CENTRAL DE NOTÍCIAS

UNICEP agora tem dois campos de estágio no Rancho J. A.

A UNICEP está com mais um campo de estágio no Rancho J.A., além dos estudantes de Fisioterapia, que atendem pacientes da ADEFI de Ibaté, agora os estudantes de Psicologia, atendem os acompanhantes desse pacientes.

Enquanto esperam pelo atendimento dos filhos, esposos e outros acompanhantes, os acompanhantes passam pelo atendimento da Psicologia da UNICEP, onde realizam atividades e recebem orientações.

De acordo com Letícia Aparecida Contri, aluna do 7º período de Psicologia, os estudantes desenvolvem um trabalho com um grupo de acompanhantes relacionados à arte terapia e terapias expressivas: “a cada semana trazemos uma atividade diferente, como desenho, vivências com argila, massinha, conversamos sobre diversos temas que trazemos ou que surgem no momento, como dificuldades que eles têm com os filhos, o tratamento da equoterapia, entre outras coisa”.

Para os estudantes, a oportunidade de estagiar nessa área potencializa o aprendizado. “O contato com esse público atrelado à atividade realizada é algo novo pra gente. Esse trabalho é diferente de uma clínica, temos que nos adaptar de acordo com as demandas que surgem no momento, crescemos muito dessa forma.”, afirmou a aluna.

Os acompanhantes já notam melhorias neles e nos pacientes. Cintia de Oliveira do Carmo, mãe do Mateus, passa pelo atendimento da Psicologia. “A gente se sente melhor, contar um pouco sobre a nossa vida é bom”, contou e explicou que o filho também apresenta diferença depois do tratamento com a Fisioterapia: “Vejo diferença nele depois do tratamento, bem mais firme, está dez”.

Eva Silva de Jesus, esposa do Luis Sergio, também participa: “Pra mim é muito importante, me ajuda a entender e a ter paciência, a saber lidar com meu marido. Tem me feito muito bem” e completou: “O atendimento dele também tem ajudado muito, ele está muito mais tranquilo, mais calmo”.

Segundo Prof.ª Edilaine Helena Scabello, que supervisiona o estágio em “Oficina de Criatividade: a utilização da arte com finalidade terapêutica ou psicoeducacional”, a Arte é uma forma de expressão do ser humano e, como tal, uma forma de comunicação e linguagem simbólica, que permite ao educando reconhecer a finalidade terapêutica ou psicoeducacional promovidas pelas atividades expressivas e, aos atendidos, propicia o autoconhecimento, a solução de conflitos e o desenvolvimento pessoal. “O grupo permite acolher a capacidade criativa e produtiva; o sofrimento e a potencialidade humana, por meio de uma linguagem não-verbal que, por si só, já é terapêutica. “, explicou.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »