O artista Rafael Zafalon faz doação de quadro para a UNICEP

Há um ano, o artista Rafael Zafalon, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP, apresentou no projeto “Convite para a Arte”, a exposição “Descaradas a humanidade travestida no nu artístico” e na última terça-feira (14), fez a doação de uma de suas obras para a instituição.

“Acredito que um incentivo à arte, principalmente no Brasil, um país que tem pouca valorização dos seus artistas e de sua produção cultural, é importante. Qualquer tipo de projeto que incentive e viabilize a exposição artística e a proliferação cultural, tem que ser semeado, pra mim o projeto ‘Convite para a Arte’ é algo muito interessante.”, afirmou Rafael.

Pintor, desenhista e gravador, de família pouco envolvida com as artes plásticas, Rafael teve seu primeiro contato com a xilogravura em 2005, aos 14 anos, trabalhou muito com desenho a nankin, xilogravuras, pintura a óleo, acrílica e escultura. “Atualmente trabalho com todas estas modalidades de construção visual e fotografia também, eu acho que é algo múltiplo assim”, explicou o artista.

Para ele o quadro doado é um registro de tempo e percepção de determinadas coisas, “ele é um quadro que tem dentro do meu acervo uma força muito grande, representa a força e a decadência em dois paralelismos muito interessantes, dentro de um contexto do meu acervo, mesmo sendo uma das minhas obras de dimensão mais reduzida, ela é talvez, uma das mais importantes”.

“Convite para a arte”
O projeto teve início em 2013 e é desenvolvido e coordenado pelo professor MSc. Hilário Domingues Neto. Tem como objetivo, chamar a atenção da comunidade acadêmica para a participação nesse processo que visa reunir docentes, estudantes, colaboradores da instituição e artistas da comunidade local em um movimento cultural das artes plásticas.