LEAU da Arquitetura e os trabalhos durante a pandemia

O LEAU - Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo é um escritório experimental de projeto que faz parte do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNICEP. Tem como missão apresentar aos alunos o contexto da prática em arquitetura, atuando em projetos de extensão com foco na assistência técnica à população de baixa renda, no apoio e participação das proposta relacionadas ao desenvolvimento urbano de São Carlos, participando ativamente das questões que são pertinentes à cidade (intervenção do calçadão em 2019, discussão sobre mobilidade urbana, entre outros), e na colaboração dos concursos direcionados aos estudantes de arquitetura, fornecendo suporte para que eles possam desenvolver suas propostas, inserindo-os na prática da arquitetura em um modo desafiador e promotor de novas aprendizagens. 

O desafio dos concursos para os estudantes de arquitetura é uma experiência rica e estimulante, cujos vencedores são escolhidos pelo mérito do trabalho. Para atingir a excelência e construir bons projetos é preciso se envolver em pesquisa, elaborar projetos com ideias sofisticadas, inovadoras e apresentar suas propostas em linguagem gráfica própria com todos os requisitos de um projeto completo.

A participação dos alunos em concursos de arquitetura para estudantes e ou jovens profissionais, promove o convívio e a parceria, estimula os trabalhos em grupo onde cada participante precisa dar o melhor de si para buscar o resultado final. A competição ocorre de forma saudável, buscando aprimorar o conhecimento nos diversos campos da arquitetura, compondo um projeto completo. Da leitura do Edital à entrega do projeto final, o processo exige dos alunos dedicação, análise de projeto, pesquisa sobre o tema e desenvolvimento de um trabalho dentro de um prazo especificado, que em geral coincide com o tempo de aula, exigindo disciplina e organização pessoal para conquista de resultados. 

Alguns estudantes do 8º período do curso contaram um pouco sobre a experiência de participação nos projetos e concursos orientados pelo LEAU. De acordo com Larissa Rodrigues da Silva: “Tive ótimas experiências de aprendizagem com o LEAU. Participando no semestre passado (1° /2020), vivenciei meu primeiro contato com um concurso na área da arquitetura, que com certeza me ajudou a conhecer melhor a cidade e propor soluções acessíveis para revitalizar um local de grande potencial”.

Já para Bruno Ferreira a experiência de concorrer num concurso envolvendo o LEAU foi animadora, revigorante e de muito aprendizado. “Lembro que no primeiro ano concorri em outro concurso, porém apenas com colegas estudantes, a experiência foi válida, porém estando no 4° ano e tendo o auxílio de uma orientadora pode-se dizer que pude aproveitar e expressar melhor minhas ideias e referências de uma maneira mais clara e objetiva. Me aproximei mais de diferentes alunos e diferentes maneiras de projetar, nosso projeto pode ser definido como um projeto elaborado constantemente em conjunto, e com o auxílio da Professora Adriana Freyberger, foi possível realizarmos um projeto com uma lapidação maior, com uma infraestrutura condizente com o local e com um orçamento mais apropriado.”.

O estudante Gabriel Maximiano disse que participar do LEAU foi uma experiência inovadora “que me agregou novas formas de pensar e projetar, abrindo meus horizontes e me trazendo novos desafios que me fizeram ver outras formas de conduzir e criar meus projetos”.

O estudante Alexandre Sales teve apoio e orientação de um trabalho associado ao estágio obrigatório: "Mesmo em meio a períodos turbulentos pelos quais o mundo está passando, pude encontrar grandes oportunidades para meu desenvolvimento profissional na arquitetura, e destas ressalto o projeto que desenvolvi em conjunto com a professora Adriana Freyberger. Elaborar um projeto sob a supervisão de um especialista e conversar diretamente com um cliente certamente foi uma experiência única e importantíssima para a minha formação.". O aluno desenvolveu um projeto de um quiosque para lazer a ser implantado na indústria onde trabalhava. 

Lucas Koppe, estudante do 10° período atuou como monitor do laboratório e prática de projeto. “Minha experiência no LEAU foi bastante positiva, porque permitiu fazer diferentes trabalhos que acrescentaram na minha aprendizagem como participar de grupos de pesquisa, buscar parcerias em prefeituras e no próprio campus auxiliando alunos com softwares em desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. O ambiente de trabalho era excelente; a oportunidade de conviver mais com coordenação e professores foi importante porque pude aprender com a experiência deles.”, afirmou.

O LEAU tem contribuído significativamente para as atividades de formação dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O trabalho orientado pela Profa. Dra. Adriana Freyberger tem possibilitado a articulação de diversos conhecimentos recebidos de vários campos. A participação em concursos de arquitetura é uma experiência que enriquece a prática profissional, possibilitando também o contato com trabalhos realizados por estudantes de várias regiões do país e do exterior. O laboratório tem ainda cumprido um papel importante de apoio à comunidade, por meio de ações junto às prefeituras e pode ampliar suas ações por meio de assessoria técnica à população de baixa renda. Esse desafio deve ser enfrentado pelo curso, avalia a coordenadora Profa. Dra. Ana Lúcia Cerávolo.

Como proposta para 2° semestre de 2020, O LEAU continuará com o atendimento online, incentivando concursos, inclusive aqueles direcionados exclusivamente aos estudantes de arquitetura de São Carlos.

LEAU - Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo convida:

1    Concurso de reformulação do parque bicão direcionado aos alunos de faculdades de arquitetura e urbanismo de São Carlos - abertura das inscrições na próxima semana

2    Concurso de ideias para soluções de baixo custo para o parque linear do Córrego do Gregório (proxímo ao SESC), direcionado aos alunos das faculdades de arquitetura e urbanismo de São Carlos

3    Concurso Nacional ATHIS Unidade Sanitária - inscrições até 18/10 -    http://www.concursoathisunidadesanitaria.org

4    Concurso de uma casa de yoga em Portugal - concurso aberto, encerra as inscrições em novembro
a.    https://beebreeders.com/architecturecompetitions/yogahouse/
5    Concurso de ideias de uma micro casa -  concurso aberto, encerra as inscrições em novembro
a.    https://beebreeders.com/architecturecompetitions/microhome2020/

Informações: Profa Adriana Freyberger - leau.unicep@gmail.com

Reuniões às segundas, das 18h às 20h30 e às quartas, das 11h às 12h30.

Texto: Profa. Dra. Adriana Freyberger
Edição: Ana Lívia Schiavone
Foto: Alexandre Sales


 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe