Docentes participam de mais uma aula da especialização em Inovação da UNICEP

Como parte do módulo de Desenvolvendo Competências e Habilidades do Século XXI, no último sábado (19), os estudantes do curso “Inovação em Educação: Metodologias de Ensino e Tecnologias” da UNICEP, muitos docentes da instituição, participaram de uma capacitação, dessa vez, sobre “Tecnologia Ecossistêmicas de Comunicação para Aprendizagem”, com o profissional Thiago Pierangelo, que ministra cursos de reconexão com a natureza.

Segundo ele, o objetivo do curso foi oferecer tecnologia e ferramentas aos professores para que consigam lançar mão das tecnologias inspiradas para produzir coletivamente resultados legais e não resultados destrutivos. “Venho de uma trajetória que vem da área da tecnologia e depois tive algumas mudanças e entrei na área de pesquisa. Fiz um mestrado na USP sobre novas possibilidades de produção de conhecimento e produção partilhada de conhecimento que são esses novos diálogos para que a universidade produza algo novo”, disse o profissional reforçando que seu trabalho envolve realizar emersão na área da permocultura, agroecologia e conexão com a terra.

“Durante o curso na UNICEP, desenvolvemos algumas possibilidades de aprendizagem a partir da observação e da reprodução de alguns padrões da natureza. Então, o que a gente chama no curso de tecnologia ecossistêmicas de comunicação para aprendizagem passa a reaprender a conectar com a natureza para conseguir pescar nela os padrões que a gente precisa”, finalizou.

A coordenadora do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Prof. Msc. Juliana Santicioli dos Santos, que também é aluna dessa especialização, contou que a oficina que durou o dia todo com três atividades trouxe uma experiência ímpar aos participantes “que foram às lágrimas em determinados pontos tamanha a significância do que foi realizado e que possui um denso arcabouço teórico sobre o qual estou certa, todos estão mais ou menos debruçados desde o final de semana, provocados pelo que foi desenvolvido”.

Texto: Andrea Vergamini de Castro e Ana Lívia Schiavone