Comunicação entre a Unicep e o Estudante:

Informamos que os comunicados acadêmicos e financeiros entre a Instituição e o estudante serão realizados via e-mail (devidamente cadastrado no ato da matrícula) ou, através de editais afixados nos murais localizados no Campus.

É de responsabilidade dos estudantes manter sempre atualizado o seu e-mail. informando-o à Secretaria Acadêmica ou atualizando-o no seu ambiente.


Matrícula:

A matrícula é semestral, conforme previsto no calendário acadêmico. Portanto, as matrículas são feitas sempre no início de cada semestre letivo, nos meses de janeiro e julho, em datas divulgadas no Calendário Escolar e nos murais de avisos.


Estudantes Matriculados por Período:

São os estudantes que não têm disciplina em dependência no período. Assim, matriculam-se em todas as disciplinas oferecidas no respectivo período (semestre).


Estudantes Matriculados por Disciplina:

São os estudantes que efetuam matrícula, simultaneamente, em disciplinas de dois ou mais períodos (semestres) diferentes. É o caso de estudantes que possuem dependências de disciplinas, que tenham trancado, eventualmente, a matrícula em períodos anteriores ou, ainda, aqueles que tenham cursado disciplinas em outras instituições de ensino superior.


Pré-requisitos:

Os pré-requisitos são condições prévias para a matrícula em determinadas disciplinas, ou seja, algumas disciplinas para serem cursadas dependem de conhecimento prévio. Desse modo, o estudante que vier a ser reprovado ou que não se matricular em disciplinas consideradas pré-requisito não poderá dar sequência normal ao curso.


Trancamento e Cancelamento de Matrícula:

O Regimento Geral da UNICEP estabelece, nos artigos 37 a 41, da Subseção V do Título V, os prazos, as regras e os procedimentos para o trancamento e cancelamento de matriculas. É necessário, também, estar com os pagamentos em dia até a data da solicitação do trancamento. Todos os boletos já vencidos serão cobrado. Regimento Geral


Alteração de Matrícula:

  • Quando o estudante fizer o trancamento de disciplinas, deverão ser observadas as datas determinadas no Calendário Acadêmico.

  • Quando o estudante fizer a inclusão de disciplinas: em toda inclusão de disciplina a mesma será cobrada, retroativamente, desde a matrícula.

  • Quando o estudante fizer o trancamento integral do curso: deverá requerer na Secretaria Acadêmica através de um requerimento próprio, devendo estar com todas as mensalidades devidamente quitadas, até a data do pedido.

  • Quando o estudante fizer o trancamento de disciplinas do curso: deverá requerer na Secretaria Acadêmica através de um requerimento próprio, seguindo as normas e datas determinadas no Calendário Acadêmico.

  • Quando o estudante fizer a troca de cursos/turnos: deverá seguir as normas e as datas determinadas no Calendário Acadêmico.