Egresso da UNICEP passa em intercâmbio nos EUA

O recém-egresso do curso de Engenharia Agronômica da UNICEP, Ricardo Anselmo Peres, foi para Dakota do Sul, nos Estados Unidos, através de um programa de intercâmbio agrícola para trabalhar em uma fazenda com aproximadamente 14 mil hectares, com gado de corte da raça Angus (base de seis mil cabeças), destinada à produção de carne de qualidade superior. 

Um dos pré-requisitos para entrar no programa denominado CAEP (Communicating for Agriculture Education Program), é a formação superior ou cursando no currículo. “É um intercâmbio agrícola com o objetivo de trabalhar na área, aprender inglês e ter mais conhecimento. Passei por uma entrevista em inglês pela internet, mandei meu currículo com os lugares onde trabalhei e meu certificado de conclusão de curso e o CAEP distribuiu para os EUA, país que eu escolhi.  Várias fazendas receberam esse meu material e fui escolhido pela propriedade situada na cidade de Búffalo, na Dakota Sul”, explicou Ricardo falando sobre o trabalho que está desenvolvendo no exterior. “Trabalho aqui com o princípio da minha formação, com a parte nutricional do gado de corte. Como é um local muito frio e a pastagem não é muito boa, há um balanceamento rigoroso na nutrição do gado”, falou. 

No Brasil, Ricardo trabalhou como gerente administrativo da Fazenda Pau D´alho, com foco na produção de cana-de-açúcar, criação de gado de corte e plantio de milho e sorgo, além da integração lavoura pecuária (silvipastoril), graças, também, à graduação na UNICEP. “Sem a graduação eu não teria conseguido alcançar meus objetivos dentro da fazenda. O curso me proporcionou conhecimentos de todas as áreas do agronegócio, além de ter me apresentado professores e outras pessoas que foram colaboradores para o meu sucesso como aluno e como profissional”. E sobre a importância do curso para o seu ingresso no intercâmbio, ele disse: “Sem o curso superior, a pessoa não consegue entrar nesse programa, e tudo que aprendi na UNICEP eu usei no Brasil e, a somatória do meu currículo, me fizeram conseguir entrar no programa e trabalhar nos Estados Unidos”, finalizou Ricardo.

Sobre o CAEP
A CAEP (Communicating for Agriculture Education Program) é uma empresa internacional, especializada em promover conhecimento no agronegócio, através de viagens técnicas e intercâmbio. 

O objetivo da empresa é conduzir viagens e intercâmbio com excelência, gerar conhecimento, inovação, melhores práticas de gestão, inspiração para novos negócios e desenvolvimento humano e profissional. No mundo corporativo do agronegócio, é uma plataforma para aproximar empresas e seus clientes, através de experiências internacionais transformadoras.

Texto: Andrea Vergamini de Castro

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe