Colaboradoras da UNICEP recebem mimos dos estudantes de Nutrição

Em comemoração ao Dia das Mulheres, 08 de março, o curso de Nutrição da UNICEP presenteou docentes e funcionárias com brigadeiros de biomassa de banana.

A receita foi elaborada pelos estudantes do 3º período curso: Gabriel CapuzzoLutfi, Suzana Maria Rodrigues Ribeiro, Patrícia Luísa de Souza Bergo e Luciana Vieira Barros. De acordo com Gabriel, os estudantes tiveram a ideia de presentear as colaboradoras pelo dia internacional da mulher com algo diferente, “utilizamos uma receita, não tão convencional, para mostrar que existem outras possibilidades. A biomassa de banana verde permite diversos preparos, entre eles o doce produzido que se assemelha ao brigadeiro, onde a biomassa substitui o leite condensado.”.

“O nutricionista deve conhecer os alimentos e desenvolver habilidades culinárias para a melhor experiência de nossos pacientes e consumidores”, explicou Gabriel e continuou: “Nosso intuito é desenvolver alimentos e preparações que fujam do cotidiano, com opções diferentes e com um olhar diferenciado aos produtos. Prezando por alimentos in natura e com menos contaminates químicos, no caso, orgânicos ou agroecológicos.”.

Para Suzana é muito importante participar dessas ações. “Foi de grande valia a experiência, pois pudemos entender como se faz um evento e participar de todos os processos. Contamos o número de pessoas que ganhariam o docinho, nos preocupamos com a compra dos produtos para o preparo, o armazenamento e a distribuição.”.

Confira a receita preparada pelos estudantes:

Receita biomassa

Bananas verdes orgânicas

Água

Modo de preparo

Higienize as bananas e coloque-as com a casca na panela de pressão, já com água fervendo (se precisar separá-las do cacho tome cuidado para preservar os talos). Assim, que pegar pressão deixe cozinhar por 10 minutos. Ao desligar o fogo, deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela e retire as bananas, ainda quentes, descasque-as e leve a polpa ao liquidificador. Bata a polpa, acrescentando água aos poucos para possibilitar o processamento e criar uma massa homogênea (utilize pouca água). A sua biomassa está pronta para ser utilizada nos preparos de sua escolha.

Receita Docinho de biomassa

2 xícaras de chá de biomassa de banana verde

1/2 xícara de chá de chocolate em barra 70% cacau

1 xícara de chá de açúcar demerara (ou a gosto)

1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Adicione os ingredientes em uma panela em fogo baixo e vá mexendo sempre. Quando a massa estiver homogênea, desligue o fogo e retire da panela para esfriar. Leve para a geladeira e aguarde algumas horas para que a massa esfrie e possibilite o manuseio. Enrole os brigadeiros e passe-os em confeitos de sua preferência, por exemplo, castanhas moídas, cacau em pó ou granulado de chocolate.

Texto: Ana Lívia Schiavone Torres