CENTRAL DE NOTÍCIAS


05/06/2017

Esporte, lazer e saúde caracterizam a 12ª Corrida UNICEP



Ano a ano a corrida vem crescendo e ganhando destaque. Classificada como ótima pela Federação Paulista de Atletismo em 2016, este ano, a 12ª Corrida UNICEP, reuniu no último domingo (4), aproximadamente 4 mil pessoas entre atletas profissionais e amadores, crianças, familiares e comunidade acadêmica. O evento é uma parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos.

Esse ano, a UNICEP teve como novidades a inscrição solidária e a modalidade de 7,5 km. Graças a inscrição solidária foram arrecadados 2,5 toneladas de alimentos que serão doados para o Abrigo de Idosos Helena Dornfeld e para o Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta. Vale destacar que nos últimos anos a corrida conta com a participação dos atletas PCD (Pessoas com Deficiências).

Com o objetivo de promover e incentivar a prática esportiva, a Corrida tem mostrado ano a ano os benefícios que traz para a comunidade. José Luis Rigo, de 66 anos, participa da Corrida UNICEP há três anos e esse ano subiu ao pódio em 1º lugar na categoria de 15km masculino de 66 a 99 anos. “O percurso foi bem pesado, mas eu corri bem, foi bom! A primeira volta eu desenvolvi melhor, a segunda já foi mais pesada, mas eu consegui manter a velocidade. Pegar em primeiro na minha categoria é muita alegria.”, comemorou Rigo e completou: “Eu sempre ganho, pois só de chegar já é uma vitória, ganhando ainda o troféu é uma maravilha, sinal de que estou melhorando, pois esse ano consegui chegar ao pódio”.

Esse ano também, no espaço criança, os pequenos puderam vivenciar um pouco o que os papais vieram fazer. Ainda pensando em incentivar a prática esportiva, dentre elas a corrida, as crianças puderam participar de um mini circuito, além das clássicas brincadeiras infantis. Ao final da manhã todos foram premiados com a medalha, igual às dos corredores, para que tenham essa consciência e saibam a importância da prática de atividades físicas.

“A corrida vai muito além do dia do evento, ela começa muito antes com a abertura dos portões da instituição, por exemplo, para que os atletas possam treinar no percurso da prova”, contou o Diretor Geral da Corrida, Edison Miron.

E o Diretor Técnico da Corrida, Marcos Amaro, afirmou: “Acredito que entre todas as edições essa foi uma das melhores, a federação disse que tudo correu bem. Foi um sucesso! Queremos agradecer o apoio de todos os cursos e de todos que nos auxiliaram na instituição, com muita responsabilidade e comprometimento.”

“A parte estrutural, as orientações na rua, parar o trânsito, dentre outras coisas são funções dos estudantes de Educação Física, acompanhados dos órgãos competentes que participam de toda a organização da corrida, a colaboração é muito grande, eles completam a estrutura necessária”, explicou Miron.

Participaram também os cursos de Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, “que estão sempre presentes, tanto na aplicação de atividades práticas no dia, como massagem desportiva, aferição de pressão, dentre outras, mas também na informação de questões importantes como a reciclagem, sobre o ‘Aedes Aegypti’, uma série de coisas que são passadas para a população para que eles tenham consciência não só na corrida, mas durante toda a sua vida”, completou Miron.

E aproveitou para agradecer o apoio dos Agentes de Trânsito, da Polícia Militar, da Guarda Civil, do Tiro de Guerra, do Corpo de Bombeiros, do SAMU, “todo esse pessoal que apoiou de uma maneira ou outra, pois sem eles não seria possível fazer o evento”, concluiu.

Prestigiaram a corrida, o Diretor da Mantenedora, Marcello Ienco, acompanhado de Christian Ienco e Luís Felipe H. V. Braga, o Prefeito Municipal de São Carlos, Airton Garcia, os Vereadores Azuaite Martins de França e Marquinho Amaral, o Secretário Municipal de Comunicação, Mateus de Aquino, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Edson Aparecido Ferraz e o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Mariel Pozzi Olmo, o Diretor de Extensão da UNICEP, Maikon Vidotti, a representante do Abrigo de Idosos Helena Dornfeld, Malu Brito e a representante do Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, Cristina Oliveira.

Premiação

Mais uma vez os primeiros colocados na corrida de 15km foram os quenianos Paul Kipkemoi Kipkorir e Consolata Cherotich, ambos da Luasa Sports Taubaté. Paul, que já havia ganho em 2016, concluiu a prova em 48 minutos e Consolata, campeã de 2015, chegou aos 56 minutos.

“Estou muito feliz por ter vencido a prova, que é sempre muito bem organizada. Se possível quero voltar no ano que vem. O clima da cidade ajudou bastante para que fizéssemos uma ótima corrida hoje.”, comemorou Paul. Consolata também estava muito feliz por ter vencido: “o pessoal está de parabéns, pois a prova é muito bem organizada, o percurso é um pouco difícil, mas o clima ajudou bastante”.

Confira a classificação completa de todas as modalidades da corrida!

Veja como foi aqui!






Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »