CENTRAL DE NOTÍCIAS

18/05/2017

Conheça o curso de extensão de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

No dia 6 de maio a UNICEP deu início ao curso de extensão de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos que tem como objetivo principal ensinar ou dar condições para que o estudante consiga elaborar ou produzir um plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos.

Os estudantes já participaram de dois encontros e ainda terão mais quatro. De acordo com Carolina Valente Santos, coordenadora de projeto – NUMI – ECOSOL/UFSCar, todo o curso é baseado na importância da gestão de resíduos, o que é fundamental uma vez que todos os municípios são geradores de resíduos dos mais variados tipos. “Resíduos sólidos são um problema ambiental, um problema de gestão municipal a nível nacional, e hoje em dia, temos políticas públicas que foram sancionadas para regulamentar essa gestão e a logística com todos os cuidados que se deve ter. Já não dá mais para ignorar e é o que justifica o surgimento do curso”, explicou.

Durante o curso, os estudantes verão o que as leis e políticas públicas municipais e federais estão trazendo como solução e também as formas de implementá-las. “É um papel não só do gestor público, mas de todo cidadão e todo gerador”, afirmou Carolina.

Para Priscila Marconi, engenheira da Vetiver Consultoria, ainda falta qualificação profissional e de um maior olhar da gestão para tratativas ambientais. “Por um lado, a gestão de resíduos é um assunto novo no Brasil. As administrações públicas e privadas estão se apropriando desses novos conceitos, e as universidades estão fazendo a formação de pessoas nessa área”, contou.

O engenheiro Thiago Galvão T. Decina, da Vetiver Consultoria, explicou que o caminho é mesmo esse e quanto a obrigatoriedade da gestão municipal de implantar a gestão de resíduos, é um conceito trazido pela constituição de 1988 e reforçado pela política nacional de resíduos sólidos. “Do ponto de vista da lei, o responsável pela gestão é o município e como a gestão de resíduos sólidos tem um caráter local, ou seja, municipal, é muito importante que o município, enquanto agente federativo se responsabilize e exerça de fato essa gestão”.

O público alvo do curso é todo profissional que pode atuar na gestão municipal de resíduos sólidos. Segundo Tulio Queijo de Lima, da Vita – Engenharia e Consultoria Ambiental, o curso vai apresentar subsídios para que esses profissionais estejam capacitados para atuar na gestão municipal, especificamente na gestão de resíduos sólidos. “O que acontece muito, é que a variedade do tipo de resíduos é muito grande e a complexidade de tratar cada um desses resíduos, dentro do município, é também maior, e por isso, é necessário que existam profissionais das diversas áreas possíveis, sejam elas das engenharias, das biológicas, das sociais, inclusive, para tratar, por exemplo, da questão dos catadores de materiais reciclados.”, contou Tulio.

E finalizou: “É importante que se enxergue a gestão de resíduos sólidos como uma gestão transdisciplinar e interdisciplinar que flerta com várias áreas possíveis e, nosso intuito, é dar subsídios para que esses profissionais estejam aptos a atuar especificamente na elaboração de um plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos”.

Informações sobre Cursos de Extensão: Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP e-mail: posgraduação@unicep.edu.br Site: www.unicep.edu.br/posgraduacao

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »