Inscrições abertas para o curso de especialização em Saúde da Mulher e Obstetrícia

Com o objetivo de contribuir com a formação avançada e aprimoramento profissional de enfermeiras (os) e médicos (as)da Estratégia de Saúde da Família para prestar assistência à mulher no ciclo vital com ênfase na atenção ao pré-natal, parto, nascimento, puerpério e ao recém-nascido de risco habitual, a UNICEP está com inscrições abertas para o curso presencial de especialização sobre “Saúde da Mulher e Obstetrícia”.

 O curso, que se inicia no dia 08 de março, visa complementar o conhecimento e o domínio profissional de enfermeiros que atuam ou pretendam atuar na assistência integral à gestante, parturiente e puérpera e recém-nascido e proporciona uma interação do enfermeiro obstetra na estrutura hospitalar, ambulatorial e da atenção primária com enfoques sócio-político-culturais. A inserção da (o) enfermeira (o) obstetra tem sido ampliada e reconhecida mundialmente, em especial, no Brasil desde da década de 90 e com o Programa Nacional de Parto e Nascimento (2002) e ampliando esse reconhecimento e atuação com a política advinda da Rede Cegonha (2011).

No contexto da atenção obstétrica, médicos(as) e enfermeiras (os) que atuam na Estratégia de Saúde da Família vem proporcionando uma atenção qualificada na atenção primária. Tendo uma de suas principais frentes de atuação a assistência às mulheres em idade reprodutiva, durante o pré-natal e pós parto. Diante desse cenário, as evidências científicas têm mostrado o impacto positivo destas inserções para melhorias na saúde das mulheres, especificamente, no ciclo gravídico-puerperal. A formação destes profissionais tem o potencial de transformação das práticas de atenção obstétrica ao privilegiar o enfoque humanista e que privilegia a integralidade do cuidado como eixo condutor.

A presente proposta deste curso de pós-graduação em Saúde da Mulher e Obstetrícia se destaca por investir na capacitação dos enfermeiros e médicos atuantes em Estratégia de Saúde da Família para que estes profissionais possam oferecer uma assistência de qualidade, respeitosa, com base nas evidências científicas que valorizam a subjetividades e as mulheres como protagonistas do processo de gestação, parto e puerpério.


Com duração prevista de 24 meses (644h), a pós-graduação em Saúde da Mulher e Obstetricia é dividida em aulas utilizando ferramentas digitais (EAD), aulas teórico-práticas, aulas em laboratório de simulação e trabalho de conclusão de curso.

As atividades de vivência profissional serão realizadas nas Unidades de Saúde (UBS e/ou USF) da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, bem como na Maternidade e no Ambulatório de alto risco em São Carlos. Contará, também, como campo de prática, sendo estes campos com ambientes e práticas voltadas para humanização da assistência à mulher e ao recém-nascido.

Com a coordenação da docente e Ms. Tania Maria Marcondes, os professores que integram o corpo docente do curso, atendendo ao que determina a legislação em vigor, possuem, no mínimo, especialização com comprovada experiência em atividades ligadas aos objetivos do curso, título de mestrado e doutorado, e integram a equipe do UNICEP e professores convidados de outras Instituições de Ensino Superior do País, sendo uma delas, Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR.

 Mais informações do curso, bem como as inscrições podem ser acessadas através do link: https://www.unicep.edu.br/pos-graduacao/saude-da-mulher-e-obstetricia

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe