Simpósio de Pedagogia “Paulo Freire” abordou a educação em diversos âmbitos

Abordando os temas “Primeiros socorros e suporte básico da vida”, “Pedagogia no Brasil contemporâneo”, “Sujeitos surdos: ontem, hoje e amanhã. Um ponto de vista sobre nós surdos”, “Tenho um aluno surdo, e agora? ”, “Projeto: Centenário Paulo Freire: círculos de cultura” e “Montessori: a educação a partir da criança” aconteceu, de 23 a 27 de setembro, o Simpósio de Pedagogia Presencial e Pedagogia EaD da UNICEP que foi nomeado de Simpósio “Paulo Freire”.

No segundo dia de evento a docente e pedagoga Profª Drª Aldrei Galhardo Batista trouxe o tema “A Pedagogia no Brasil Contemporâneo”. “Eu expus dados da atual situação da profissão e o perfil do aluno que cursa Pedagogia hoje. Esse tema foi muito importante, pois já insere o estudante no cotidiano de trabalho que ele vai encontrar quando ele se formar”, falou a profissional.
O Simpósio foi nomeado de “Paulo Freire”, pois após o término do evento foi iniciado um projeto interdisciplinar sobre as obras deste educador, que é o Patrono da Educação, com as turmas da Pedagogia e que será concluído somente em 2021, quando se comemorará o ‘Centenário de Paulo Freire.

Também palestraram no Simpósio a Profª Ms. Maria Cristina Braga Tagliavini, Diretora de Graduação do UNICEP e Coordenadora do Curso de Pedagogia EaD; Profª Ms. Samira Candalaft, docente no Curso de Enfermagem do UNICEP; Esp. Adauto Antonio Caramano, tradutor de Libras há 10 anos; João Fernando Ramazzine, há 15 amos atua como professor de Libras e participa de movimentos de construção de políticas públicas; Profª Drª Mariana de L. Isaac L. Campos, vice-Presidente da Associação dos Surdos de São Carlos; Profª Ms. Diana Cury, mestre em Educação pela UFSCar, na área de Gestão Educacional; Profª Dranda Nilmara Helena Spressola, professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Carlos desde 2009; Profª Márcia Regina Seneme, professora de Educação Infantil na Rede Municipal de S. Carlos e Prof. Dr. Gabriel Salomão, que, no Doutorado, trabalha com Montessori na mídia contemporânea.

Texto: Andrea Vergamini de Castro