Primeiro Simpósio da Computação debateu sobre inovação e mercado

Diversos temas sobre tecnologia e inovação foram debatidos no Simpósio da Engenharia de Computação da UNICEP, que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro.

De acordo com a docente que também fez parte da organização do evento, Tatiana Alencar, o primeiro simpósio foi um sucesso. “Ao longo dos poucos meses que tivemos para organizar o evento nós encontramos muitos desafios, mas com a dedicação de toda a equipe de estudantes, conseguimos superá-los. Além disso, durante o evento, recebemos vários feedbacks positivos de todos os participantes”, disse a docente reforçando seu agradecimento pelos estudantes, palestrantes e patrocinadores. “Com o aprendizado que obtivemos, tenho certeza de que a próxima edição do evento será ainda melhor", reforçou.

Um dos palestrantes do primeiro dia do simpósio foi o engenheiro de Computação, Cleiton Rafael Oliveira, que ministrou a palestra sobre “Mercado de Sistemas Embarcados”. “O meu objetivo nessa palestra foi mostrar aos estudantes uma visão do que está acontecendo no mercado lá fora e como podemos trazer e utilizar aqui no Brasil, por exemplo, a tecnologia Toradex que já está em grande utilização na Suíça em carros, navios cargueiros, sistemas hospitalares, entre outros. Temos que incentivar a inovação, já que o Brasil é retrógrado em três, ou até quatro anos”, falou o palestrante que focou o contexto escola versus mercado. “O mercado exige alguns hardwares dedicados à indústria”, finalizou.

Também palestrante do segundo dia, o diretor da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Junior, disse que "É através da inovação e do empreendedorismo que as pérolas que temos na universidade chegam na sociedade: gerando benefícios".