Internet das coisas e ciência de dados reuniram profissionais da área

Na última semana, de 03 a 05 de abril, os cursos de Engenharia de Computação e Gestão de Tecnologia da Informação da UNICEP realizaram o segundo Simpósio cujo tema foi "IoT e Data Science".

O IoT ou a internet das coisas é o tema mais emergente da área no momento e, segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Claudio Vincenzi, este simpósio foi focado neste tema e na ciência de dados. "Resolvemos centralizar nestes temas que englobam a computação em nuvem, Big Data, entre outros assuntos que são de extrema importância. Através do simpósio pudemos entrar em assuntos que não fazem parte somente da grade curricular da graduação, mas também do dia a dia da profissão, com profissionais já requisitados no mercado", falou.

Uma das organizadoras do evento, a docente Tatiana Alencar, explicou que outro diferencial deste ano foram os minicursos. "Para os estudantes adquirirem mais conhecimento, nós realizamos um minicurso por dia de evento com focos diferentes e eles puderam trabalhar com algumas plataformas, usaram git para controle de versão de software e jogos", ressaltou.

Breno Calixto, da Monitora Soluções, foi um dos palestrantes e, junto a sua equipe, contou um pouco do trabalho realizado pela sua empresa no desenvolvimento e testes de softwares, entre outras vertentes. "Durante a graduação nós temos a base. Então, nossa ideia nesse simpósio, foi explorar a área de qualidade e aproximar as pessoas do mesmo ramo. Estamos na era da informação e da computação e tudo acontece muito rápido, então deixamos uma mensagem para que os estudantes sigam sempre atualizados e de olho lá fora", finalizou.