CENTRAL DE NOTÍCIAS

06/06/2017

A produção de cachaça artesanal foi tema de aula no Sítio da UNICEP

No último sábado (03), os estudantes do curso de Engenharia Agronômica participaram de mais um Dia de Campo na área experimental do Sitio Universitário da UNICEP, desta vez, voltado aos estudantes do 1º período.

Inicialmente o docente da instituição, Luís Roberto Paschoal, acompanhado pelo Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira, Ronaldo José Borgheti, apresentou a palestra sob o tema "A produção de cachaça artesanal".

Viram o processamento da cana-de-açúcar para fabricação de cachaça: Cultura da cana-de-açúcar, clima, época de plantio, variedades; Extração do caldo, moagem, purificação, homogeneização; Seção de fermentação, fatores que afetam a fermentação, pé-de-cuba; Seção de destilação, sistemas de destilação (alambiques), fracionamento do destilado, teor alcoólico, processo de envelhecimento, vinhoto.

Após a aula teórica, os estudantes realizaram alguns testes de teores de sacarose em caldo e álcool no produto final, e também empregando um refratâmetro de BRIX, avaliaram vários exemplares de cana-de-açúcar (planta) na verificação de seu ciclo vegetativo, através de seu grau de maturação e visitaram as instalações e aprenderam sobre o funcionamento do alambique.

"Nessa oportunidade puderam conhecer os detalhes da fabricação da cachaça artesanal e relacionar sua qualidade com o manejo adequado da cana-de-açúcar, os processos de obtenção do pé de cuba e fermentação, bem como os ajustes de funcionamento de um alambique de corpo único", contou Paschoal.

Newsletter UNICEP
Deixe seu email e receba nossas novidades »