3º Simpósio de Tecnologia reuniu Computação, Elétrica e TI

Na semana de 09 a 13 de novembro, a UNICEP realizou o 3º Simpósio de Tecnologia que envolveu os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Gestão da Tecnologia da Informação.

Os temas foram: “Autonomous UAV”, com a Profa. Dra. Kelen Cristina Teixeira Vivaldini, DC – UFSCar; “Introdução às cidades inteligentes: conceitos, processos e sistemas”, com o Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos, DC – UFSCAR; e “Introdução ao universo do 3D com Blender”, com Lucas Ferreira Fonseca, Stoq Tecnologia.

“Sensores e Algoritmos para Estimativa de Movimento”, foi o tema da palestra do Prof. Dr. Alessandro Girardi, Universidade Federal do Pampa. De acordo com ele foi muito bom debater o tema com os estudantes, “pois com isso trocamos ideias e todos aprendem um pouco. A área de pesquisa em detecção de movimentos é bastante abrangente e envolve desde a física para o desenvolvimento de sensores até a engenharia e a computação para os projetos de hardware e software”.

E explicou: “A ideia era mostrar os conceitos básicos sobre detecção de movimento e uma aplicação para reconhecimento de gestos realizados com a mão. Acho que os estudantes conseguiram absorver as informações, pois a interação após a palestra mostrou que eles estavam muito interessados no assunto.” E finalizou: “Fiquei muito honrado com o convite e agradeço à organização do evento a oportunidade de falar aos acadêmicos. O público era bastante numeroso e foi possível mostrar um pouquinho do que estamos fazendo em termos de pesquisa aplicada.”.

No último dia do evento os participantes assistiram a palestra “Let's Flutter!”, com o Prof. Dr. Carlos José de Almeida Pereira, IFSP São Carlos. “O tema da palestra foi a tecnologia Flutter, cujo objetivo é possibilitar o desenvolvimento de aplicativos para celulares multiplataforma, isto é, aplicativos para android e ios (iphone) com o mesmo código por trás. Isso é muito relevante, dada a novidade da tecnologia e a importância da área de desenvolvimento móvel nos dias de hoje.”, contou Carlos.

“Consegui executar todas as demonstrações que tinha planejado, e parece que o pessoal gostou, tomando por base os comentários de alunos e professores presentes. Já palestrei na UNICEP antes, e é sempre uma honra muito grande, em especial por poder contribuir com a área de educação, levando informações para nossos jovens. A educação é a única capaz de mudar o mundo, desenvolver um país!”, concluiu Carlos.

Para assistir as palestras clique aqui!