CENTRAL DE NOTÍCIAS


22/05/2017

O 16º Simpósio de Fisioterapia reuniu especialistas da área



Nos dias 17, 18 e 20 de maio, a UNICEP realizou o 16º Simpósio de Fisioterapia que reuniu especialistas da área para debater diversos assuntos.

No primeiro dia do evento os participantes puderam conferir a fisioterapia na área esportiva com a “Mesa Redonda: Lesões esportivas no joelho”, com o Prof. Dr. Marco Martins Amatuzzi, Médico Ortopedista e professor emérito da Faculdade de Medicina da USP e o Prof. Dr. Márcio Innocentini Guaratini, Fisioterapeuta doutor em Ciências da Saúde Aplicada ao Aparelho Locomotor (FMRP/USP).

“A medicina esportiva é uma especialidade nobre que tem origem nos jogos Greco Romanos e que objetiva ensino e pesquisa, objetivando o que há de mais moderno que possa ser feito para o jovem que pratica esporte”, contou Amatuzzi e continuou: “Os resultados obtidos na medicina esportiva são aplicados nos adultos de qualquer idade porque os métodos terapêuticos são de altíssimo nível e primeiro mundo. O que se faz em pesquisa é a aplicação imediata para a população. A gente aprende muito com a medicina esportiva porque é uma especialidade que não é exercida por um único profissional da saúde, é exercida por um grupo de profissionais, cada um no seu setor da área da saúde, incluindo todas as especialidades e que discutem caso por caso, objetivando o melhor para o paciente e crescimento para o grupo de estudo.”.

A segunda palestra da primeira noite foi “Lombalgia persistente em atletas”, com o Prof. Msc. Carlos Eduardo dos Santos Castro, Fisioterapeuta e professor aposentado da USFCar. “Falei sobre dor no atleta, mas a dor crônica, que não vai embora com o primeiro tratamento. Esse tipo de dor exige uma abordagem mais ampla, não só biológica, mas também psicológica e social, chamada de abordagem biopsicossocial.”, explicou Carlos. E contou que “é sempre bom vir aqui porque tenho queridíssimos ex-alunos, sempre que me convidam para vir pra cá, eu adoro, porque revejo todo mundo, e vendo esse pessoal, a gente rejuvenesce.”.

E Amatuzzi completou: “aqui vemos o pessoal dando continuidade ao que nós começamos”.

Os estudantes ainda participaram das palestras: “Perícia judicial para Fisioterapeutas”, com a Dr.ª Cássia Cavalcanti, Fisioterapeuta do Trabalho e “Gestão empresarial na Fisioterapia”, Dr. Flávio Salik, Fisioterapeuta Osteopata, foram os temas das outras palestras. E de dois minicursos: “Liberação Miofacial”, com o Dr. Lucas Peres Rodrigues, Fisioterapeuta especialista em técnicas de Terapia Manual e “Osteopatia”, com o Dr. Cleber Luis Tuicci, Fisioterapeuta com formação em Osteopatia.






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »