Cursos da UNICEP avaliados em 2019 comprovam a qualidade do ensino

Durante todo o ano de 2019, a UNICEP recebeu as comissões do Ministério da Educação (MEC) que avaliaram, in loco, cinco, dos 31 cursos oferecidos pela instituição, entre eles presenciais e a distância (EaD). Todos eles receberam conceito 4 (quatro) ou 5 (cinco), sendo que o máximo concedido pelo Ministério é 5 (cinco).

Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica obtiveram a nota através do reconhecimento de curso; Manutenção de Aeronaves e Enfermagem, obtiveram renovação de reconhecimento e o EaD UNICEP passou pelo recredenciamento. A Enfermagem foi o curso que obteve nota 5 (cinco) em 2019, os demais ficaram com 4 (quatro).

De acordo com o diretor Geral da UNICEP, Dorival Milani, todos os cursos de Ensino Superior, quaisquer eles, sejam licenciatura, bacharelado ou tecnólogo, são avaliados pelo MEC e, essa avaliação, é feita in loco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e o MEC regula essa avaliação. “A equipe vem e faz a coleta de dados e envia para o sistema online. Quando chega em Brasília, no Ministério da Educação, vários técnicos avaliam tudo aquilo que foi feito em todos os sentidos no que diz respeito à qualidade do curso, do corpo docente e da infraestrutura. Em seguida, eles podem observar e pedir que a gente faça novos processos avaliativos que são chamados de protocolos de compromisso”, explicou Milani reforçando a importância das notas recebidas. “Nós, da UNICEP, estamos muito orgulhosos com a avaliação dos cursos que obtiveram conceito MEC com a nota quatro ou acima dela”, falou.

Essa nota, ainda segundo o diretor Geral, é muito importante para a instituição, pois mostra a evolução nos processos avaliativos do MEC e, expõe, também, a qualidade do ensino e da aprendizagem oferecidos aos estudantes. “Nós, como diretores, ficamos agradecidos quando a comissão vem, pois eles mostram tudo que têm que mostrar e eles fazem uma ‘fotografia’ da instituição. Assim, quando abrimos o relatório e observamos que nós temos a maioria das notas entre quatro e cinco, sentimos muita emoção, pois reforça o trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica à comunidade de São Carlos”.

Milani ressaltou ainda que são poucas as instituições de Ensino que conseguem conceitos quatro e cinco. “Significa que estamos em um nível da proximidade da excelência, portanto, parabenizo todos os estudantes, nosso corpo docente, os colaboradores em geral e os diretores, e espero que continuem colaborando com a nossa busca cada vez maior pela qualidade”.

Texto: Andrea Vergamini de Castro