NAC - Núcleo de Avaliação Continuada


Histórico da cultura avaliativa na UNICEP

O processo de avaliação institucional da UNICEP vem sendo desenvolvido de forma sistematizada desde 1995. Em 22 de maio de 1998, os membros da Congregação do Centro de Ensino Superior de São Carlos (CESUSC) aprovaram, por unanimidade, a criação do Programa de Avaliação Continuada (PAC-ASSER), elaborado nos moldes do Documento Básico do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).

O PAC-ASSER se constituiu num processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, capaz de gerar ferramentas para o planejamento da gestão universitária e para uma permanente prestação de contas à sociedade. O Programa sempre teve como estratégia permanente, assegurar ao informante a oportunidade de expressar livremente sua opinião, seus anseios, suas críticas. Para tanto, o Programa previu o acompanhamento sistemático e minucioso das ações, a fim de verificar se as funções e prioridades determinadas coletivamente estariam sendo implementadas, atendidas e mantidas, no sentido de agregar melhorias, consolidando-se o contraponto, que caracteriza a cultura avaliativa, entre o pretendido, planejado e o realizado.

A partir de março de 2004, o processo de autoavaliação da UNICEP passou a seguir as recomendações da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, definindo no Art. 11, em que “cada instituição de ensino superior deve constituir Comissão Própria de Avaliação”.

Até outubro de 2004, a autoavaliação centrou-se na avaliação dos aspectos acadêmicos de cada um dos cursos e nos aspectos infraestruturais da Instituição. Em ambos os casos, a avaliação foi realizada pelos segmentos docente e discente. A partir da Lei nº 10.861/2004 a UNICEP ampliou sua proposta de autoavaliação constituindo a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA).


O que é CPA?

A CPA é uma sigla que significa Comissão Própria de Avaliação. A CPA da UNICEP responsabiliza-se pela condução dos processos de avaliação interna, de pesquisa interna, tabulação com o auxílio do Núcleo de Avaliação Continuada (NAC), de sistematização e de organização das informações solicitadas pelo INEP.

A proposta de autoavaliação da CPA da UNICEP está em consonância com a comunidade acadêmica, os conselhos superiores da Instituição e a legislação vigente. A CPA tem, em sua composição, a representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, e também, da sociedade civil organizada. A CPA é composta por um presidente, escolhido pelo diretor da IES; um representante docente; um representante discente; um representante do setor administrativo; e, um representante da sociedade civil organizada.

Segmento Coordenação:

Titular: MSc. Karin Storani

Segmento Docente:

Titular: Profª. Drª. Laura Borges
Suplente: Profª. MSc. Edna Aparecida Cursino Silveira

Segmento Discente:

Titular: Ariane Mendes de Oliveira

Segmento Técnico-Administrativo:

Titular: Juliana Soares Artimundo
Suplente: Rodrigo Rodrigues Pereira

Segmento da Sociedade Civil:

Titular: Neise Talarico Saia
Suplente: Hermínia Catarina P. Perandré


O que é NAC ?

O NAC é uma sigla do Núcleo de Avaliação Continuada. O Núcleo foi criado em 1995 e é o responsável pela realização de todas as pesquisas internas e externas relacionadas à Instituição. É formado por equipe especializada em desenvolvimento e implementação de pesquisas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7:00hs às 21:00hs.

NAC - Núcleo de Avaliação Continuada
Centro Universitário Central Paulista - UNICEP
Rua Miguel Petroni, 5111 - Jardim Centenário
São Carlos, SP 13563-470 - Brasil
email: nac@unicep.com.br

Equipe Responsável
Coordenadora: Profª. MSc. Karin Storani - kastorani@unicep.com.br
Funcionária: Juliana Soares Artimundo - jartimundo@unicep.com.br
Funcionária: Ariane Mendes de Oliveira - aoliveira@unicep.com.br
Fone/ Fax (16) 3362-2111 Ramal 2151


Conheça o Time da CPA e do NAC




Avaliação do Egresso

Dê sua opinião sobre a Unicep e seu Curso: Clique Aqui!


Como é feito o Trabalho de Autovaliação Institucional na UNICEP?


O minucioso trabalho realizado pela CPA com apoio do NAC para a Avaliação Institucional consiste em: a) sensibilização e conscientização do Sistema de Avaliação - SINAES a toda comunidade acadêmica; b) planejamento das pesquisas; c) construção de instrumentos; d) planejamento e implementação da coleta de dados interna e externa; e) tabulação e análise dos dados; f) análise de documentos (Censo, Exame Nacional do Desempenho Estudantil - ENADE, PDI e PPI); g) elaboração de relatórios; e, h) divulgação dos resultados a toda comunidade universitária. A CPA e o NAC também são responsáveis pela avaliação dos 25 cursos de graduação e tecnólogos da Instituição, pelos 5 eixos propostos pelo SINAES, pesquisas externas e internas para balizar ações da gestão.


A modelagem do trabalho da CPA está na Figura 1





Resultados de Pesquisa



Relatório de Auto-Avaliação

Relatório de Auto-Avaliação 2019


Quais os canais de comunicação com a CPA?

Podemos conversar com todos e todas por diversos canais.

Fale com a gente:

  • Canal Whats CPA/NAC: (16) 9.9619-7951
  • Café com a CPA: Fazemos encontros presenciais com a comunidade universitária para sensibilização do Processo de Avaliação, feedback com estudantes, tomando um cafezinho.
  • Email: cpa@unicep.com.br
  • Vamos até você! A representante discente visita frequentemente as salas de aula.

Onde estamos?

NAC/CPA: Centro Universitário Central Paulista - UNICEP

Rua Miguel Petroni, 5111 | Jardim Centenário | São Carlos, SP | 13563-470 - Brasil