Clínica sobre Handebol em Cadeira de Rodas

No dia 25 de maio, a UNICEP apresentará no simpósio "O sol nasceu para todos: uma abordagem multidisciplinar sobre as pessoas com deficiência e a sociedade", a Clínica sobre Handebol em Cadeira de Rodas, com a Equipe de Handebol em Cadeiras de Rodas UFSCar/São Carlos, no São Carlos Clube.

A equipe é vinculada ao Programa de Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas às Pessoas com Deficiência – PROAFA, projeto de extensão universitária desenvolvido pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos -  DEFMH/UFSCar, ligado ao Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada – NEAFA, coordenado pela Profa. Dra. Mey de Abreu van Munster, que é responsável pela equipe, junto com os técnicos Welson Luciano Coelho e Yuri Weslley Araújo de Sá, alunos do curso de Bacharelado em Educação Física - UFSCar. Conta, também, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos para fomentar a modalidade.

A equipe é composta por um grupo de universitários (voluntários e bolsistas), estudantes de graduação em Educação Física e de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação Especial, juntamente com o suporte de familiares e amigos dos participantes.

Desde 2008, além dos treinos semanais, a equipe participa de competições nos níveis estadual e nacional e obtém resultados expressivos no Estado de São Paulo, entre eles, os títulos dos anos de 2009, 2012 e 2018, além de três segundos lugares. Participou também dos Campeonatos Brasileiros de HCR4, realizados em Cascavel/PR em 2010, Francisco Beltrão/PR em 2012, Cascavel/PR em 2013 e Toledo/PR em 2018, além do Campeonato Brasileiro de HCR7, realizado no Rio de Janeiro/RJ em 2012.

No ano de 2013, foi realizado o 1º Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas, em Curitiba/PR, oportunidade em que a equipe teve dois integrantes convocados para a Seleção Brasileira, o atleta Gilberto Donizetti da Silva e o técnico Flávio Anderson Pedrosa de Melo, que juntos se sagraram campeões mundiais dessa modalidade esportiva.

No ano de 2018, após a participação do Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas, quatro atletas foram pré-convocados para os trabalhos, junto à Seleção brasileira, no ano de 2019 (Gilberto Donizetti da Silva, Leandro Ferreira Malaquias, Raphael Cristiano Pereira Barbosa e Tarcísio Tozetti), bem como, o técnico Welson Luciano Coelho.