Metodologia Ativa é tema de aula inaugural de curso de Pós na UNICEP

No último sábado (03), aconteceu a aula inaugural do curso de pós-graduação: “Inovação em Metodologias de Ensino e Tecnologias na Educação”. A aula, sob o tema “Inovação e Educação no Século XXI”, foi ministrada pelo renomado professor José Armando Valente, pesquisador e escritor na área de novas tecnologias de informação e comunicação.

José Valente falou sobre metodologia ativas e inovações usadas na área pedagógica tanto no ensino básico quanto na graduação. Ele pode mostrar que “hoje temos uma abordagem mais ativa, usando a pedagogia onde aluno é mais ativo e não deve apenas ficar esperando a informação do professor”.

A coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da UNICEP, Profª. Drª. Ana Rita Gallo, participou da aula inaugural como aluna. “A aula com o professor João foi muito enriquecedora. Ele trouxe informações e ideias para os professores usarem no dia a dia da sala de aula. Contudo, há necessidade de planejamento e uma política institucional para a implantação das Metodologias Ativas de ensino, que trazem resultados significativos para a aprendizagem dos alunos e podem proporcionar também índices melhores no ensino superior. ”, contou Ana Rita.

São necessários infraestrutura adequada, docentes qualificados e motivados e políticas pedagógicas que incentivem o uso dessas metodologias para que tudo dê certo. Para cada área do conhecimento há metodologias específicas. “O professor João tem muita experiência na área e nos contou vários casos de sucesso. Porém, ele descreveu que ainda há um caminho longo a se percorrer para que a Educação no Brasil tenha resultados melhores”, finalizou Ana.