Nutrição teve importante contribuição no Mesa Brasil do Sesc São Carlos

No dia 23 de novembro, o curso de Nutrição da UNICEP, participou do encontro anual do Programa Mesa Brasil, realizado no Sesc São Carlos. A instituição foi representada pelo diretor de Extensão, Maikon Vidotti, a coordenadora do curso, Valéria Schneider, docentes e estudantes.

O Programa é uma experiência pioneira e bem sucedida de combate a fome e ao desperdício de alimentos no Brasil e comemorou os resultados de 2018 no encontro.

O curso de Nutrição da UNICEP foi parceiro e colaborou participando das palestras. “O Mesa Brasil é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. A nossa pareceria com o Programa visa oferecer aos beneficiários apoio educacional e técnico, com palestras sobre alimentação, contra o desperdício e oficinas práticas e teóricas sobre alimentos”, disse Valéria explicando que o curso conheceu de perto a realidade do programa, professores, alunos e a própria coordenadora participou da coleta e entrega dos alimentos. “Participamos para entender toda a logística do Programa e a sua real importância para os indivíduos assistidos e a irrelevância do aproveitamento integral do alimento. Houve, também, a minha participação em uma palestra e oficina sobre ‘Alimentação Infantil e Práticas de Higiene’ para 200 merendeiras da rede municipal de ensino de São Carlos”, disse.

Além do diretor de Extensão da UNICEP e a coordenadora do curso, participaram do evento estudantes do curso, a docente Isabel Landim Reith e María Sylvia de Barros. O Programa conta com um estagiário e estudante da UNICEP no programa, Ygor Martins.

Sobre o Programa

O Mesa Brasil Sesc é uma ação social, revestida pelo compromisso educativo, fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todos. Integra empresas, instituições sociais e voluntários com o objetivo de contribuir para diminuição do desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, além de promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas assistidas em instituições sociais.

O dia a dia do Mesa Brasil

Tudo começa bem cedo. O caminhão do Mesa Brasil segue uma rota e faz a coleta dos alimentos. Na empresa doadora a equipe do Mesa Brasil – motorista e ajudante – seleciona o que está em condição de consumo.

Os alimentos coletados são aqueles que não tem mais valor comercial mas estão próprios para o consumo.

Depois a equipe aciona a Central no Sesc São Carlos para informar o tipo e a quantidade de alimentos coletados e são orientados para onde levar as doações.

Esta Central calcula a quantidade exata a ser enviada às instituições sociais, considerando o número e a faixa etária das pessoas atendidas e a refeição a ser servida.

À tarde, os caminhões fazem a entrega dos alimentos. Nunca sobra nada. Todos alimentos recolhidos são distribuídos.

Ao final do dia, os dados de coleta e distribuição são lançados em um sistema informatizado. Mensalmente os doadores recebem um relatório de prestação de conta.

Doadores

As empresas doadoras tem papel fundamental para o programa e é, a partir da sua disponibilidade em participar do Mesa Brasil que todo o processo é possível.

Podem ser doadores as centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, padarias, confeitarias, feiras, indústrias, cerealistas, agricultores, pessoas físicas, campanhas, ente outros.

O programa recebe frutas, verduras e legumes, grãos, cereais, suco, água, pães, bolos, massas, frios, laticínios, carnes, aves, peixes e ovos. Não são coletados refeições/alimentos prontos, sobras de alimentos prontos e alimentos impróprios para o consumo (deteriorados, com validade vencida, embalagens danificadas).

Além da doação ser uma ação de responsabilidade social, o programa oferece outras vantagens às empresas doadoras de alimentos, como a isenção do ICMS, diminuição dos custos com operações de logística e eliminação de produtos sem valor comercial.

O Mesa Brasil em São Carlos iniciou suas atividades com 8 doadores e atualmente conta com 20, entre supermercados, sacolões, empresas produtoras de alimentos e produtores rurais da cidade de São Carlos. Eventualmente acontecem doações de municípios da região, como Leme, Bauru e Araraquara.

Caso uma empresa parceira queira fazer doação em grande quantidade, a equipe do Mesa Brasil aciona o CECAM – Centro de Captação e Armazenagem, que fica na cidade de São Paulo, onde são armazenados os grandes volumes de doação e de onde são distribuídos para as cidades do estado onde o programa Mesa Brasil atua.

Pela avaliação das empresas doadoras e das instituições, conquistas ocorreram após a implantação do Mesa Brasil. Mudanças no comportamento dos funcionários em relação a organização do espaço da coleta e preocupação com o desperdício dos alimentos estão entre as mais relevantes.

Fonte: Sesc São Carlos