CENTRAL DE NOTÍCIAS

17/05/2017

Engenharia Agronômica da UNICEP e suas atividades práticas

A ano começou agitado no curso de Engenharia Agronômica da UNICEP. No primeiro semestre os estudantes já participaram de aulas práticas, visita à Agrishow e dia de campo no Sítio Universitário, tudo para que estejam preparados para o mercado de trabalho, colocando em prática toda a teoria aprendida.

Os estudantes participaram de duas aulas práticas na disciplina de Topografia. O professor Caio Denari ensinou noções sobre GPS, trenas manuais e eletrônicas, Teodolitos Eletrônicos e bússolas. Realizaram várias atividades como estacionamento do teodolito e funcionalidades do equipamento, exercícios para encontrar distâncias por método direto e indireto, medição de ângulos horizontais e verticais, nivelamento geométrico simples e composto.

O Dia de Campo sob o tema “Controle de Formigas Cortadeiras” foi realizado no sítio Universitário da UNICEP. Os estudantes contaram com a experiência do Engenheiro Florestal, Rodrigo Rodrigues, administrador do Sítio, que inicialmente fez uma aula teórica no anfiteatro e em seguida os levou para fazer o reconhecimento no campo e realizar o controle das formigas.

O Engenheiro Florestal destacou que um dos pontos fundamentais para o sucesso de um empreendimento florestal é o controle das formigas cortadeiras, conhecidas pelas denominações de saúvas, pertencentes ao gênero Atta e de quenquéns pertencentes aos gêneros Acromyrmex, Mycocepurus, Sericomyrmex e Trachymyrmex. “Vários autores apontam as saúvas como os insetos que maiores danos causam à atividade agro-pastoril-florestal. Algumas espécies desfolham, indistintamente, mono e dicotiledôneas e por este motivo constituem a pior praga das florestas implantadas, sendo responsáveis por significativas perdas, ou mesmo por um investimento para seu controle que pode chegar à 30% do custo da floresta no final do terceiro ciclo.”, explicou Rodrigo.

No início do mês os estudantes, com o apoio da UNICEP, visitaram uma das principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow, uma vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio.

Com mais de 800 marcas em exposição, a feira trouxe inúmeras novidades em máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças, entre outros produtos necessários para aumentar a produtividade, reduzir os custos e como consequência aumentar a rentabilidade do agronegócio brasileiro. Foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem de perto o que há de mais novo no agronegócio.

De acordo com a coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Juliana Maria Manieri Varandas, as atividades têm como objetivo reforçar a teoria vista em sala de aula e introduzir os futuros Engenheiros Agrônomos nas práticas da profissão.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »