Estudante de Direito participou de evento em Maringá

João Victor Soares, estudante do curso de Direito da UNICEP teve seu trabalho de Iniciação Científica aprovado para participar do XXII Simpósio Jurídico da Faculdade Maringá, no Paraná.

O projeto de Iniciação Científica intitulado “Contra a Ordem dos Senhores: resistência como fundamento das ações de liberdade no Brasil", é orientado pelo docente Caio Ramiro.

De acordo com João, participar de eventos como esse é um grande crescimento acadêmico e pessoal. “Conhecemos pessoas, trocamos ideias, divulgamos nosso trabalho e temos a opinião e crítica dos colegas”, afirmou.

“O XXII Simpósio Jurídico da Faculdade Maringá foi minha segunda participação em eventos do tipo, possibilitou apresentar meu projeto. Nele trato das ações de liberdade (ações em que um ou um conjunto de escravos inicia um processo judicial contra seu suposto senhor, argumentando seu direito à libertação) e o direito de resistência enquanto fundamento dessas ações; adentro na perspectiva histórica, ideológica e legal do Brasil Império como forma de contextualização.”, explicou o estudante.

E continuou: “A partir da exploração de uma forma de resistência escrava, essa pesquisa pode possibilitar uma visão decolonial do direito e, quem sabe, gere efeitos positivos ao pensamento dos juristas, garantindo efetividade à justiça, através do reconhecimento de que - parafraseando meu coorientador – ‘o epistemicídio do passado se transforma em diferentes estratégias de dominação no presente, com novas práticas de violência e de domínio’".

João aproveitou a oportunidade para agradecer: “Agradeço ao meu orientar prof. André Serotini pelo apoio e ao prof. Caio Henrique Lopes Ramiro, coorientador desse trabalho, que participou desse evento e do anterior, me dando suporte e comentando no Grupo de Trabalho, após minha apresentação. Não chegaria neste tema sem as aulas de prof. Caio, sempre valiosíssimas, aprofundando o conhecimento de seus alunos com excelentes leituras e reflexões.”.

E deixou um recado: “Recomendo àqueles que gostam de pesquisar e escrever não perder a oportunidade de fazer Iniciação Científica durante a graduação, muitas das dúvidas e angústias enfrentadas durante o Trabalho de Conclusão de Curso podem ser sanadas com a experiência prévia da pesquisa, que, com certeza, ajudará a escrevê-lo com maior facilidade”.

Inscreva-se no Vestibular da UNICEP e faça parte desse mundo, clique aqui!