Metodologia da problematização é utilizada no curso de Psicologia

Os estudantes do 3º período do curso de Psicologia da UNICEP estão animados com a nova disciplina da matriz curricular que adota como princípios, a metodologia da problematização, a qual os instiga à construção de conhecimentos a partir da realidade e tem como disparador os fatos, casos e observações de cenários reais ou simulados.

“Trabalhar com metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação requer que o docente esteja preparado para a função docente frente às características da aprendizagem de adultos. O docente, como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, planeja com antecedência os encontros presenciais ou as atividades de campo. Este planejamento é apresentado aos estudantes no primeiro dia de aula, quando se faz os pactos necessários para o bom desempenho de todos.”, explicou a Prof.ª Dr.ª Rosana Rossit, responsável pela disciplina.

E continuou: “A experimentação de novas possibilidades de metodologias ativas, a compreensão da avaliação como processo e a aprendizagem significativa fundamentam teoricamente, a proposta pedagógica desta disciplina, a qual está alinhada aos princípios do novo PDI da UNICEP e dos novos Projetos Pedagógicos dos cursos. A interdisciplinaridade é tomada como ponto de partida e de chegada para o desenvolvimento dos conteúdos previstos.”.

A cada aula, os estudantes experimentam uma estratégia educativa diferente: aprendizagem baseada em problemas, simulação, dramatização, painel, fórum de debate, seminários criativos.