CENTRAL DE NOTÍCIAS

19/02/2017

Introdução à Cultura Japonesa, inscreva-se neste curso de extensão!

UNICEP abre o curso de extensão “Yaramaika! - Uma introdução à Cultura Japonesa”, que traz como principal objetivo promover reflexão e pensamento crítico entre os estudantes para outras formas de percepção da produção social do espaço, além de suas relações com a cultura e a estética. O curso também promove uma série de discussões que introduzem a Cultura Japonesa, sendo relevante para pensarmos de outras maneiras a Antropologia Social, a Sociologia, a Psicologia e a História. As aulas acontecerão nos dias: 11, 18 e 25 de março; 01 de abril; 06 de maio e sábados, das 8h às 12h.

Conhecida no exterior como Japanese Studies, os Estudos Japoneses compreendem uma ampla gama de pesquisas sobre o Japão, abarcando desde o estudo da história do país, literatura, cultura, música, arte, estética, paisagismo, arquitetura, etc., sendo importantes meios de acesso para compreendermos a Cultura Japonesa. Vários dos estudos clássicos sobre o Japão resvalam em várias áreas como a Arquitetura, Paisagismo, Design, Estética e Arte Japonesa, trazendo luz à tona para a compreensão de elementos, até mesmo da própria sociedade ocidental.

O curso fará uma breve introdução à Cultura Japonesa, almejando estimular o pensamento crítico e a reflexão social entre os alunos, munindo-os de ferramentas importantes para exercerem suas profissões nas áreas supracitadas. Trará em seu conteúdo programático: Discutindo Orientalismos e Orientalidades: representações do Japão; Wabi Sabi enquanto modo de pensar o mundo: uma estética milenar; O Jardim Japonês; Introdução à Arquitetura Japonesa e o Ma; Por uma cultura japonesa;

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe é o professor responsável pelo curso. Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; Fellow de JapaneseStudies/Intellectual Exchange da Japan Foundation, Pesquisador Associado da Faculdade de Educação da ShizuokaUniversity (Shizuoka, Japão), Pesquisador Associado do NanzanAnthropologicalInstitute e Pesquisador Visitante do NanzanInstitute for ReligionandCulture, ambos da NanzanUniversity (Nagoya, Japão); Membro da JapanAnthropology Workshop (Inglaterra). Pós-Doutorado em Antropologia Social/Estudos Japoneses pela UFSCar/NanzanUniversity e Fapesp.

Informações e Inscrições:

Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP
Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário – São Carlos – SP – CEP: 13563-470
Telefax: (16) 3362-2111
Telefone direto: (16) 3362-2109
e-mail: posgraduação@unicep.edu.br

Site: www.unicep.edu.br/posgraduacao

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »