CENTRAL DE NOTÍCIAS

23/05/2017

UNICEP participou da Semana de Enfermagem de São Carlos

De 16 a 18 de maio, aconteceu a Semana de Enfermagem de São Carlos, sob o tema “A Enfermagem na construção de uma sociedade democrática: #Nenhum direito a menos". O evento foi organizado pela UFSCar, UNICEP, Hospital Universitário e Prefeitura Municipal de São Carlos.

Segundo a docente da UFSCar, Vivian Aline Mininel, uma das organizadoras do evento, a Semana de Enfermagem é um evento anual que é reconhecido e realizado em todos os estados, porque é incentivado pela Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn. “Cada ano é dado um tema para esse evento e esse ano a ABEn colocou como tema ‘Boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática’. Olhando para esse tema nós pensamos o que seria interessante discutir na nossa realidade e pensando no contexto nacional que estamos vivendo e nas constantes mudanças que estão acontecendo na economia, educação e saúde. Pensamos em aliar as boas práticas de enfermagem com a luta por uma sociedade democrática e pelo SUS.”, contou.

E completou: “Seria interessante que esse evento não fosse da UFSCar, e sim da Enfermagem de São Carlos, então convidamos todas as instituições, educacionais ou de saúde para que participassem, pois somos uma categoria profissional independente do lugar que ocupamos”.

No primeiro dia os presentes puderam participar da mesa de abertura composta por Rosangela de Mello, Enfermeira representante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, COREN-SP, Caco Colenci, Secretário Municipal de Saúde, Solange Caetano, Enfermeira, Advogada, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Andrea Fermiano, Enfermeira representante da Secretaria Municipal da Saúde e docente da UNICEP, Natalia Pressotto, representante dos estudantes de Enfermagem, Maria Valdines, docente da UFSCar e Janaina Basílio, Advogada, membro do Coletivo Feminino de Advogadas do Estado de São Paulo e do Coletivo para Melhoria da Saúde do SUS e Comissão dos Direitos Humanos da OAB.

Nos dias seguintes os participantes se reuniram em grupos para tratar o temas: "SUS: Nenhum Direito a Menos" e "Violência, Ética e Diversidade na Saúde". Durante o evento foi possível debater o contexto atual do país e o papel da Enfermagem na luta pelos direitos à saúde e pela construção de uma sociedade democrática.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »