CENTRAL DE NOTÍCIAS

30/05/2017

Educação especial e a pessoa com deficiência foi tema de discussão.

No dia 23 de maio, a UNICEP realizou uma palestra sob o tema “Novos caminhos da Educação Especial e a pessoa com deficiência”, com o Prof. Dr. Edison Martins Miron, para os estudantes do 3º Período de Pedagogia, da UNICEP, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Figueiredo Rebolho.

A ação faz parte do COPAPI, Comissão Permanente de Apoio às Políticas Institucionais, em uma ação conjunta entre as Políticas Institucionais de Educação Especial e Relações de Gênero.

Na oportunidade o docente dissertou sobre as Políticas de Inclusão das pessoas com deficiência, assim como, as diferenças entre Integração e Inclusão das mesmas, que causam inúmeras controvérsias na sociedade brasileira. Um dos momentos importantes foi quando o palestrante falou sobre as terminologias erroneamente utilizadas ao se referirem às pessoas com deficiência. “Em nossa sociedade, por falta de maiores conhecimentos, muitos utilizam termos desatualizados, o que causa discriminação a população com deficiência”, explicou Ana Cláudia.

Outros temas destacados na palestra foram a respeito da falta de conscientização da sociedade ao ocupar vagas de carros destinadas às pessoas com deficiência e também a acessibilidade nos órgãos públicos e privados, que são legitimadas por leis federais e, que, em alguns lugares deixam a desejar.

“A turma de Pedagogia participou efetivamente com colocações e questionamentos sobre o tema o que tornou o momento descontraído e produtivo”, completou a docente.

Ao concluir a sua fala, o Prof. Dr. Miron, sorteou um exemplar de seu livro “Voleibol Sentado: brincar e jogar na Educação Física escolar”, e a ganhadora foi a aluna Barbara Vitorino.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »