Mercado de trabalho de Manutenção de Aeronaves está em crescimento

As empresas e fabricantes de aeronaves estão exigindo dos cursos de Manutenção Aeronáutica qualidade comprovada, com a formação do profissional multidisciplinar, com habilidades e características de liderança, entendimento e respeito nas normas aeronáuticas e de segurança do trabalho, domínio da língua inglesa para interpretação das normas e manuais técnicos.

De acordo com o coordenador do curso de Manutenção de Aeronaves da UNICEP, Prof. Esp. Humberto Porto dos Santos, todos esses atributos que o “novo mercado” da manutenção aeronáutica exige com as novas tecnologias e filosofias da manutenção, “tudo isso está incluso na preparação de nossos estudantes, através de um corpo docente altamente qualificado e com uma matriz curricular atualizada para os novos desafios da profissão”.

“Todos nós sabemos que nos últimos quatro anos, a economia do país está passando por dificuldades e ajustes. O mercado aeronáutico foi uma das primeiras a sentir tal impacto negativo com a retração econômica. Naturalmente, ela está se ajustando para os novos desafios do mercado, e acreditando que nos próximos anos, o mercado aeronáutico cresça mais que anteriormente, com o início da crise. E é nesse cenário que estamos preparando nossos estudantes de tecnologia em manutenção de aeronaves, para que saibam se adequar para as novas oportunidades que irão surgir.”, completou Porto.

Não é à toa que alguns estudantes do curso já conseguem emprego na área durante a graduação. Esse é o caso de João Victor Conquista, estudante do 5º período do curso de Manutenção de Aeronaves, que acaba de ser contratado pela LATAM Airlines.

“Confesso que fiquei muito nervoso no começo do processo seletivo, mas nada que o conhecimento e a minha experiência vencesse esse medo. Uma das coisas que me fizeram bem nesse processo foi encarar os desafios. De 25 pessoas, apenas três, entraram e graças a Deus, eu fui um deles. Hoje, eu atuo no setor da termoplástica, na parte de manuseio de polímero e alguns moldes de peças.”, comemorou João.

E aproveitou para agradecer: “Agradeço todos os docentes que acreditaram em mim e me ajudaram a ingressar na LATAM. E isso pra mim, como estudante é muito gratificante, porque eu acredito que aquilo que eu plantar eu vou colher. Também agradeço a LATAM Airlines pela colaboração.”.

“Para quem está entrando agora ou à caminho da graduação, tenho um recado, esforcem-se, dediquem-se, porque sempre tem alguém te observando. Faça de coração, faça aquilo como se fosse algo seu, dedique-se ao máximo, porque no final, você conquista um resultado”, finalizou o estudante.

Texto: Ana Lívia Schiavone, Assessora de Imprensa UNICEP